Sábado 20/04/2024 03:36

Em Amambai, empresa de embalagens firma parceria com a Agepen e devolve dignidade para detentos

Segurança Pública - Agepen

Foto: Keila Oliveira 

A dignidade do trabalho remunerado é realidade para reeducandos do Estabelecimento Penal Masculino de Regime Semiaberto de Amambai, graças a uma parceria firmada entre a Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) e uma empresa de fabricação de embalagens da região, que possui quase 50% do seu quadro de funcionários formado por detentos.

A parceria com a Embrasil é recente, foi iniciada há cerca de dois meses, mas representa um grande salto para o sistema prisional da cidade, uma quebra de paradigmas, sendo o primeiro convênio para ocupação de detentos do regime semiaberto por uma instituição privada, uma demonstração do crescimento das oportunidades de ocupação laboral de pessoas em privação de liberdade em Mato Grosso do Sul.

No Estado 185 empresas privadas e instituições públicas possuem convênio com a Agepen na ocupação do trabalho prisional. Hoje, mais de 5,4 mil internos trabalham, representando 33% da população carcerária, índice que supera a média nacional e coloca o MS entre os estados referência no assunto.

A mais nova parceira da Agepen em Amambai é especializada na fabricação de produtos à base de plástico como garrafas, galões, embalagens, mas o foco da produção são as embalagens para produtos de limpeza. Dos sete funcionários, três são custodiados do regime semiaberto.

“Neste período que estão trabalhando comigo eu vejo muito empenho por parte deles, estou muito satisfeito”, garante o proprietário da Embrasil, Rafael Urzeda Ribeiro.

Para o diretor do presídio Semiaberto de Amambai, Vandelei Hermann, a inserção no trabalho possibilita uma melhoria na autoestima do custodiado. “Possibilita ao interno o retorno ao convívio social e ao mercado de trabalho, onde ele passa a ganhar um salário para suprir suas necessidades, além disso, ele é motivado e passa a acreditar que sairá do círculo da criminalidade”, argumenta.
Conforme o dirigente, a seleção dos detentos para este projeto é feita por uma equipe tendo como bases instrumentais uma série de entrevistas, bem como o histórico disciplinar do detento.

O reeducando E.V.  é um dos trabalhadores e afirma que é uma grande oportunidade. “Conseguimos um trabalho sem preconceito por sermos presos, e isso é muito bom, pois muitos não aceitam que já foi detento ou ainda está cumprindo pena”, agradece o interno que, além da remuneração de um salário mínimo mensal, a cada três dias trabalhados na empresa, tem a remição de um dia em sua pena.

Benefícios 

Responsável por coordenar os convênios de ocupação de mão de obra prisional, a Divisão do Trabalho da Agepen aponta que os benefícios aos empresários são muitos pois, além do fator social, que reflete na diminuição dos índices de reincidência criminal, existe uma considerável economia com os custos, já que é livre de encargos sociais e trabalhistas nessas contratações.

Na prática, nesse tipo de contratação não incidem encargos como FGTS, aviso prévio indenizado ou não, indenização adicional (artigo 9º da Lei 7.238/84), férias mais 1/3 (Constituição Federal), 13º salário, licença paternidade ou maternidade, além da contribuição previdenciária, que, nesse caso, pode ser facultativa tanto ao empregador quanto ao próprio interno.

A chefe da Divisão de Trabalho da Agepen, Elaine Cristina Alencar Cecci, destaca que parcerias como a com a Embrasil, contribuem para economia do Estado e a segurança de uma região, já que o trabalho agrega valores de disciplina, respeito ao próximo e trabalho em equipe à pessoa em situação de prisão, aumentando as chances de reinserção social e não reincidência no crime.

Conforme Elaine, a Agepen está aberta a novas parcerias. Interessados devem entrar em contato a Divisão de Trabalho pelo telefone (67) 3901-1046, ou pelo e-mail: trabalho@agepen.ms.gov.br.

Portal do MS/PH

Amambai/MS, Segurança Pública, Agepen

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens