Terça-Feira 16/04/2024 06:54

Após 13º título mundial, Buchecha afirma: "Enquanto sentir medo de perder, terei o prazer da vitória"

Brasil - Esporte - Jiu Jitsu

Maior vencedor da história do jiu-jítsu, brasileiro descarta transição para o MMA no próximo ano, mas evita traçar planos: "Vou esperar a ficha cair um pouco, viajar, que é o que eu gosto de fazer"

Divulgação

Treze vezes campeão mundial. No meio esportivo, é raro atribuir a algum atleta tamanha conquista. E isto dá uma noção do tamanho do feito de Marcus de Almeida, o Buchecha, que subiu ao lugar mais alto do pódio duas vezes (no peso, ao bater Ricardo Evangelista, e no absoluto, ao "fechar" com Leandro Lo) no Mundial de Jiu-Jítsu, sediado na Califórnia (EUA), no último domingo. Engana-se, porém, quem acha que o paulista, recordista de títulos da competição, já se acostumou à vitória. Para ele, cada torneio tem sua peculiaridade e, por isso, a busca por uma motivação é essencial para manter o alto nível por tanto tempo.

- Enquanto eu sentir aquele nervosismo, aquele frio na barriga antes de entrar no tatame, aquele medo de perder, eu vou sentir o prazer da vitória. Ganhar é uma sensação única, um sentimento impossível de sentir de outra maneira. O segredo é manter os pés no chão e achar uma motivação. Sem ela fica muito difícil conseguir treinar, conseguir alcançar algo - relatou Buchecha, em entrevista ao Combate.com.

Buchecha entrou no tatame nesta edição como o principal vencedor do Mundial - ano passado superou os recordistas Roger Gracie e Bruno Malfacine ao alcançar o 11º título. O paulista conta que, diferentemente de 2018, quando entrou pressionado a fazer história, desta vez, ficou à vontade para arriscar mais posições e finalizações. E acabou dando certo, pois chegou à decisão da categoria e da divisão aberta mais uma vez.

- Eu estava bem confiante, treinei muito. Fiz tudo o que tinha que fazer, o que ajuda muito a chegar com a cabeça boa no dia da competição. Ano passado eu tinha muito aquela pressão por conta dos títulos e, mesmo não sendo o meu principal objetivo, aquilo ficou na minha cabeça. No final deu tudo certo: quebrei o recorde e entrei para a história do jiu-jítsu - comentou Buchecha, campeão peso e absoluto também em 2012, 2013, 2014, 2016 e 2017.

Depois de meses de treinamento e dedicação total à preparação para o Mundial, Buchecha quer tirar um tempo para descansar. Sem dar pistas sobre o futuro, o lutador garante que sua transição para o MMA não irá acontecer em 2020.

- Eu sempre fui um cara que nunca pensei muito no amanhã, sempre vivi o hoje intensamente e tem dado tudo muito certo na minha vida desse jeito. Eu vou esperar a ficha cair um pouco, viajar, que é o que eu gosto de fazer. Está muito cedo ainda para pensar no próximo Mundial. Por enquanto, não pensei em aposentadoria, também não decidi nada sobre MMA, talvez futuramente, mas não agora, não para o próximo ano.

Combate/PH

Esporte, Jiu Jitsu, Buchecha, 13º Título mundial

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens