Sexta-Feira 19/04/2024 01:41

Análise: com "alma rubro-negra" e além da bola, Flamengo ganha Taça Rio com o coração

Brasil - Esporte - Futebol

Sem força máxima no Fla-Flu e com reservas contra o Vasco, Rubro-Negro mostra entrega com gols decisivos nos acréscimos. Recuperado, Abel cita resgate e jovens ganham espaço

 

No coração: Arrascaeta marcou o gol de empate nos acréscimos — Foto: Alexandre Vidal/Flamengo

 

Analisar técnica ou taticamente o empate com o Vasco seria muito pouco para o que aconteceu neste domingo no Maracanã. Mais do que na bola, o Flamengo ganhou a Taça Rio no coração. Assim como na semifinal contra o Fluminense, um gol nos acréscimos foi apoteótico e mudou o cenário da competição. Se o time não teve uma grande atuação, os rubro-negros podem se orgulhar da entrega e determinação de seus jogadores.

E haja coração! O próprio Abel exagerou na emoção na reta final da Taça Rio e foi “desfalque” na final. No Fla-Flu, quando o Flamengo jogou todo o segundo tempo com um jogador a menos e conseguiu a vitória nos acréscimos, o treinador teve uma arritmia, ficou três dias internado e passou por procedimentos cardíacos. Proibido pelos médicos de ir ao Maracanã, emocionou-se de casa com o título e com as homenagens dos jogadores.

Abel citou o resgate da “alma rubro-negra”. Não que a falta de vontade tenha sido um problema do Flamengo nas últimas temporadas, mas sim a dificuldade de vencer em momentos decisivos. Faltava o algo a mais. Talvez seja precoce avaliar, afinal foram dois jogos da Taça Rio, mas esse elenco começa a mostrar sinais de um grupo vencedor. O tão falado “DNA vencedor”.

O jogo ganhou contornos dramáticos no fim, mas deixou a desejar em vários aspectos. Um jogo morno, em que o Flamengo, com o time reserva, não foi brilhante, mas mostrou força para brigar de igual para igual com os titulares do Vasco. Aliás, o clube abdicou da força máxima nos jogos decisivos da Taça Rio. Peças importantes como Diego, Gabigol e Cuéllar, por exemplo, sequer foram relacionadas para os clássicos contra Fluminense e Vasco.

Do clássico deste domingo, é possível tirar pontos positivos, mas também sinais de alerta.

O que deu certo

Espírito do time
O Flamengo nunca desistiu. Acreditou e buscou o empate até o fim. Não teve medo de se expor, lançou-se ao ataque e foi premiado. Teve alma, raça e coração.

Arrascaeta
Não foi a melhor atuação de Arrascaeta com a camisa do Flamengo, ele teve mais erros do que acertos, mas não se omitiu e decidiu. Em um time que teve oito garotos formados na base ao longo do jogo, o uruguaio assumiu a responsabilidade e foi premiado com o gol. Está cada vez mais difícil para Abel deixar o camisa 14 no banco. O problema é: quem sai?

Garotada
Assim como na semifinal contra o Fluminense, o Flamengo não teve medo de lançar a garotada. Ao todo, usou oito jovens formados no clube durante o jogo. Neste domingo, os nove atletas do banco de reservas eram garotos. E se no Fla-Flu Lucas Silva sofreu o pênalti que resultou no gol da vitória, contra o Vasco foi Bill – estreante da noite – quem deu a assistência para Arrascaeta. Além dele, Vinícius foi outro a debutar no clássico.

Dupla de zaga e César
Thuler teve uma atuação impecável. Seguro atrás, colaborou no ataque com arrancadas e quase marcou um gol de cabeça. Capitão neste domingo, Rhodolfo também foi bem. Menção honrosa a César, decisivo nas cobranças de pênalti.

Alertas

A conquista da forma que foi deixa alguns problemas em segundo plano, mas o time reserva do Flamengo ainda não se mostra confiável. Se sobrou coração, faltou entrosamento. Há dificuldades na criação, apesar de jogadores talentosos como Arrascaeta e Vitinho. O camisa 11 foi quem mais levou perigo contra o Vasco, mas os lances surgem, geralmente, em jogadas individuais. Há pouco diálogo com a bola nos pés entre eles. Uribe esteve apagado.

A saída de bola e a transição para o ataque também destoam. Os jovens Hugo Moura e Ronaldo ainda não conseguem manter o nível dos titulares. Escalado na função de Arão contra o Vasco, Ronaldo tem qualidade no passe, mas não é um volante de infiltração, o que acaba alterando as características do time.

Obviamente o time alternativo dificilmente vai manter o mesmo padrão do titular, mas foi o próprio Flamengo que aumentou o sarrafo. Se planeja usar a equipe B ao longo da temporada, em competições importantes e com um grau de dificuldades maior, ainda há muitos pontos a corrigir.

Globo Esporte

Esporte, Futebol, Flamengo, Taça Rio, Alma Rubro-Negra

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens