Terça-Feira 18/06/2019 16:45

IFMS disponibiliza nova ferramenta de comunicação

Estado - Tecnologia - O Cidadão Recebe Informações Oficiais Sobre a Instituição

Foto: Dourados News 

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul disponibilizou nessa quinta-feira, 16, uma nova ferramenta de comunicação para divulgar ações de ensino, pesquisa, extensão e gestão. Trata-se do ZIFZap, uma conta institucional do WhatsApp por meio da qual o cidadão recebe informações oficiais sobre a instituição.

A pessoa que utiliza o aplicativo pode se cadastrar para receber links de reportagens publicadas no site do IFMS, com informações sobre abertura de novos cursos e vagas, concursos públicos, projetos e eventos de extensão, participação de estudantes em feiras científicas, entre outras.

A assessora de Comunicação Social em exercício, Juliana Aragão, explica que a criação do novo canal é resultado de um diagnóstico feito para a elaboração da Política de Comunicação do IFMS, processo que está em andamento.

"Em novembro do ano passado, nós fizemos pesquisas com estudantes, servidores e profissionais de imprensa e percebemos que havia uma demanda por divulgar as informações institucionais pelo WhatsApp. O ZIFZap vem suprir essa necessidade que os próprios públicos nos mostraram existir", ressaltou.

O WhatsApp possui mais de 120 milhões de usuários ativos no Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Cadastro - Para se cadastrar no ZIFZap, o interessado deve salvar o número (67) 98164-1311 em sua lista de contatos e, em seguida, enviar uma saudação inicial com o nome completo e a cidade onde mora.

Feito o cadastro, o usuário passa a receber as informações disponibilizadas pela Assessoria de Comunicação Social do IFMS na nova ferramenta. Mas, ao contrário de outros canais de comunicação oficiais da instituição, que permitem a interatividade, o ZIFZap não abre a possibilidade de diálogo.

Juliana destaca a confiabilidade das informações compartilhadas.

"Pesquisas indicam que os aplicativos para troca de mensagens instantâneas têm ganhado espaço como fonte de informação. Ao disponibilizarmos essa ferramenta, asseguramos ao usuário cadastrado o compartilhamento de conteúdo oficial do IFMS, ou seja, de informações e dados institucionais confiáveis", pontuou.

Canais de Comunicação - O IFMS possui outros sete canais oficiais de comunicação com a sociedade.

O site institucional, com média de 70 mil visitantes por mês, disponibiliza informações como cursos ofertados, abertura de novas vagas, projetos de pesquisa, ações e programas, eventos de extensão, além de documentos institucionais.

Com versões online e impressa, a Agenda IFMS divulga semanalmente as principais ações realizadas nos dez campi e na reitoria. O informativo também fica publicado na capa do site institucional.

Na Página do Servidor, são disponibilizadas informações de interesse exclusivo dos docentes e técnicos-administrativos do IFMS. O conteúdo trata de temas como capacitações, editais voltados a servidores, gestão de pessoas, entre outros.

Outra ferramenta voltada ao público interno é o 'Entre Nós', boletim online enviado quinzenalmente aos servidores e que reúne conteúdo da Página do Servidor, do site institucional e de fontes externas.

No perfil oficial do IFMS no Facebook, o usuário pode manter contato direto com a instituição e, ainda, curtir e compartilhar postagens com conteúdos relacionados ao ensino, pesquisa, extensão e gestão. Nos primeiros quatro meses deste ano, foram registrados mais de 4 mil compartilhamentos de publicações feitas na rede social.

O Canal do IFMS no Youtube reúne todo o conteúdo em vídeo produzido pela Assessoria de Comunicação Social. São vídeos sobre a abertura de novas vagas, tutorais, institucionais, entre outros.

O Boletim Eletrônico do IFMS também é uma ferramenta para divulgação de informações institucionais. O interessado cadastra o e-mail e recebe, semanalmente, as principais notícias publicadas no site institucional.

Nacional - O Governo Federal possui uma conta no Whatsapp, com canais segmentados por público. 

O canal 'Servidores' divulga conteúdo sobre capacitações, concursos e serviços. Em 'Planalto' são compartilhadas notícias sobre o Poder Executivo e a agenda oficial do presidente. Já em 'Assuntos Federativos', o usuário recebe informações de interesse de estados e municípios.

O acesso pode ser feito pela página da Secretaria Especial de Comunicação Social, no site do Governo Federal.

Dourados News/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 3,861
Euro 4,322
Franco suíço 3,861
Yuan 0,559
Iene 0,036
Peso arg. 0,089

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários

Tempo / Clima

Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens