Sábado 20/04/2024 04:40

Os cinco maiores problemas do VAR para o Brasileirão

Brasil - Esporte - Árbitros

 Foto: Daniel Hott / América-MG

Durante os últimos anos, pude exercer a função de árbitro de campo e de VAR em competições internacionais. Com base nessa experiência e no que estamos vendo nos campeonatos estaduais, fiz uma lista dos cinco principais problemas que poderemos ter com o árbitro de vídeo no Campeonato Brasileiro.

Problema 1: Linha de intervenção
Linha de intervenção é a expressão usada para saber o critério do árbitro de vídeo na análise dos lances. Linha de intervenção alta quer dizer que o VAR chamará o árbitro apenas em erros muito claros. Linha de intervenção baixa significa que o VAR chamará o árbitro também em lances de interpretação, aqueles que dividem opiniões.

Mas o VAR não é apenas para erros claros? Na teoria, sim. Na prática, não. A recomendação repassada ao VAR é de dar uma segunda chance ao árbitro de avaliar lances de interpretação quando o próprio árbitro não vê o lance (visão obstruída ou distante da jogada) e descreve o lance de maneira diferente do que o VAR está vendo no vídeo.

Problema 2: Inexperiência
A prática leva à excelência. Está aí o problema. Como ser excelente sem ter feito nenhum jogo com o VAR? O mesmo raciocínio vale para os operadores de vídeo na cabine. Eles são responsáveis por oferecer ao árbitro de vídeo o melhor ângulo na análise dos lances e de forma rápida. Um bom operador pode salvar o VAR. O problema é que eles também têm pouca experiência nessa função.

Em suma, dentro da cabine, temos árbitros e operadores de vídeo habilitados, mas inexperientes. Ou seja, eles conhecem as regras do jogo e o protocolo, mas na maioria dos casos não experimentaram a realidade de uma cabine em um jogo valendo três pontos.

Problema 3: Pressão dos 100% de acerto
O protocolo prevê que o objetivo não é 100% de acerto nas decisões do árbitro. Mas vai explicar isso! A realidade é bem diferente da expectativa. E isso gera uma pressão adicional sobre o VAR, uma vez que o torcedor passa a cobrar a perfeição.

Ao querer ser perfeito, o VAR passa a checar lances que não precisa, demorar na checagem porque quer ter certeza de passar a informação certa ao árbitro, pedir outros ângulos mesmo depois de ter analisado o que seria o melhor ângulo. Isso tudo torna o processo mais lento e impreciso.

Problema 4: Demora
Muitas pessoas ainda reclamam da demora na análise de lances relativamente simples. Estatisticamente, o tempo médio gasto com VAR é de apenas um minuto. Muito menos do que as médias de três minutos gastos com substituições, nove minutos com cobrança de faltas, sete minutos com arremessos laterais e quatro minutos com escanteios.

Mesmo assim, quando em um jogo o VAR leva dois minutos para anular um gol em que o atacante está bem impedido, o público não entende e critica. A inexperiência e a pressão fazem com que, pelo menos nesse início, o processo seja mais demorado que deveria.

Problema 5: Comunicação 
A comunicação é uma habilidade que os árbitros e o VAR precisarão afinar. O árbitro, agora, precisará descrever ao VAR suas decisões de campo mais importantes. E o VAR precisará descrever ao arbitro o que vê no vídeo sempre que for chamá-lo para rever um lance.

A falha nessa comunicação irá levar a uma má utilização do VAR, de modo que lances que não precisariam de árbitro de vídeo serão revistos, e outros que seriam necessários para corrigir um erro passarão em branco.

Solução

Para o VAR, a solução é tempo, treinamento contínuo dentro de um ambiente que simule a realidade da cabine e experiência prática com os jogos. Somente assim o processo ficará mais preciso e claro para todos. Já para o torcedor, a solução é paciência.

 

Globo Esporte/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens