Sexta-Feira 26/04/2024 15:40

Delegado planejava atentados a bomba para atrapalhar inquérito de homicídio

Ações Policiais - Presos Preventivamente por Atrapalhar Trabalho da Corregedoria

Delegado quando foi preso em casa durante operação (Foto: Anderson Gallo/Diário Corumbaense)

O delegado Fernando Araújo e o investigador Emmanuel Nicolas Contis Leite foram presos preventivamente por atrapalharem as investigações sobre o assassinato do boliviano Alfredo Rangel Weber, 48 anos. Conversas pelo WhatsApp indicam que os dois planejavam ataques a bomba para intimidar a família da vítima e a equipe da Polícia Civil que os investigava, além de espalharem “fake news” sobre a morte.

O Campo Grande News teve acesso à decisão da Justiça de manter delegado e investigador presos por tempo indeterminado. Fernando já estava encarcerado por força de prisão temporária e Emmanuel havia sido colocado em liberdade depois de ser pego no fim de março deste ano, mas voltou para a cadeira nesta segunda-feira (27).

Com autorização judicial, a Polícia Civil interceptou conversas entre Fernando e Emmanuel. Num dos diálogos, o investigador diz ao delegado que tem um contato na Bolívia que estaria disposto a colocar granadas na frente das casas de parentes do boliviano assassinado e de testemunhas do crime. Essa pessoa, identificada pelo agente apenas como Mike, também venderia explosivos para que a dupla fizesse o mesmo no lado brasileiro.

Emmanuel dá ainda ideia para o delegado fazer ameaças às equipes da DEH (Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes de Homicídio), do Garras (Delegacia Especializada de Repressão a Roubos a Banco, Assaltos e Sequestros) e da Corregedoria da Polícia Civil que trabalham na investigação contra Fernando. 

“Vamos metralhar”, disse o policial, se referindo ao hotel onde os investigadores estão hospedados em Corumbá.

Outra estratégia utilizada pela dupla, conforme consta na decisão judicial, foi espalhar “fake news” sobre o assassinato. O delegado enviou a Emmanuel montagens com fotos de várias pessoas e os dizeres “Os assassinos de Ganso”, apelido da vítima, e o agente ficou responsável por “viralizar” os “memes”.

Também nas conversas há indícios de que caminhonete usada por delegado o dia do crime foi reformada antes de ser escondida por Fernando. O delegado conta ao ajudante que rebaixou o veículo, tirou a tinta da roda (deixou prata) e repôs o lacre da placa. “Acha que é muita mudança?”, pergunta o suspeito de assassinato a Emmanuel, que responde “para caramba”.

Segundo a investigação, uma mulher também estava sendo usada para atrapalhar o trabalho da Corregedoria. A mando de Fernando Araújo, ela teria feito contato com investigadores da equipe para induzi-los a erro e perguntar detalhes da apuração.

O crime – Segundo as investigações, o delegado esfaqueou e matou a tiros Alfredo Rangel no dia 23 de fevereiro. A desavença entre os dois começou durante as eleições para presidente da associação de agropecuaristas na Bolívia. O sogro de Fernando, Asis Aguilera Petzold (o atual prefeito da cidade de El Carmen), concorria ao cargo.

Durante uma briga, o delegado teria dado três facadas no boliviano, que embora tenha envolvimento com o narcotráfico, é pecuarista conhecido na região. Alfredo foi socorrido e seria transferido para hospital de Corumbá, mas já em território sul-mato-grossense, a ambulância foi fechada por uma caminhonete preta.

O motorista desse veículo desceu, abriu a porta da viatura de resgate e atirou quatro vezes. Três tiros atingiram a cabeça da vítima, um deles o tórax. Sem ter o que fazer, o motorista voltou com o corpo para o país vizinho.

Operação – A prisão de Fernando Araújo, de 34 anos, foi preso em operação no dia 29 de março. Naquele dia, a casa de Emmanuel foi alvo de busca e apreensão.

Campo Grande News/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens