Sexta-Feira 19/04/2024 22:18

Com participação de MS, audiência discute agenda para agronegócio

Estado - Agronegócio - Integração Brasil-Paraguai

Novo encontro deve acontecer em 30 dias

Tereza Cristina recebeu comitivas paraguaia e sul-mato-grossense em audiência no Mapa - Divulgação/ Semagro

Reunião realizada nesta sexta-feira (15) no Ministério da Agricultura, em Brasília, com a participação de comitiva de Mato Grosso do Sul, discutiu a construção de uma agenda comum entre o Brasil e o Paraguai sobre assuntos do agronegócio. A melhoria no fluxo de aprovação das importações nas fronteiras dos dois países, onde hoje há divergências na documentação para entrada de produtos, foi um dos temas discutidos, seguido do programa nacional de erradicação da febre aftosa. 

Coordenado pela ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, o encontro teve a participação do ministro da Agricultura do Paraguai, Denis Lich, do secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, José Guilherme Leal, e o secretário estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verrucka, além de integrantes das comitivas paraguaia e sul-mato-grossense.

Sobre o programa nacional de erradicação da febre aftosa, o representante paraguaio afirmou a intenção de não retirar a vacinação em 2021, como está previsto no Brasil, para manter os níveis de controle do País, e o secretário de Mato Grosso do Sul destacou a importância da discussão com o Ministério da Agricultura e o Governo do Estado (Semagro e Iagro) sobre ações para fortalecimento da fronteira, com foco na busca de mecanismos para realização de uma vigilância integrada com o país vizinho.

A preocupação com o contrabando de agrotóxicos também foi externada, e os dois países devem avançar em um trabalho conjunto de integração das ações de combate e na análise do pedido do ministro paraguaio, para unificação das regras de análise de resíduos de produtos do Brasil com as regras do Mercosul.

A conciliação dos calendários de vazio sanitário da soja, visando ampliar o controle da ferrugem asiática, foi incluída na pauta e na agenda do próximo encontro, que também tratará dos impactos econômicos da importação de arroz e trigo do Paraguai para o Brasil (e consequentemente Mato Grosso do Sul).

Sobre a rota bioceânica, uma nova alternativa de integração dos dois países que ampliará significativamente o fluxo de mercadorias adicionais, foi discutida a ampliação dos níveis de controle sanitário e alfandegário.

PRÓXIMAS AÇÕES

O secretário Jaime Verruck avaliou a reunião como extremamente produtiva, considerando a clara intenção dos dois países em realizar políticas conjuntas e tratar em especial das ações de defesa sanitária. “Olhando para o desenvolvimento da agricultura e pecuária sul mato-grossense, a integração que nós já temos hoje na exportação paraguaia, integração hidroviária e o futuro das agendas de médio e longo prazo, como podemos citar as pontes e o que elas trazem efetivamente de benefícios em termos de fluxo de mercadorias, o encontro de hoje marcou o começo de uma parceria das mais profícuas”, completou.

O secretário de Defesa Agropecuária do Mapa, José Guilherme Leal, disse que as equipes técnicas vão estudar os assuntos e elaborar propostas para avançar num trabalho conjunto e uma nova reunião deve acontecer num prazo de 30 dias para avançar nos entendimentos.

Fizeram parte da comitiva sul mato-grossense o superintendente estadual do Ministério da Agricultura (Mapa), Celso Martins, o secretário especial do Escritório de Relações Institucionais e Assuntos Estratégicos do Estado no Distrito Federal, Pedro Chaves Filho, o superintendente da Semagro, Rogério Beretta e da comitiva do Paraguai a ministra encarregada de negócios, Nimia da Silva Boschert, e os engenheiros agrônomos da Presidência. (Com informações Semagro)

Correio do Estado/PH

Mato Grosso do Sul, Agronegócio, Integração de Países

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens