Segunda-Feira 22/04/2019 16:03

Em conferência, Elias Ishy faz defesa do SUS e cobra financiamento para a saúde

Ação Legislativa - Sistemas Públicos de Saúde


Elias Ishy durante abertura da 8ª Conferência Municipal (Foto: Assessoria)

Vereador fez críticas à política de cortes de financiamento do Governo Federal e cobrou mais investimentos do Estado

O presidente da Comissão de Saúde da Câmara de Dourados, vereador Elias Ishy, participou ativamente da 8ª Conferência Municipal e falou sobre os desafios e as tarefas de gerenciar um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo, o SUS, que atende mais de 200 milhões de brasileiros, 80% dependentes exclusivamente para qualquer atendimento médico.

O evento apresentou o tema "Democracia e Saúde" e serviu para avaliar, planejar e fixar ações e diretrizes que melhorem a qualidade dos serviços ofertados. Ishy fez críticas à política de cortes de financiamento do Governo Federal e cobrou mais investimentos do Estado. "A administração estadual precisa de critérios mais técnicos para destinar os recursos da saúde no município. Dourados está sendo penalizado", afirma.

Em 30 anos foram muitos avanços no setor, segundo ele, como a redução da mortalidade infantil em 70%, o calendário de vacinas e o envelhecimento com mais qualidade. "O financiamento e a gestão é que ainda são dificultosos", lembra o vereador. Ishy explica que a situação tende a piorar com os ataques realizados pelo novo governo, além de medidas anteriores como a Emenda Constitucional 95, que limita por 20 anos os gastos públicos.

Pela legislação, deve-se investir o percentual mínimo na saúde. São 12% do total do orçamento para os Estados e 15% para os municípios, limitando pela inflação do ano anterior. "Valores que cobrem apenas despesas básicas de manutenção. Como percebemos isso? Quando o usuário, por exemplo, tem dificuldade para marcar desde consultas a cirurgias, na falta de médicos ou medicamentos", relata.

Para superar os problemas, é necessário ampliar os investimentos e melhorar a administração dos recursos, de acordo com o parlamentar. Ele resgata ainda a defesa da manutenção da vinculação dos recursos e da política indígena, entendendo que a proposta de municipalização é um retrocesso, enfatizando que Dourados também é obrigado a atender usuários de outras 30 cidades.

Ishy lembra que os municípios já têm dificuldades com subfinanciamentos, com repasses desatualizados, como os feitos por pessoa (per capta) e as demandas são cada vez maiores com a mudança no perfil socioeconômico e epidemiológico da população. "Não podemos esquecer que a procura pela rede pública aumentou devido a outras situações, como os acidentes de trânsito, a violência e o desemprego". Com isso, quase três milhões de pessoas abandonaram os planos privados.

Como representante popular, Ishy afirma que participar de eventos como esse se torna fundamental para ampliar o debate, mobilizar os trabalhadores e trabalhadoras para resistir aos retrocessos e desmonte da saúde pública por parte do Governo Federal. Além disso, que é necessário formular políticas públicas para a superação do que ele chama de "gargalos". "Precisamos fortalecer a defesa do SUS, melhorar a gestão e consolidar o controle social", finaliza.

Câmara de

Ação Legislativa, Elias Ishy, Sistemas Públicos de Saúde, SUS

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 3,931
Euro 4,426
Franco suíço 3,870
Yuan 0,586
Iene 0,035
Peso arg. 0,094

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários

Tempo / Clima

Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens