Sexta-Feira 26/04/2024 00:46

Pressão externa e desgaste: como situação de Alberto Valentim ficou insustentável no Vasco

Brasil - Esporte - Futebol

Treinador não resistiu a nova derrota no comando do Vasco e foi demitido ainda no vestiário, após a decisão do Campeonato Carioca, neste domingo, no Maracanã

André Durão/GloboEsporte.com

Alberto Valentim deu fim a sua primeira passagem como técnico do Vasco na tarde deste domingo, no Maracanã. A derrota por 2 a 0 para o Flamengo que culminou com a perda do título do Carioca foi a gota d'água para um desgaste que já vinha sendo administrado pela diretoria, mas que chegou ao seu limite, principalmente pela pressão externa que existia sobre dele.

Após o jogo, Alberto Valentim participou da roda com os jogadores, elogiou a atitude do time e foi para sua sala. No mesmo instante, membros da diretoria, inclusive o presidente Alexandre Campello, se reuniram dentro do vestiário e decidiram pela demissão do treinador. Ele recebeu a notícia antes mesmo de sair, tanto que nem se dirigiu para a coletiva de imprensa.

Desgaste e pressão da torcida

O trabalho de Valentim tinha um reconhecimento grande da diretoria administrativa do Vasco, desde quando assumiu o time na temporada passada e conseguiu escapar do rebaixamento. Internamente, comenta-se que ele ainda será um técnico de ponta. Mas, aos poucos, os resultados negativos deste ano e as constantes críticas da torcida foram minando esta proteção sobre ele.

Tudo ganhou uma proporção ainda maior após a perda da Taça Rio para o time reserva do Flamengo. O treinador vinha sendo perseguido pela torcida, que não o poupava durante os jogos. A derrota para o Santos, na última quarta-feira, na Vila Belmiro, quando o técnico entrou em campo com três volantes, também gerou uma série de questionamentos quanto ao seu trabalho. As críticas, que eram destinadas também para a diretoria, se voltaram para ele e deixaram a situação insustentável.

Preocupação com Copa do Brasil

Existia uma preocupação no clube de como seria o comportamento do torcedor na partida da volta, contra o Santos, pela Copa do Brasil, na próxima quarta-feira, em São Januário. O time precisa fazer três gols para seguir na competição. Se ganhar de dois de diferença, leva para os pênaltis. Por isso, a importância de se ter um ambiente favorável também pesou na demissão.

Mudanças constantes na escalação incomodaram parte do elenco

Sem o rendimento esperado de suas principais peças, Alberto Valentim acabou fazendo muitas trocas nesse início de ano. E isso, muitas vezes, incomodou parte do elenco. Em algumas situações, jogadores que participavam de um jogo, por exemplo, nem eram relacionados para o banco no seguinte. Como foi o caso do zagueiro Oswaldo Henriquez, titular na derrota por 2 a 0 para a Cabofriense, no Espírito Santo, e depois, não mais aproveitado.

Questionado uma vez no treino se estaria entre os titulares, um jogador brincou: "Se ele sonhar comigo"

O afastamento de Thiago Galhardo do elenco foi um dos momentos mais marcantes do ano. O jogador foi cortado pelo técnico antes da chegada do elenco na concentração para a semifinal contra o Bangu, o que gerou uma dúvida muito grande quanto ao relacionamento dos dois.

Principal nome do Vasco, Maxi López também não andava satisfeito. Um fato que mostrou muito bem isso foi quando ele acabou substituído no primeiro jogo da final e saiu de campo visivelmente chateado. Segundo pessoas próximas, o argentino já não se comunicava tão bem com o treinador como antes - os dois costumavam se falar em italiano. Ambos atuaram por anos na Itália.

O fato é que o casamento acabou mais rápido do que muitos imaginavam. Resta ao Vasco encontrar um substituto logo antes da estreia no Campeonato Brasileiro, no fim do mês.

Globo Esporte/PH

Esporte, Futebol, Pressão externa e desgate, Alberto Valentim

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens