Quinta-Feira 25/04/2024 20:20

Projeto analisa dados de satélite desde 1985 para detalhar situação dos biomas; entenda como funciona

Brasil - Ações Ambientais - Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

Números do Mapbiomas usam como base as imagens de satélite da classe Landsat, mesma utilizada pelo sistema Prodes, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

GIF mostra a mudança da terra desde 85 na Amazônia — Foto: Igor Estrella/G1

Para detalhar os dados sobre o desmatamento no Brasil, o G1 usou informações disponibilizadas e coletadas pelo projeto Mapbiomas, uma parceria entre universidades, ONGs, institutos nacionais e o Google (plataforma Google Earth Engine). Os dados foram gerados com a ajuda de imagens de satélite da classe Landsat.

Amazônia perdeu 18% da área de floresta em três décadas, mostra análise de imagens de satélite

O projeto, criado em 2015, está em constante atualização. Os pesquisadores implementaram uma metodologia com mapas anuais que monitoram o uso do solo do Brasil desde 1985. É uma plataforma aberta e com uma base de algoritmos livres para a utilização em outros países.

Como são os mapas:

Cada ponto no mapa (pixel) representa uma área de 30 x 30 metros no território brasileiro. O Brasil tem 9 bilhões de pixels
Cada imagem é uma soma de 105 camadas de informações coletadas ao longo de todo um ano

Mais de 120 cientistas participam do projeto. A coordenação é feita por Tasso Azevedo, engenheiro florestal, e por Carlos Souza Jr., do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon).

Os satélites Landsat

A série de satélites começou na metade da década de 60, a partir de um projeto da agência espacial americana (Nasa). Desde então, foram lançados oito satélites. As imagens dos pontos da Terra são refeitas a cada 16 dias.

Diferença do Prodes

O Projeto de Monitoramento da Floresta Amazônica Brasileira por Satélite (Prodes), do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), é a principal ferramenta de monitoramento da Amazônia Legal no Brasil. O último dado disponível, divulgado em novembro de 2018, apontou uma alta de 13,7% entre os anos de 2017 e 2018 - maior taxa em dez anos.

Uma das diferenças entre o Prodes e o Mapbiomas é a quantidade de informações e filtros disponíveis para o público. Na plataforma aberta do Mapbiomas é possível fazer recortes específicos sobre o território do Brasil com a mesma base de dados. Além disso, o projeto disponibilizou um novo levantamento exclusivo para o G1 sobre as Unidades de Conservação, terras indígenas e quilombolas que não está disponível no site.

No Mapbiomas, é possível fazer comparação entre biomas, entre territórios (indígenas, quilombolas, Unidades de Conservação, infraestrutura urbana), estados do Brasil e até municípios. Tudo desde o ano de 1985.

Já o Prodes é a base de dados utilizada pelo governo, que também foi criada com base em imagens de satálite que registram e quantificam áreas desmatadas maiores que 6,25 hectares. O foco está na Amazônia Legal. O Mapbiomas avalia todo o território brasileiro.

Alguns dos órgãos parceiros e envolvidos no projeto Mapbiomas:

Imazon
Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e Associação Plantas do Nordeste (APNE)
Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM)
Fundação SOS Mata Atlântica e ArcPlan
Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Instituto SOS Pantanal e ArcPlan
Universidade Federal de Goiás (LAPIG/UFG)
Agrosatélite
Instituto Tecnológico Vale / Solved
Terras
WRI Brasil
Fundação AVINA
The Nature Conservancy (TNC)
Coalisão Clima, Floresta e Agricultura
WWF Brasil
Children's Investment Fund Foundation (CIFF)
Instituto Humanize
Instituto Clima e Sociedade (ICS)
Good Energies Foundation
Climate and Land Use Alliance (CLUA)
Instituto Arapyaú
Gordon & Betty Moore Foundation
Iniciativa Internacional de Clima e Florestas da Noruega (NICFI)

G1

Projeto, Ações Ambientais, Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens