Quinta-Feira 28/03/2024 07:24

Campo móvel, cervejaria própria e “muralha” estilo Borussia: confira o estádio bilionário do Tottenham

Mundo - Esporte - Futebol

Time principal estreia na nova casa nesta quarta-feira contra o Crystal Palace pela Premier League

Estrutura móvel permite que o gramado seja estocado em garagem — Foto: Divulgação / Tottenham

Foram mais de dois anos de obras e seis meses de atraso na entrega. Uma espera longa por um estádio com custo estimado em £ 1 bilhão (mais de R$ 5,1 bilhões na cotação atual). Preço pago integralmente pelo Tottenham por uma nova casa com campo retrátil, cervejaria própria e a maior arquibancada em nível único do Reino Unido. Essas e outras curiosidades serão oficialmente inauguradas nesta quarta-feira, em partida contra o Crystal Palace, pela Premier League, a partir de 15h45 (de Brasília).

- Todos que vierem aqui para assistir futebol sentirão que é o melhor estádio do mundo. Os jogadores tem uma estrutura de qualidade, os vestiários. Os fãs vão ter o melhor lugar para ver o jogo, para passar o tempo com as famílias, e para nós, o mesmo. Para todos os envolvidos no jogo será o melhor lugar do mundo. O que me impressionou muito é que você pode sentir a atenção aos detalhes e o amor. Tem que ser perfeito e está perfeito. É por isso que estamos tão impressionados com esse estádio - disse o técnico Maurício Pochettino.

A abertura estava prevista inicialmente para 15 de setembro de 2018, mas o primeiro evento-teste ocorreu apenas no dia 24 de março de 2019, em vitória do time sub-18 por 3 a 1 sobre o Southhampton. Foram quase 29 mil presentes a desfrutarem deste primeiro contato com a nova estrutura.

Uma das atrações é a arquibancada sul, com 17.500 assentos em um único nível. Maior deste estilo no país, com mais de 34 metros, é uma tentativa de replicar a Muralha Amarela do Borussia Dortmund, na Alemanha. Cerca de 5 mil podem ser convertidos para o safe-standing, caso a proibição de ver jogos em pé na 1ª divisão inglesa venha a ser revogada um dia.

O estádio tem capacidade total para 62.062 torcedores, sendo o maior pertencente a um clube de Londres e o segundo maior da Premier League – fica atrás de Old Trafford, do Manchester United, com 74.994.

Todo o design foi pensado para que o estádio tivesse uma acústica semelhante a de uma sala de concertos, criando uma atmosfera perfeita para os cantos da torcida. E os fãs estarão pertindo da ação. O trecho com a maior distância da arquibancada para o campo é de 7,9m, a menor dentre os estádios da Premier League. Para quem sentar mais acima, quatro telões em HD vão ajudar a acompanhar todos detalhes.

Dois campos e muita tecnologia

O campo em si tem tem dimensões maiores do que White Hart Lane(105m x 68m contra 100m x 67m), o antigo estádio, mas o que mais impressiona é a estrutura retrátil para conversão para jogos da NFL e eventos.

O gramado natural está instalado sobre três grandes estruturas de aço com mais de 3 mil toneladas cada, movidas por 68 motores elétricos e 168 rodas. O sistema permite que o campo seja guardado num depósito abaixo da arquibancada sul por até 10 dias graças a sistemas de iluminação LED, irrigação e resfriamento. Quando acionado, ele revela um gramado artificial que será usado em jogos de futebol americano. Operação que pode ser desfeita em 25 minutos.

O Tottenham tem contrato com a NFL pelos próximos dez anos e deve receber duas partidas da temporada 2019/2020. Há também vestiários especiais para comportar os elencos de futebol americano, em que os times relacionam 46 atletas por partida.

Haja cerveja!

Há bebedouros para consumo gratuito de água em todo estádio, mas os bares possivelmente devem atrair a maioria dos torcedores ingleses. São 65 pontos de venda de comida e bebida, e um dos bares, na arquibancada sul, tem um balcão de 65m, em paralelo com a linha de fundo. É o mais longo da Europa.

Toda a cerveja vendida no local é artesanal e produzida por uma minicervejaria localizada no próprio estádio, e o clube estima ser possível servir 10 mil pints (copos de 473ml) por minuto. Para agilizar o pagamento e diminuir filas, só é aceito pagamento em cartão. Nada de notas em todo o estádio.

Fora os copinhos das cervejas, plástico deve ser artigo raro no local. Estão banidos canudinhos, talheres e embalagens de plástico de uso único. Só serão disponibilizadas sacolas biodegradáveis.

A ideia de maximizar a experiência do consumidor para aumentar os lucros ainda será melhor desenvolvida ao longo dos próximos meses. Ainda há previsão de abertura de um museu do clube e um hotel, além da realização de passeios guiados e até rapel na fachada do estádio. Salas de conferência estarão à disposição para aluguel em dias sem jogos. Também devem ser negociados naming rights, os direitos para batizar o estádio com nome de alguma marca.

Freio no oba-obra para voltar ao 3º lugar

Se as manchetes em torno do Tottenham estão voltadas para o novo estádio, é importante lembrar que a fase do time não é das melhores. São cinco jogos sem vencer no Campeonato Inglês, com quatro derrotas. E nesta segunda-feira o time foi ultrapassado pelo rival Arsenal na classificação, caindo para o quarto lugar. A posição pode ser retomada nesta quarta em caso de vitória sobre o Crystal Palace.

- Não dá para cortar o sentimento de que todo mundo que virá ao estádio está pronto para uma festa. Mas ao mesmo isso é muito perigoso. É impossível não pensar que está vindo a uma festa porque é uma inauguração, mas precisamos focar. A coisa mais importante para a história do clube é inaugurar o estádio, mas os três pontos estão no mesmo nível, são importantes também. Será um jogo duro - disse Pochettino.

Globo Esporte/PH

Esporte, Futebol, Tottenham, Luxo, Estádio Bilionário

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 4,955
Euro 5,380
Franco suíço 5,606
Yuan 0,689
Iene 0,033
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens