Quinta-Feira 25/04/2024 12:31

Opinião: sem Champions para jogar, Neymar vira refém das próprias escolhas - as erradas

Mundo - Esporte - Futebol

Craque melhora números no PSG em relação ao Barcelona, mas falta de competitividade na França exige sucesso na Liga dos Campeões a todo custo, um cenário ainda longe da realidade

Reprodução

As lesões são imponderáveis. Neymar, por exemplo, poderia ter se machucado subindo as escadas de sua casa ou descendo até o chão no Carnaval de Salvador. Este texto não terá a audácia de colocar em sua conta a segunda fratura no pé sofrida em um ano no Paris Saint-Germain - e tampouco julgar a avaliação médica sobre sua recuperação.Mas a mais recente eliminação do PSG na Liga dos Campeões revela a necessidade de uma autocrítica ao brasileiro, refém de suas próprias escolhas enquanto o projeto na França continua mais fantasia que realidade.

Escrevo isso com total consciência dos fatos. No PSG, Neymar leva meia hora a menos para fazer um gol ou dar uma assistência em relação aos tempos de Barcelona. É um dado bastante relevante levando em consideração que um jogo tem a duração de 90 minutos.

10 Anos de Neymar:

A história na Seleção de um dos maiores do futebol brasileiro
Conheça o Instituto que ajuda crianças a realizar sonhos
A vaidade e os cabelos do craque que adora provocar
Como o garoto com a camisa 18 foi chamado para estrear pelo Santos

Os números de Neymar na Europa
Camisa 10 da Seleção participa diretamente de mais gols na França
0,560,560,90,90,310,310,470,47Média de golsMédia de assistênciasBarcelonaPSG0,20,40,60,81
Fonte: ogol e Soccerway

Barcelona:

186 jogos
105 gols
59 assistências
Gol ou assistência a cada 94 minutos

PSG:

53 jogos
48 gols
25 assistências
Gol ou assistência a cada 63 minutos

O nível de atuações é altíssimo, talvez até melhor do que na Espanha, mas quem teria a ousadia de dizer que as chances de ser o melhor do mundo são maiores na França?

Nunca na história o vencedor jogava na França – em 1991, no primeiro ano da premiação, Jean-Pierre Papin, do Olympique de Marselha, foi o segundo. Depois disso, nada relevante. O futebol espanhol (Barcelona e Real Madrid) teve ganhadores em 19 edições, o italiano (Milan, Juventus e Inter de Milão) em oito, e o inglês (Manchester United) em uma.

Neymar sofre em nova eliminação do PSG e critica pênalti do United: "Isso é uma vergonha"
Seleção SporTV compara 10 anos de carreira de Neymar com os de outros ídolos brasileiros
Neymar viaja com médicos do PSG para fazer revisão clínica no Catar

Não é coincidência. Nos anos 90, a Série A concentrava os maiores craques, algo que passou à La Liga nas décadas seguintes, seguida de perto pela Premier League, com grandes nomes divididos por mais equipes. A Ligue 1, atualmente, se resume a exportar promessas. Ou ao PSG.

A falta de competitividade local é prejudicial ao ponto de contestarem até mesmo a qualidade de Neymar em virtude do nível dos adversários. Na Europa, o Campeonato Francês ganhou o apelido pejorativo de “liga de fazendeiros”, como se alguns times não fossem totalmente profissionais - e alguns jogadores trabalhassem em fazendas durante o dia. Um tremendo exagero, claro.

O problema não é exatamente a fragilidade dos clubes, mas sim o fato de alguém estar anos-luz à frente da concorrência. Seria igual se o PSG disputasse o Brasileiro, inclusive. Tampouco ajuda o fato de nenhuma TV brasileira transmitir a Ligue 1.

Em janeiro, o “Football Money League”, estudo da consultoria “Deloitte”, pôs o clube do empresário Nasser Al-Khelaifi como o sexto mais rico do mundo, à frente de pesos pesados como Liverpool, Chelsea e Juventus.

O próximo francês da lista é o Lyon (28º!), com menos de um terço do faturamento do PSG - o Olympique de Marselha (23º em 2013/14) foi outro a figurar no top-30 nos últimos anos... E só. Para se ter uma ideia, a Inglaterra teve 13 representantes entre os 30 em 2017/18.

A diferença, claro, é nítida dentro de campo. Desde a temporada 2013/14, o PSG conquistou 19 de 22 títulos nacionais possíveis – já descontando a atual Copa da Liga, onde Neymar e companhia foram eliminados nas quartas de final pelo Guingamp.

A Copa da França está na semifinal (o PSG enfrentará o Nantes), enquanto a Ligue 1 virá seguramente com algumas rodadas de antecedência (a vantagem para o vice Lille é de 17 pontos com um jogo a menos). Ou seja: é bem provável que a conta chegue a 21 troféus de 24 possíveis (87% de aproveitamento!) ao fim da temporada. Não há entretenimento assim.

As conquistas nacionais passam a ser minimizadas para Neymar quando elas também poderiam ser atingidas sem ele. Sem muito esforço, aliás, como já aconteceu na Era Ibrahimovic, tetracampeão francês consecutivo. O principal título só não veio em 2016/17, quando o Monaco de Leonardo Jardim, Mbappé, Falcao, Bernardo Silva, Mendy e outros surpreendeu.

A hegemonia nacional do PSG

Temporada Títulos
2013/14 Francês, Copa da Liga e Supercopa
2014/15 Francês, Copa da França, Copa da Liga e Supercopa
2015/16 Francês, Copa da França, Copa da Liga e Supercopa
2016/17 Copa da França, Copa da Liga e Supercopa
2017/18 Francês, Copa da França, Copa da Liga e Supercopa
2018/19 Supercopa...

Tudo isso deixa praticamente todo o peso na Liga dos Campeões, como alertado neste artigo de julho de 2017, semanas antes de a transferência ter sido consumada.

O problema é que a Champions representaria, na melhor das hipóteses, 20% da temporada do PSG.

Pegando 2017/18 como exemplo, seriam 13 de 62 jogos caso o PSG chegasse à final em Kiev no lugar do Real Madrid. Trata-se de um recorte irrisório para quem joga entre agosto e maio.

Pois o destino aprontou e, mais uma vez, o Paris teve as "férias antecipadas" para março. Neymar voltará a jogar em algumas semanas, mas não terá muitos desafios além de se recondicionar para a Copa América. E o PSG sabe que pode ganhar o que resta praticamente no modo automático.

Dito isso, não é difícil concluir que a Champions é a única oportunidade para Neymar ser eleito o melhor do mundo - ou quiçá ao menos de estar entre os melhores.

Em 2018, pela primeira vez desde que chegou à Europa, o craque sequer integrou o top-10 nas eleições do Fifa The Best e Bola de Ouro.

E agora ainda há um jovem chamado Mbappé em ascensão para dividir o protagonismo - o objetivo não era justamente deixar a sombra de Messi para um voo solo?

A lesão em fevereiro do ano passado o afastou da volta das oitavas da Champions contra o Real Madrid e do restante da temporada pelo PSG - embora a Copa do Mundo tenha pesado na votação.

A história se repetiu com as 10 semanas de ausência em 2019, e Neymar não teve a chance de poder reescrevê-la. Porque, considerando o imponderável e o previsível, fez as escolhas erradas - esportivas, não necessariamente financeiras.

Globo Esporte/PH

Esporte, Futebol, Neymar, Paris Saint Germain

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens