Quinta-Feira 25/04/2024 13:22

Epidemia de dengue e ataque em UPA dominam debates na Câmara

Estado - Saúde - Combate/ Aedes Aegypti

Vereadores discutiram na sessão de hoje sobre a agressão sofrida por servidor na UPA

 

Foto: Google Imagens 

 

A epidemia de dengue em Campo Grande dominou os debates hoje na Câmara Municipal de Campo Grande. O vereador enfermeiro Hederson Fritz (PSD) usou a tribuna para falar sobre o aumento de atendimento de quase 500% por conta da epidemia de dengue, nos postos de saúde da Capital. Com as unidades de saúde lotadas, o político falou que tem aumentado a intolerância da população que espera pelo atendimento.

Ele citou o fato de uma mulher ter quebrado um vidro na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Bairro Coronel Antonino, machucando um servidor público. O fato aconteceu na terça-feira (12). "Uma pessoa completamente exaltada, quebrou o vidro e feriu um servidor, parando os atendimentos.Precisamos começar uma estratégia de esclarecimento à população de que o servidor tem suas obrigações, mas é um cidadão", afirmou.

Fritz falou que 40% do efetivo está afastado por problemas de saúde e há mais de 30% de vaga pura que precisa ser chamada mas está paralisada por causa da questão limite prudencial.

A situação de violência provocou mais posicionamentos dos parlamentares. O vereador Papy (Solidariedade) falou ser preciso ter tratamento de respeito, amor e gentileza ao próximo. "O servidor está trabalhando, levando sustento para sua casa. É um profissional importante pra sucesso da gestão pública. Não existe motivo que sustente violência ao servidor, não importa a dor que vc esteja sentindo".

Lívio Leite (PSDB) disse ser lamentável o que aconteceu na UPA. "As imagens são terríveis, enfermeiro ensanguentado, por falta de respeito. Importante dentro da gestão o prefeito, pois há vezes em que vídeos e imagens jogando parte da responsabilidade do gestor, situação inadequada. Servidor da saúde é um dos mais prejudicados mentalmente e fisicamente. Não tem capacidade de atender a população, isso é fato, mas o prefeito tem tomado medidas para sanar o problema emergencial. Estamos em uma epidemia, é claro que o serviço público vai abraçar essa situação, mas a intolerância está clara, precisamos trabalhar com isso". 

Eduardo Cury (Solidariedade), que é medico, disse saber das dificuldades e situação de risco que os profissionais de saúde vivem no dia a dia, seja na rua ou na unidade de atendimento. "A preocupação é desde com o profissional administrativo até quem está na dentro das unidades de saúde".

Valdir Gomes (PP) comentou que desde o início do seu mandato fala sobre acolhimento e isso ainda não é feito. " Nãopodemos crimiminzalizar servidor. Quem vai em UPA, vai porque precisa. Pessoas ficam esperando 4h para serem atendidas, não entende que é área verde. Tem emergência, precisa melhorar o acolhimento. Não sei como faria isso. A população não aguenta mais a demora. Enquanto não tiver acolhimento, não vai resolver, não adianta malhar prefeito, funcionário".

Cida Amaral (PROS) também é enfermeira e disse que os profissionais não são obrigados a sofrer agressão, principalmente físicas." A sociedade precisa conhecer nosso trabalho, quando teve o ocorrido, uma colega me pediu ajuda para que a população conheça nosso trabalho, trabalhamos além da cota. Precisamos de respeito e tem que ter campanha de valorização do profissional".

Segundo Wilson Sami (MDB) isso acontece porque os profissionais da saúde tem obrigação de ajudar, mas há deficiência de profissional. "Temos que fazer cursos de auto estima, os servidores estão deprimidos, quando falta medicamento, culpa farmacêutica, mas não é, é problema de gestão. Vamos fazer alguma coisa para ajudar a não sobrecarregar as Upas, ter um médico para atender não só emergência, para não deixar esperando a população por quatro horas", sugeriu.

Correio do Estado/PH

Mato Grosso do Sul, Saúde, Dengue, Aedes Aegpyti

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens