Quarta-Feira 24/04/2024 08:13

Câmara fecha primeiros 4 meses com gestão de resultados por Dourados

Ação Legislativa - Melhor Condição de Vida


A atual legislatura comemora números expressivos já obtidos neste ano (Foto: Thiago Morais)

A Câmara de Dourados segue regiamente o compromisso de continuar trabalhando no sentido de contribuir para que o Município possa se manter entre as cidades brasileiras que oferecem melhor condição de vida e maiores oportunidades para crescer. Com esse propósito, a atual legislatura comemora números expressivos obtidos apenas nos primeiros quatro meses da atuação parlamentar de 2019.

Balanço fechado em abril mostra que os 19 vereadores foram responsáveis por produzir 74 projetos de lei, por exemplo (média de 3,8 para cada um), além de 14 projetos de lei complementar, outros nove projetos de decreto legislativo e três de resolução (por iniciativa da Mesa Diretora), visando ajustar o funcionamento da Casa à nova situação. Sem contar as 725 indicações feitas (média de 38,1 para cada parlamentar), os 211 requerimentos (11,1 para cada) e as 104 moções (5,4 por vereador).

O trabalho de vigilância de cada um dos membros da Câmara nesse período mereceu, inclusive, reparos à LOM (Lei Orgânica do Município), de abril de 1990, com a redução do tempo de resposta por parte do Executivo aos pedidos de informações feitos pelo Legislativo, de 30 para 20 dias; a criação do sistema de organização através das Frentes Parlamentares, grupos suprapartidários de atuação voltada a uma atividade específica em questões pontuais de interesse da cidade; e a adoção, por iniciativa da atual Mesa Diretora, da modalidade de pregões nos processos licitatórios, proporcionando a necessária economia, agilidade e transparência na contratação de serviços.

A vida da comunidade passa pelas Comissões e gabinetes de cada um dos membros do Legislativo, com interferências diretas, no caso da definição dos prazos para eleição e duração do mandato dos diretores de escolas, por exemplo; a regularização de carreiras e vencimentos de servidores públicos (inclusive, com sessão extraordinária – sem ônus para a Câmara - para aprovação de ajustes); o reforço da autonomia da Câmara em relação aos demais Poderes; a disponibilidade de atendimento psicológico aos familiares de pessoas com algum tipo de deficiência via SUS (Sistema Único de Saúde); os debates em torno da aplicação do Orçamento do Município; do funcionamento do Hospital da Vida, da UPA e do PAI, subordinados à Fundação de Saúde; da questão contratual e do sistema de serviços que a Sanesul deve oferecer; o funcionamento do trânsito e suas implicações; o cuidado com os agrotóxicos; a preocupação com os perigos de uso da internet sem orientação; e o reconhecimento de segmentos que fazem a história da cidade, como os missionários que aqui chegaram com a Missão Evangélica Caiuá, o Hospital Evangélico, a Igreja Presbiteriana, a Escola Erasmo Braga e a Escola Vital Brasil, entre outros equipamentos de formação da cidadania.

A Câmara de Dourados também firmou parceria com o Município e o Ministério Público na realização da campanha ‘Declare seu amor’, de incentivo à doação em apoio às entidades durante a apresentação da Declaração do IR (Imposto de Renda); sediou o seminário ‘Tríplice epidemias’, organizado pela Assembleia Legislativa, de alerta e busca de soluções para se combater a dengue, chikungunya e a zika; e retomou o convênio com a Unigran, proporcionando descontos para o acesso de servidores e dependentes da Casa em cursos de formação profissional.

O apelo, também encampado por este Poder, contra as taxas abusivas das contas de energia e a falta de iluminação pública na cidade, marcaram o trabalho. Sessões especiais, para a entrega do Prêmio Marta Guarani à professora de artesanato da Aldeia Jaguapiru, Edite Martins e de Cidadão Douradense ao músico de renome nacional Renato Teixeira, somam-se ao conjunto de ações dos primeiros quatro meses.

A Câmara de Dourados se notabilizou, neste começo de ano, sobretudo, por abreviar as relações institucionais e facilitar a interlocução entre os demais Poderes. Além dos membros do MPE (Ministério Público Estadual), com propostas de estreitamento político, o Legislativo promoveu encontro com a presença do vice-governador Murilo Zauith e a prefeita Délia Razuk, acompanhado de assessores e técnicos, sempre buscando fazer mais por Dourados.

Câmara de Dourados/PH

Dourados/MS, Ação Legislativa, Câmara de Dourados, Gestão de Resultados

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens