Domingo 19/05/2019 12:25

PL prevê isenção de IPI para equipamentos de proteção para ciclistas e motociclistas

Brasil - Ações Públicas - Impostos, Isenção de IPI

Foto: Divulgação

Frequentemente, a Confederação Nacional de Municípios (CNM) alerta para projetos que impactam nos cofres municipais. O mais recente é o Projeto de Lei (PL) 1.240/2019, que propõe a isenção do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para equipamentos de proteção para quem usa moto ou bicicleta. Mesmo que o motivo seja nobre, a proposição é prejudicial, pois o Fundo de Participação dos Municípios (FPM) é composto pelo IPI e pelo Imposto de Renda (IR). 

O projeto recém-apresentado no Senado Federal prevê a isenção para capacetes, botas, luvas, jaquetas, coletes, tornozeleiras, cotoveleiras e joelheiras usadas por ciclistas e motociclistas. Apresentado pela senadora Mara Gabrilli (PSDB-SP), a matéria será apreciada pela Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), em decisão final. Se for aprovado e não houver recurso para votação em Plenário, o texto poderá seguir diretamente para análise a Câmara dos Deputados.

A justificativa do PL menciona estudo da Universidade de São Paulo (USP) sobre os motociclistas acidentados atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), mostrando que apenas 17% dos acidentados usavam equipamentos de segurança. E o grupo de risco é adulto jovem, do sexo masculino, de classe média baixa, que usa a moto como transporte.

Lista
De acordo com a senadora, a isenção pode tornar esse tipo de equipamento mais acessível. “Pretendemos baratear esses equipamentos de segurança, tornando-os acessíveis aos jovens motociclistas, em geral, oriundos das classes médias menos aquinhoadas e, assim, protegê-los dos perigos do trânsito”, explicou. O projeto apresenta uma lista de equipamentos, mas não limita as isenções, porque há a previsão de que o Executivo regulamente a relação, ampliando o rol de equipamentos isentos do imposto.

A CNM reconhece a necessidade de se promover ações de prevenção e de segurança para ciclistas e motociclistas, no entanto, a isenção do IPI causará um impacto nas finanças municipais, com a redução da verba pública, destinada aos governos locais para atendimento das demandas populares. A entidade lembra ainda que a política de desonerações de IPI para produtos de linha branca, por exemplo, que começou em 2008, e agravou a crise das prefeituras. A medida levou as administrações locais a tomarem medidas drásticas, como redução de investimento, inclusive.

Portal CNM/PH

Isenção de IPI, Equipamentos de proteção, PL, proteção para motociclistas

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 4,099
Euro 4,578
Franco suíço 4,055
Yuan 0,592
Iene 0,037
Peso arg. 0,091

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários

Tempo / Clima

Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens