Terça-Feira 16/04/2024 08:57

Seminário e audiência pública debatem meios de combater violência contra crianças e adolescentes

Ação Legislativa - Enfrentamento às Violências Contra Crianças


Autoridades se reúnem na Casa de Leis para debater violência contra crianças e adolescentes (Foto: Thiago Morais)

Eventos propostos por Sergio Nogueira foram realizados na Câmara de Dourados

O 1º Seminário e Audiência Pública de enfrentamento às violências contra crianças e adolescentes, de proposição do vereador Sergio Nogueira (PSDB), discutiu, nesta terça-feira (14), sobre o ‘Maio Laranja’ e as políticas públicas voltadas à proteção dos menores em situação de vulnerabilidade.

Conforme dados apresentados durante os eventos, a cada 11 minutos uma criança é abusada no Brasil, sendo que 69% dos casos acontecem dentro da família e apenas 2% são denunciados. Ainda foi apontado que Mato Grosso do Sul lidera o ranking de estupros no país.

"A violação dos direitos da criança e do adolescente é um fenômeno complexo, que envolve desde o abandono, negligência, conflitos familiares, convivência com pessoas que fazem uso abusivo de álcool e outras drogas, além de todas as formas de violência física, sexual e psicológica", comentou Margareth Soares, coordenadora do Comcex (Comitê Municipal de Enfrentamento da Violência e de Defesa dos Direitos Sexuais de Crianças e Adolescentes).

"Observa-se que este tipo de violação infanto-juvenil encontra-se em todas as classes e em todos os grupos sociais, atingindo meninos, meninas, crianças e adolescentes. Tudo isso implica no abuso de poder do adulto, através da dominação e exploração sobre a vítima. Sendo que a maioria dos abusos ocorre dentro do contexto familiar, sendo o abusador uma pessoa de confiança, com vínculos afetivos significativos", completou o coordenadora, que apresentou o Plano Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual com Crianças e Adolescentes.

O vereador Sergio Nogueira exaltou as discussões realizadas, lembrando a importância de dedicar-se a combater este abuso. "Infelizmente esta ações tem destruído a vida de milhares de crianças, destruindo por completo. O Maio Laranja tem como incentivo de levar a criança a descobrir que elas podem denunciar, que os familiares e comunidade também, ao entender que alguém está cometendo ato da violência, do abuso sexual pode utilizar o Disque 100", enfatizou.

Durante a audiência pública, a psicanalista Viviane Machado de Melo Vazes ressaltou a prevenção ao abuso sexual, o cuidado de vítimas de violência sexual e prostituição, cibercultura – o que a dependência da internet tem causado nas famílias e ainda, os sinais. "O abusador se aproveita do fato da criança ter sua sexualidade despertada para consolidar a situação de acobertamento. A criança se sente culpada por sentir prazer e isso é usado pelo abusador para conseguir o seu consentimento", destacou.

Conforme a palestrante, há sinais como por exemplo, de sequelas físicas - marcas, dores, DST; sexualização exacerbada; dependência química; distúrbios no sono e/ou apetite; comportamento regredido; dificuldades nas atividades escolares; alteração no controle de materiais fecais; sentimento de estar suja; cobrir excessivamente o corpo; mudanças emocionais bruscas; dificuldade de ligação afetiva e amorosa; baixa autoestima; autoimagem distorcida; choro sem motivo aparente; intenção de suicídio; condutas autoagressivas.

Os eventos ainda contaram com a participação da presidente da Sociedade de Pediatria de MS, Carmen Lucia de Almeida Santos, representante do Comcex, Luisa Barros Piovano Borges e o médico psiquiatra e psicanalista, Wendel Dalprá. Ainda houve mesa redonda sobre "envolvimentos no enfrentamento das violências com criança e adolescentes" com a participação de representantes do Ministério Público Federal e Estadual, OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Conselho Tutelar, Câmara de Vereadores, Rede Municipal, Estadual e particular de ensino, Comcex, CMDCA (Conselho Municipal da Criança e do Adolescente) e Vara da Criança e Adolescente de Dourados.

O seminário ainda contou com a presença do deputado estadual Herculano Borges (Solidariedade).

Serviço Em todos os debates, foi enfatizada importância de denunciar e onde procurar ajuda: Conselho Tutelar da sua da sua região; Disque 100 - ligação gratuita e anônima; Aplicativo de celular – Proteja Brasil; Escola, com os professores, orientadores ou diretores; Delegacias da Criança e do Adolescente; Número 190.

Câmara de Dourados/PH

Dourados/MS, Seminário, Audiência Pública

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens