Quinta-Feira 18/04/2024 21:59

CEDRS aprova aquisição de equipamentos e debate ações para agricultura familiar

Estado - Geral - Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável de Mato G

 

Foto: Divulgação

A primeira reunião ordinária do Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável de Mato Grosso do Sul (CEDRS/MS) do ano de 2019, realizada na manhã de segunda-feira (13.5) na Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) aprovou e debateu ações do Governo do Estado para o fomento da agricultura familiar em Mato Grosso do Sul.

A reunião contou com a participação do secretário Jaime Verruck, da Semagro, do superintendente de Ciência e Tecnologia, Produção e Agricultura Familiar, Rogério Beretta, do superintendente Federal de Agricultura em MS, Celso Martins, do diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) , André Nogueira Borges e demais representações do Conselho.

Foi homologada a aprovação Ad Referendum do Termo de Referência do Convênio Proposta n. 002601/2019/MAPA/AGRAER, para a aquisição de veículos, máquinas e equipamentos agrícolas para a Agricultura Familiar. “Há uma demanda para ser atendida por meio da Agraer, seguindo as prioridades dadas pelo CEDRS. Com os contingenciamentos do Governo Federal, o montante das emendas parlamentares disponíveis neste ano foi reduzido de R$ 28 milhões para R$ 22 milhões e foi necessário um reordenamento no convênio”, lembrou o secretário Jaime Verruck.

André Nogueira, diretor-presidente da Agraer, apresentou ao CEDRS o pedido feito pelo Governo do Estado ao Tribunal de Justiça para que os beneficiários de terras obtidas por meio de políticas públicas federais, estaduais e municipais recebam isenção das custas e emolumentos cartorários. A solicitação foi feita na semana passada.

“O Governo tem empreendido esforços para promover a regularização fundiária e a titulação dos assentamentos rurais, como forma de alavancar o desenvolvimento dos assentados da reforma agrária, os beneficiários do programa nacional de crédito fundiário, os agricultores familiares tradicionais, os indígenas e os quilombolas. Esse pedido é mais uma ação em prol desse segmento”, destacou André.

Segundo o secretário Jaime Verruck, o pedido visa a regularização de 25 mil famílias que encontram no custo da regularização um limitador para sua efetivação. “A isenção das custas e emolumentos pode ser vista como um importante incentivo para a regularização. Outro fator a ser levado em consideração é o fato de que outras unidades da federação já praticam a isenção das taxas e emolumentos para fins de reforma agrária, a exemplo de Minas Gerais”, acrescentou.

O superintendente da SFA-MS, Celso Martins, falou sobre as novas atribuições do Ministério da Agricultura frente ao Programa Nacional do Crédito Fundiário (PNCF). “O Mapa assumiu o Programa e temos uma série de desafios para ampliar o seu alcance e efetividade”, comentou o titular da Semagro.

Também foi aproveitada a oportunidade para reforçar a importância da integração das propriedades da agricultura familiar na campanha e erradicação da febre aftosa deste ano, bem como a oportunidade dada aos pecuaristas de atualizar o cadastro da propriedade e do rebanho, pagando uma taxa diferenciada pelo excedente, sem que seja gerado auto de infração. Ao acessar o sistema da Iagro, o e-Saniagro, para realizar o registro de vacinação, os pecuaristas deverão colocar em dia as informações sobre a propriedade e atualizar o número de animais que compõe o seu rebanho, seja de bovinos ou bubalinos.

“Acolhendo sugestão dada durante a reunião do CEDRS, vamos intensificar a divulgação do cadastramento para os agricultores familiares, tirando as dúvidas que existirem. É fundamental que tenhamos a participação de todos os proprietários rurais nessa ação”, finalizou Jaime Verruck.

Por fim, foram homologados os credenciamentos das empresas de Assistência Técnica aprovados Ad-Referendum em reunião da CATER no dia 08/02/2019; o credenciamento da OPORTUNA Consultoria LTDA-ME, CNPJ 15.790.171/0001-39 junto à ANATER; o credenciamento da OPORTUNA Consultoria LTDA-ME, CNPJ 15.790.171/0001-39 junto ao SIATER; o credenciamento da PLANTEC Projetos, Planejamento e Assistência Técnica LTDA, CNPJ 16.042.137/0001-49 junto ao SIATER e a renovação do credenciamento da SECAF Consultoria e Assessoria para a Agricultura Familiar LTDA-ME, CNPJ 08.855.485/0001-07 junto ao SIATER.

Dourados News/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens