Quinta-Feira 25/04/2024 23:22

Baleado em massacre recebe alta e vai à escola em Suzano: 'Se deixar parar a vida, eles conseguiram o que queriam. E não vão conseguir'

Brasil - Geral - Depoimento

Leonardo Vinicius Santana, de 16 anos, ficou ferido no peito e queixo durante ataque que terminou com 10 pessoas mortas em Suzano. Atendido no Hospital das Clínicas, em São Paulo, ele diz que quer ser cirurgião.

Leonardo Vinicius Santana, de 16 anos, é um dos sobreviventes do massacre na escola Raul Brasil, em Suzano. — Foto: Natan Lira/G1

O estudante Leonardo Vinicius Santana, de 16 anos, reviveu os passos dentro na Escola Estadual Professor Raul Brasil, em Suzano, nesta segunda-feira (18). Baleado durante o massacre na quarta-feira (13), ele retornou à unidade de ensino para buscar o material escolar que ficou no prédio e disse que ainda não sabe se irá continuar os estudos no local, mas que não vai desistir dos seus sonhos: 'Se deixar parar a vida, eles conseguiram o que queriam. E não vão conseguir. De nenhum de nós”, enfatizou.

Leonardo é um dos 11 alunos que foram feridos durante a ação dos assassinos, que terminou com oito vítimas fatais. Quatro estudantes permanecem internados.

Durante a visita à escola, ele relembrou os momentos de pânico no ataque da última semana. O jovem estava próximo ao Centro de Estudos de Línguas (CEL) na companhia da namorada Beatriz Oliveira Ferreira, quando começou o tumulto.

"Um monte de gente começou a correr e ele veio atrás. A gente correu para o muro. Eu levantei ela para pular do outro lado. Quando ela pulou, o cara já estava lá do meu lado atirando em um aluno. Eu acho que aí acertou em mim. Eu então corri e dei de cara com o outro. Ele me puxa, eu estava de jaqueta cinza, mas aí eu consigo me soltar dele e sair correndo", relembra o estudante.

Já na rua, sem saber ao certo o que havia acontecido, ele buscou ajuda. Uma moradora, que o abrigou dentro de casa, tentou ajudá-lo a avisar a mãe do ocorrido. "Eu só percebi que tinha sido ferido quando eu atravessei o portão e senti a boca mole. Aí eu coloquei a blusa na frente. Sangrou muito. Os médicos disseram que foi um tiro que pegou de raspão no queixo, e no peito parece uma queimadura provocada pelos estilhaços”, conta.

O estudante foi levado de ambulância à Santa Casa de Suzano e de lá encaminhado ao Hospital das Clínicas, em São Paulo, pelo helicóptero Águia da Polícia Militar, onde ficou internado até a quinta-feira (14). Ele levou pontos desde os lábios até o queixo.

Nesta segunda-feira, o estudante retornou até o hospital em São Paulo para trocar os curativos e passar por uma nova sessão de terapia. "Eu vou passar por mais um retorno lá e depois vou saber como será o tratamento", explica.

Recomeço

Apesar de estar firme na ideia de que o massacre não irá parar a sua vida e que a vivência no hospital reforçou o sonho de ser cirurgião, Leonardo Vinicius diz que ainda não sabe ao certo se vai continuar os estudos na Escola Raul Brasil.

"Eu acho que ainda está muito cedo para pensar nisso. Amanhã (terça-feira), eu não vou voltar para a escola ainda. Vou deixar as coisas se acalmarem ainda", disse.

Mas durante a entrevista, o jovem deu um pequeno sorriso. Foi ao falar do reencontro com a namorada. “Foi a melhor cena da minha vida porque eu estava muito preocupado com ela, depois do muro não sabia direito o que tinha acontecido com ela", avalia.

O massacre

Dois assassinos, de 17 e 25 anos, mataram sete pessoas na Escola Estadual Raul Brasil, na quarta-feira. Antes do ataque, um deles havia baleado e matado o tio de um deles, em uma loja de automóveis.

A investigação aponta que, depois do ataque na escola, um dos assassinos matou o comparsa e, em seguida, se suicidou. A polícia diz que os dois tinham um "pacto", segundo o qual cometeriam o crime e depois se suicidariam.

G1

Sobrevivente, Depoimento pós ataque, Escola Raul Brasil, Suzano

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens