Sexta-Feira 19/04/2024 15:05

Manchester United de Solskjaer: o caso de amor do homem que restaurou a alma de um clube

Mundo - Esporte - Futebol

Adversário do Barcelona nas quartas da Champions volta a sentir-se grande sob o comando do norueguês, herói da emblemática conquista em 1999: "Ele tem DNA do Manchester United"

Reuters

Clubes de futebol têm vida. São instituições carregadas de tanto simbolismo, capazes de provocar os sentimentos mais primitivos e irrestritos, que falta a eles só criar pernas e sair andando. Logo, clubes de futebol têm alma. E, aos descrentes, sugiro que deem um pulo na Inglaterra. O povo lá jura que um homem, sozinho, trouxe de volta a do Manchester United.

O bandeirão estendido com altivez no Old Trafford há duas semanas dá ideia da idolatria de que Ole Gunnar Solskajer dispõe. Contra o Watford, a "lenda" comandou a equipe pela primeira vez como técnico efetivado, e não mais o tampão do buraco subsequente à saída de José Mourinho em dezembro do ano passado. O United venceu o jogo por 2 a 1, uma doce rotina sob as rédeas do norueguês.

Embora impulsionada pelo presente, a homenagem remete também ao passado: o número 20 (que na bandeira ajuda a compôr o trocadilho com "Ole") estampou por mais de uma década as costas do atacante que jogou no Manchester United de 1996 a 2007. Na época, o clube era quem dava as cartas na Inglaterra, dividindo com o Arsenal temporada a temporada o posto de time a ser batido. Conquistou a Premier League seis vezes nesse período e ficou com o vice em outras duas, para situá-los.

Além disso, e aí vamos falar sobre um capítulo à parte na biografia de Solskjaer, aconteceu o título da Liga dos Campeões em 1999. Uma das viradas mais improváveis de toda a história da competição.

No Camp Nou, o Bayern de Munique de Oliver Kahn e Lothar Matthäus abriu o placar com seis minutos de jogo quando Basler cobrou falta no canto, enganando Schmeichel, que ali estava antes de dar o passo para o lado oposto. Os alemães, terríveis, acertaram a trave por duas vezes e levaram a vitória até os acréscimos do segundo tempo. Aos 46, o Manchester United empatou. Aos 48, virou.

O primeiro gol foi marcado por Sheringham, chorado, depois de um chute torto de Ryan Giggs que a princípio parecia não dar em nada. Fervorosos, os torcedores ainda comemoravam quando Beckham cobrou o escanteio, Sheringham desviou de cabeça, e Solskjaer esticou o pé direito para estufar as redes. Em seguida, correu sem rumo e deslizou sobre os joelhos numa imagem que dá arrepios e afoga em nostalgia qualquer torcedor do clube inglês.

O feito marcou uma geração carimbada pela técnica e disposição em campo, mas principalmente por dar ao Manchester United o luxo de vestir-se de favorito seja lá qual fosse a competição. De sentir-se grande. Tais características de alguma forma se desprenderam do clube, que há cinco anos fica longe da briga pelo título da liga e que andou não se classificando sequer para a Champions em anos recentes; mas parecem estar retornando com Solskjaer no comando. Aos poucos, mas estão.

- Solskjaer tem o DNA do Manchester United – concorda Rene Meulesteen, técnico da base do clube por anos e credenciado pelas temporadas em que foi auxiliar de Sir Alex Ferguson.

"Ele conhece o clube, conhece o tamanho do clube e não se assusta com isso."

Solskjaer assumiu um United com cara de terra arrasada, o que, convenhamos, é comum por onde José Mourinho passa. No momento, o cenário era de muitas picuinhas e poucos resultados: Mourinho venceu dois dos seus últimos oito jogos. Pois o norueguês deu pinta de que não estava para brincadeira logo em sua estreia, com um acachapante 5 a 1 sobre o Cardiff. Foi a primeira vez desde 2013 que os Red Devils fizeram cinco gols em um jogo de Premier League (5 a 5 com o West Bromwich, na despedida de Ferguson).

Daí em diante foram oito vitórias consecutivas, adicionando Tottenham e Arsenal à lista de vítimas, por exemplo. O saldo de Solskjaer é de 15 vitórias em 21 jogos, o que leva os torcedores a crer que não passaram de acidentes de percurso os tropeços recentes, como as duas derrotas para o Wolverhampton, uma delas tendo culminado em eliminação na Copa da Inglaterra.

- Os resultados têm sido muito bons. Nós temos um treinador que nos valoriza, um treinador feliz. Ele deu a confiança de volta aos jogadores - opina Paul Pogba em palavras que podem ser interpretadas tanto como elogios ao novo técnico como críticas ao antigo, complementando:

"Ele nos deu liberdade para jogar futebol de novo. Talvez tenhamos perdido isso antes"

Apesar da contundente reação, é tarde demais para falar em luta pelo título da Premier League - o abismo para o líder Liverpool ainda é de 21 pontos (!). Os esforços estão todos voltados para a Liga dos Campeões. Foi nela que Solskjaer sofreu sua primeira derrota no comando do United: 2 a 0 para o Paris Saint-Germain, no Old Trafford, pelo jogo de ida das oitavas de final. Jamais na história dos jogos mata-mata da competição um clube havia se classificado depois de perder por 2 a 0 em casa.

Aconteceu que esse é o Manchester United de Solskjaer.

Na volta, no Parque dos Príncipes, em Paris, Lukaku se aproveitou de uma bobeira da defesa parisiense para abrir o placar nos primeiros minutos. Bernat, completando o passe preciso de Mbappé pela direita, empatou para o PSG. Mas aí Buffon falhou, entregou nos pés de Lukaku ainda antes do intervalo e inflamou a partida. E o braço de Kimpembe na bola dentro da área, aos 45 do segundo tempo, deu a Rashford a responsabilidade de converter o pênalti e fazer 3 a 1. Por causa da quantidade de gols marcados fora de casa, o Manchester United passou.

- A gente sempre acredita, esse é o segredo - resumiu o treinador na coletiva.

O adversário nas quartas de final será o Barcelona. O primeiro duelo acontece nesta quarta-feira, às 16h (de Brasília), em Manchester - o GloboEsporte.com transmite em Tempo Real. O segundo, no dia 16 (terça que vem), será no Camp Nou, estádio que traz de volta à tona as lembranças mais aprazíveis de Ole Gunnar Solskjaer...

Sem abandonar filosofia, Ajax se reinventa para ameaçar reinado de Cristiano Ronaldo na Europa

Um caso de amor

O norueguês de 46 anos entrou caminhando na sala de imprensa dias depois de saber que seria efetivado no cargo de treinador, o sorriso indisfarçável de orelha a orelha.

- Esse emprego era o meu maior sonho.

"Sonho" virou vírgula no discurso de jogadores e treinadores de futebol, de modo que por vezes seu real significado passa batido. No caso de Solskjaer, o desejo de ser treinador do Manchester United era o combustível que o movia. Ajuda a reforçar essa tese o fato de ele nunca ter se livrado de sua casa em Manchester, embora esteja morando na Noruega há quase 10 anos - inclusive, alugou a mansão para Van Dijk, do Liverpool.

Casado e pai de três filhos, ele chegou a assumir funções na comissão técnica de Alex Ferguson depois de se aposentar em 2007 e foi por dois anos e meio o treinador do Manchester United Reserves, como é chamado o time sub-23 do clube.

Em janeiro de 2011, aceitou o convite para dirigir o Molde, time da Noruega pelo qual teve passagem como jogador; e teve um início de trabalho memorável. Venceu, por exemplo, a liga por dois anos consecutivos (2011 e 2012), além de ter conquistado o título da Copa da Noruega em 2013. Dizem que a federação norueguesa o chamou para treinar a seleção nessa época, mas Solskjaer declinou, alegando não estar pronto.

Eis que, em 2014, o Cardiff que namorava a zona de rebaixamento no Campeonato Inglês apostou suas fichas no treinador na tentativa de escapar da degola. Mal sabia ele que a primeira oportunidade na Premier League de sua versão treinador seria um fracasso. Em pouco mais de nove meses, Solskjaer não conseguiu evitar a queda para a segunda divisão, perdeu 16 dos 30 jogos disputados e foi demitido, deixando a equipe na 17ª colocação da Championship.

Voltou para a Noruega com o rabo entre as pernas, sabendo que havia causado péssima impressão. À frente do Molde novamente, até alcançou a façanha de terminar em primeiro na fase de grupos da Liga Europa 2015/16 numa chave que tinha Fenerbahçe, Ajax e Celtic. De resto, nada demais: as duas últimas temporadas foram de razoáveis para boas.

É por isso que o convite para assumir como técnico interino do Manchester United no final do ano passado surpreendeu de certa forma.

Havia uma cláusula no contrato com o Molde que dava flexibilidade a Solskjaer caso o Manchester United entrasse no percurso, e é por isso que ele, a princípio, foi cedido aos Red Devils somente até maio. Ou seja, depois disso, teria que retornar à Noruega. Na sua apresentação como técnico interino, um jornalista perguntou se ele, por um acaso, alimentava a esperança de ser efetivado no cargo mais para frente.

- Eu não estaria aqui se fosse o contrário.

Globo Esporte/PH

Esporte, Futebol, Manchester United, Solskjaer

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 5,059
Euro 5,481
Franco suíço 5,609
Yuan 0,699
Iene 0,033
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens