Quinta-Feira 05/12/2019 21:12

Jotabasso dobra capacidade de armazenamento em Ponta Porã

Agronegócio - Investimento

Foto: Kelly Ventorim 

Para inaugurar a ampliação da infraestrutura de armazenamento de grãos e sementes da unidade da Sementes Jotabasso de Ponta Porã, ao sul do Estado, a empresa reuniu mais de quinhentas pessoas entre fornecedores, revendedores, colaboradores, produtores e autoridades, no último sábado (25.5).

Na presença da ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Tereza Cristina Correa da Costa; do governador do Estado, Reinaldo Azambuja, dos secretários de Estado Jaime Verruck (Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar), Eduardo Riedel (Governo e Gestão Estratégica) e Sérgio de Paula (especial de Articulação Política), do presidente da Federação de Agricultura e Pecuária (Famasul), Maurício Saito, presidente da Assembleia Legislativa, Paulo Corrêa, deputado Estadual Gerson Claro, deputado Federal Beto Pereira, do prefeito de Ponta Porã, Hélio Peluffo Filho, o diretor superintendente da Jotabasso, Airton Francisco de Jesus, explicou que o investimento visa aperfeiçoar todo o processo operacional de beneficiamento de sementes, buscando atender o aumento da exigência do mercado por qualidade e produtividade em sementes de soja.

Jaime Verruck (Semagro) e Airton Francisco (Jotabasso)

Enquanto mostrava aos convidados as benfeitorias realizadas – mais de 10 mil metros quadrados de área construída – Airton comentou que a empresa aumenta em 50% sua capacidade de armazenamento de grãos e sementes nesta nova fase.

Considerando que os estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul ainda não são autossuficientes na produção de sementes de soja, tendo que importar uma parcela significativa de sementes para atender a demanda, o que a empresa busca com os investimentos e alcançar maior independência, segundo Airton.

Ao destacar a importância da presença das autoridades, lideranças, parceiros e colaboradores, o diretor superintendente ressaltou o compromisso da empresa com a alta performance do produto que oferece e a assistência técnica para o cliente.

A ministra Tereza Cristina classificou a participação no evento como sendo uma ‘causa nobre’, considerando anos de amizade e o conhecimento que tem com o grupo desde o início de suas atividades. “A Jotabasso sempre esteve na vanguarda da agricultura brasileira, sempre à frente, pesquisando, utilizando de tecnologias de ponta e isso possibilitou a transição de empresa familiar da maneira mais profissional possível”, completou.

O governador Reinaldo Azambuja agradeceu a família Jotabasso e seus colaboradores pela receptividade e falou dos desafios enfrentados pela empresa quando decide por ampliar os investimentos

Ao cumprimentar a família Basso, Azambuja recordou que programas estruturantes da cadeia produtiva do Estado foram idealizados pelo patriarca da família, na gestão Pedro Pedrossian, e inspiraram a criação de outras políticas públicas que se mantem até hoje no Estado, citando os programas: ‘Leitão Ouro’, ‘Fronteiras do Futuro’ e o ‘Terra viva’.

No evento, o governador Reinaldo Azambuja reforçou o apoio do Governo do Estado a empreendimentos como a da Jotabasso (Foto: Chico Ribeiro)

Para o Secretário Jaime Verruck, o que é fundamental destacar além dos investimentos de mais de 40 milhões, a geração de mais trinta empregos diretos, é a iniciativa que faz com que Mato Grosso do Sul amplie a participação no mercado interno, ganhando espaço num mercado que importa hoje mais de 70% da sementes que precisa. “Importante ressaltar ainda que empresas sul mato-grossenses, Coldline e Kepler Webber, forneceram equipamentos de refrigeração e secadores para a Jotabasso, aquecendo nossa economia”, completou.

Encerrando, Verruck comentou que a Jotabasso anunciou investimentos similares em São Gabriel do Oeste, ao mesmo tempo em que reforçou as palavras do governador Reinaldo Azambuja, que garantiu apoio a empresa.

Também participaram do evento os prefeitos Marcos Paco (Itaporã) e Marcia Marques (Antônio João), além de vereadores e lideranças da região.

Sementes Jotabasso

Com 48 anos de história no Cerrado, a Sementes Jotabasso possui duas unidades de produção, sendo uma em Ponta Porã (MS) e outra em Rondonópolis (MT). Juntas, a produção nas duas propriedades ultrapassa os 60 mil hectares cultiváveis anuais.

Destinadas à produção de grãos e sementes de soja, a empresa investe também nas culturas de milho, aveia e sorgo (segunda safra), além de atuar na criação de gado de corte em sistema de confinamento.

Produção sustentável e preservação também são assuntos muito trabalhados. A aplicação de sistemas de rotação de cultura, plantio direto, entre outras técnicas, são utilizadas constantemente buscando sempre a conservação do solo.

No quesito de sustentabilidade, mantém a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) João Basso. Dentro do espaço, que ocupa área de 3,6 mil hectares, está localizada a “Cidade de Pedra”, que se tornou objeto de estudo de arqueólogos de todo o mundo, além de abrigar inúmeras espécies de animais e plantas nativas.

Com uma participação aproximada de 22% do mercado no Mato Grosso do Sul, a empresa também vem se preparando para ampliar sua presença na produção de culturas alternativas de segunda safra, como sorgo e aveia.

Portal do MS/PH

Ponta Porã/MS, Agronegócio, Investimento, Capacidade de Armazenamento

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários

Tempo / Clima

Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens