Quinta-Feira 28/03/2024 17:50

Tifanny diz ter aprendido "movimentos masculinos" e rebate Ana Paula: "Oportunista"

Brasil - Esporte - Voleibol Feminino

Foto:Marcelo Ferrazoli/Sesi-Bauru

A jogadora de vôlei Tifanny usou uma rede social para rebater críticas feitas pela ex-jogadora Ana Paula, que acusou a militância LBGTI de atacar Bernardinho “por dizer a verdade”. A polêmica teve início quando o treinador do Sesc-RJ se irritou com um ponto marcado por Tifanny na derrota do seu time para o Sesi-Bauru nas quartas de final da Superliga. Bernardinho chamou a jogadora do Bauru de homem, se referindo ao movimento feito por Tifanny, comum para jogadores do vôlei masculino.

Em uma rede social, Ana Paula - medalha de bronze com a seleção brasileira na Olimpíada de Atlanta 1996 -, saiu em defesa de Bernardinho dizendo que a "minoria barulhenta quer empurrar a todo custo que sentimentos são mais importantes que fatos e biologia".

Leio que a militância a favor de trans no esporte feminino e contra as mulheres atacou Bernardinho por ele ter dito a verdade, que Tiffany tem um ataque de homem. Minoria barulhenta que quer empurrar a todo custo que sentimentos são mais importantes que fatos e biologia. Não são.

Num post de um perfil LGBT que ataca brutalmente Bernardinho por ter dito a verdade, a lucidez é mostrada exatamente nos comentários da própria comunidade gay que, em absoluta maioria, não concorda com homens biológicos competindo, vencendo e batendo recordes de mulheres.

Tifanny rebateu Ana Paula, acusando a ex-jogadora de perseguição e falta de conhecimento médico para avaliar a presença de jogadoras trans no esporte. Segundo Tifanny, Ana Paula teria enviado ao Comitê Olímpico Internacional (COI) uma carta condenando a participação da jogadora trans na Superliga feminina.

– Essa moça tentou novamente aparecer, oportunista. A senhora Ana Paula que nem no Brasil reside. Você se considera uma mulher americana, então vá cuidar das trans que jogam torneios americanos. Nos Estados Unidos tem muitas trans jogando e você não fala com nenhuma. Por que quer derrubar eu no Brasil? Aquela carta que você mandou para o COI é mentira, ninguém vai acreditar. Quem estudou o corpo de uma trans foi o Comitê Olímpico, não foi você. Você dilata homofobia disfarçada de palavras bonitas. Você está se baseando no achismo. Não implorei para jogar, é uma lei que existe para todas as mulheres trans. Todas as mulheres são mulheres. Você tem que ter talento, nível e estar nas regras. Não são todas as mulheres trans que têm talento, nível e estão dentro das regras e aptas a jogar voleibol. Ana Paula, vá cuidar das trans americanas e me deixe em paz. Você é uma pessoa que não existe, para o resto do Brasil só coração – desabafou Tifanny.

"Você dilata homofobia disfarçada de palavras bonitas. Você está se baseando no achismo", disse Tifanny sobre Ana Paula.

Após ataque de Tifanny, é possível, pela leitura labial, ver que Bernardinho fala ao banco de reservas do Sesc-RJ: “Um homem. É f...”

Ainda no vídeo publicado em uma rede social, Tifanny explicou os motivos que levaram Bernardinho a comentar que a jogador seria um "homem" após o lance. Segundo a jogadora, ela é orientada a fazer movimentos de ataque e defesa comuns no vôlei masculino. Confira no vídeo acima o lance de Tifanny e a reação de Bernardinho.

– Nós mulheres trans começamos a jogar vôlei, mas aprendemos movimentos masculinos que as mulheres não aprendem. Esse movimento eu treino porque meu técnico era de seleção masculina. O Bernardo vendo esse movimento pensou que ficaria complicado. Já tiveram jogos que o treinador pediu para não sacarem em mim porque tenho movimentos masculinos. Não quero que crucifiquem uma pessoa por coisas que não existiram – explicou a jogadora do Sesi-Bauru.

Tifanny reforçou no vídeo o que disse ao GloboEsporte.com. Segundo ela, não existe qualquer atrito com Bernardinho. Ambos conversaram após o episódio e deixaram qualquer polêmica no passado.

– Estão crucificando o Bernardo por uma coisa que não me senti ofendida. Em momento algum ele foi desrespeitoso, sempre me respeitou e é um apaixonado pelo esporte. Ele sempre me tratou com carinho, seria injusta comigo criticar uma pessoa que sempre me tratou muito bem. Sempre tivemos respeito um pelo outro. Conversamos depois do acontecimento, me pediu desculpas e eu também. Queria que meus fãs o respeitassem – disse.

Classificada com o Sesi-Bauru para a semifinal da Superliga, Tifanny pediu o apoio dos torcedores para a partida da próxima segunda-feira, às 19h, contra o Praia Clube, no ginásio Panela de Pressão, em Bauru.

– Gostaria de agradecer todas as mensagens de apoio pela vitória e mandar um beijo para cada um que mandou uma mensagem. Peço que continuem nos dando força, porque a batalha vai ser grande porque vamos enfrentar o time atual campeão.

 

Globo Esporte/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 4,955
Euro 5,380
Franco suíço 5,606
Yuan 0,689
Iene 0,033
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens