Segunda-Feira 16/09/2019 16:35

Parceria entre Agepen e Cruz Vermelha qualifica reeducandos da capital em primeiros socorros

Estado - Ações Públicas - Treinamento para Situações de Risco

Foto: Agepen

Como forma de preservar a vida, prevenir o agravamento e possibilitar a recuperação em situações de emergência, homens e mulheres em situação de prisão na Capital estão sendo capacitados em Primeiros Socorros. As orientações podem ser aproveitadas dentro e fora da unidade penal.

A iniciativa acontece através da parceria da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), por meio da Divisão de Assistência Educacional, e a Cruz Vermelha Brasileira de Mato Grosso do Sul.

Com carga horária de 12 horas, as aulas ministradas com nove turmas de alunos da Escola Estadual Pólo Regina Lúcia Anffe Nunes Betine, que oferece ensino regular nas unidades penais de Campo Grande, totalizando 207 reeducandos dos seguintes presídios: Centro de Triagem “Anízio Lima”, Instituto Penal de Campo Grande (IPCG) e Estabelecimento Penal Feminino “Irmã Irma Zorzi” (EPFIIZ).

A capacitação teve início em março e encerra neste mês de maio; todos os participantes receberão certificados com validade em todo o território nacional.

Com instruções teóricas e práticas, o curso abrange procedimentos básicos de primeiros socorros, questões de apoio psicossocial, biossegurança e métodos adotados em casos de desmaios, engasgos, hemorragias, queimaduras, fraturas, entorses e outras situações de emergência que qualquer pessoa pode enfrentar no dia a dia.

Segundo a instrutora Núbia Daniela de Souza Calaça, o objetivo é desenvolver esse projeto social para capacitar os reeducandos para se auxiliarem em casos de acidentes. “Sabemos que os primeiros minutos são cruciais em vítimas de parada cardiorrespiratória, por exemplo. Neste caso, precisa iniciar as massagens cardíacas em até quatro minutos, e sabemos que é muito difícil o socorro chegar nesse tempo, por isso esse conhecimento é essencial”, destaca Núbia.

A instrutora explica que, embora o tempo seja curto e o cronograma bem extenso, as aulas são desenvolvidas de forma bem dinâmica, com aulas teóricas e práticas. “Todos os internos têm interagido bastante e tirado todas as dúvidas e isso é muito bacana”, complementa.

O interno Jefferson Cosmo da Silva Francisco, 26 anos, revela que todos esses conhecimentos são inéditos para ele. “Esse aprendizado trouxe uma experiência de vida mesmo, é uma oportunidade importante, porque vai contribuir muito quando precisarmos”, afirma, garantindo que agora está apto para ajudar alguém que esteja em uma situação crítica.

As orientações também são novidades para o reeducando Francisco Luciano da Silva Neto, 52 anos. “É a primeira vez que participo desses ensinamentos e foi muito proveitoso”, revela o interno que encontrou dentro da unidade penal oportunidades de se qualificar – “participo de várias capacitações, voltei a estudar depois de 34 anos longe da escola e isso tem aberto a minha mente para olhar minhas atitudes, reconhecer meus erros e me corrigir dia a dia”, agradece.

Conforme a diretora do Estabelecimento Penal Feminino “Irmã Irma Zorzi”, Mari Jane Boleti Carrilho, o curso teve total interação das internas, tanto na prática como na teoria. “Elas puderam sanar suas dúvidas sobre os temas abordados, tanto com os materiais específicos, como no improviso, estando aptas a prestar um socorro, caso seja necessário, até a chegada do atendimento especializado”, destaca a diretora.

De acordo com o diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, o intuito dessa iniciativa é garantir a saúde e qualidade de vida dos custodiados. “É importante que todos estejam preparados para tomar as primeiras providências necessárias, em casos de emergências, e evitar maiores consequências”, declara o dirigente.

Portal do MS/PH

Mato Grosso do Sul, Agepen, Cruz Vermelha, Treinamento, Situações de Risco

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários

Tempo / Clima

Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens