Quinta-Feira 25/04/2024 13:04

Simpósio da Pesca em Corumbá reforça a decisão do Estado de adotar a cota zero

Ações Ambientais - Turismo/ Pesca Esportiva

Secretário-adjunto da Semagro, Ricardo Senna, falou sobre a cota zero durante o Simpósio da Pesca realizado em Corumbá.
Foto: Saul Schramm

Campo Grande (MS) – A cota zero para a pesca esportiva e amadora é a única saída para garantir o repovoamento dos rios das bacias do Paraguai e do Paraná. Esta foi a opinião unânime dos técnicos, empresários e pescadores que prevaleceu durante as explanações e debates no 1º Simpósio da Pesca no Pantanal, realizado em Corumbá, nesta sexta-feira (7/6). O evento foi realizado pela prefeitura local, com apoio do Governo do Estado.

Com testemunho de ex-pescadores profissionais, agora guias de pesca, relatando que os rios do Pantanal deixaram de ser abundantes em peixes como no passado, o simpósio reuniu autoridades e estudiosos em ictiofauna de vários estados, como Tocantins e Amazonas. Todos relataram as experiências de sucesso com a adoção da cota zero, medida em vigor em Mato Grosso do Sul a partir de 2020, e o aumento crescente da pesca esportiva.

Governo presente

Ivan Miraldo, da Federação Paulista de Pesca Esportiva

“Proibir a captura dos peixes do Pantanal, como fez Mato Grosso do Sul, é o modo mais prático e sustentável para repovoar os rios e trazer o turista para o estado, o exemplo está na Argentina”, afirmou o diretor da Confederação Brasileira de Pesca Esportiva (CBPE) e presidente da Federação Paulista de Pesca Esportiva, Ivan Miraldo, presente ao simpósio. “A cota zero significará mais peixes, mais pescadores e mais recursos para a região.”

Representando o governador Reinaldo Azambuja, o secretário-adjunto da Semagro (secretaria estadual de Meio Ambiente, Desenvolvimento Regional, Produção e Agricultura Familiar), Ricardo Senna, fez uma explanação sobre as medidas tomadas pelo Estado para recuperar o estoque pesqueiro nas duas bacias. Disse que os próximos passos serão a criação da Câmara Setorial da Pesca, o zoneamento do setor e o recadastramento do pescador profissional.

Todos ganham

Ao contrário dos estudos apresentados pela Embrapa Pantanal, que considera o estoque pesqueiro estável e apontando outros fatores e não a pressão da pesca como responsáveis pela redução de algumas espécies, como ações antrópicas, níveis de cheia e seca e implantação de barragens, o corpo técnico presente ao simpósio sustentou que o extrativismo é a principal causa pela queda do estoque pesqueiro no Pantanal e outras regiões do País.

Organizadores e convidados do 1º Simpósio de Pesca no Pantanal: um novo cenário para a pesca esportiva em MS

“Parabéns ao governo de Mato Grosso do Sul por acabar com a matança de peixe”, afirmou o especialista em pesca esportiva Jorge Kiroschi, apresentador do programa “Rancho do Pescador”. “Até que enfim alguém teve a coragem de tomar essa decisão. A palavra hoje é preservar, caso contrário não tem o peixe e o pescador vai para a Argentina, mesmo gastando mais. Preservar gera recursos para todo mundo, principalmente para o meio ambiente”, citou.

No caminho certo

Kiroschi disse ainda que apoia “cem por cento” o decreto assinado pelo governador Reinaldo Azambuja, em fevereiro deste ano, enfatizando que a medida repercutiu em todo o País e a médio prazo haverá uma corrida de turistas ao estado. “O mundo inteiro vai olhar para o Pantanal”, comentou. Jair Rigotti, do programa de TV “Hora do Pescador”, disse que o entristece o fato de não ter mais o peixe no Pantanal, para ele o melhor destino de pesca.

Jorge Kiroschi parabenizou o Governo de MS por criar a cota zero

Durante o simpósio, realizado a bordo de um barco-hotel, os palestrantes convidados apresentaram um panorama da pesca em seus estados com as leis mais restritivas à pesca amadora: Andrey Chama da Costa, do Tocantins, e Rogério Bessa, do Amazonas.  O consultor Kelven Lopes coordenou o encontro e abordou aspectos da pesca nos principais destinos. “O Estado está no caminho certo, o momento ambiental não permite mais o extrativismo”, frisou.

A abertura do 1º Simpósio de Pesca no Pantanal contou com a presença do prefeito de Corumbá, Marcelo Iunes; da deputada Federal Beatriz Cavassa; empresários de pescada região; vereadores

Portal do MS/PH

Corumbá/MS, Ações Ambientais, Decisão do Estado, Cota Zero

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens