Quinta-Feira 25/04/2024 14:56

“Junho Prata” intensifica ações de enfrentamento à violência contra a pessoa idosa

Estado - Geral - Enfrentamento à Violência Contra a Pessoa Idosa

Foto: Edemir Rodrigues 

 

Campo Grande (MS) – O Governo do Estado e a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (ALMS), lançaram na terça-feira (11.6) a campanha “Junho Prata” – mês de enfrentamento à violência contra a pessoa idosa. Serão realizadas diversas ações durante o mês, como seminários, palestras e cursos de capacitação para conscientizar a sociedade sobre o tema.

Representando o Governador Reinaldo Azambuja, o secretário de Governo e Gestão Estratégica Eduardo Riedel, ressaltou a importância da campanha. “Esse não é um mês que temos que realizar e discutir ações práticas e esquecer, esse é um mês para chamar a atenção para que a gente possa exercitar no dia a dia, ao longo de todo o ano, o nosso respeito, as nossas políticas públicas por parte do executivo para criar o que é o bem mais precioso da pessoa idosa, que é a dignidade”, ressaltou.

A campanha “Junho Prata”, cor que remete ao grisalho dos cabelos dos idosos, foi instituída pela Lei 5.215/2018, de autoria do deputado Renato Câmara (MDB), presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa. “Neste mês de junho, vamos unir esforços visando à conscientização sobre a importância do respeito à integridade física e psíquica dos idosos. Todos os tipos de violência precisam ser denunciados e investigados, seja ela física, psicológica, sexual, abandono, negligência financeira e maus-tratos”, enfatizou.

Na ocasião, o senhor Gersino José dos Anjos, 75 anos, presidente do Asilo São João Bosco, em Campo Grande, falou sobre as dificuldades enfrentadas pelos idosos nos dias de hoje. “Os que mais maltratam os idosos são os próprios filhos, netos, genros e noras. O que mais me dói é que a violência contra a pessoa idosa é cometida, na maioria das vezes, por sua própria família. Todos os idosos querem ser ouvidos e isso quase não acontece mais”, afirmou.

Durante o evento, a mãe do governador Reinaldo Azambuja, Zulmira Azambuja Silva, de 87 anos, representando as pessoas idosas de Mato Grosso do Sul, recebeu a fita prata. Na sequência foi realizada a apresentação do coral Bella Idade Pantanal Viva a Vida. O grupo cantou, sob a regência do maestro Luiz Quirino, as canções Além do Arco-íris, Terra Querida e Águas Claras, emocionando a todos os presentes.

Encerrando o evento a secretária Especial de Cidadania, Luciana Azambuja, participou de uma roda de conversa sobre violência contra a pessoa idosa, juntamente com o deputado Renato Câmara, a professora Leiner Maura Melo, representando as instituições da pessoa idosa e a vice-presidente do Colegiado de Gestores de Assistência Social do Mato Grosso do Sul (Coegemas), Roseane Mocellin.

“A campanha “Junho Prata” é importante para dizermos a toda a sociedade que existe um grave problema com as pessoas idosas e que precisa ser enfrentado. Assim como na violência doméstica contra as mulheres, muitos idosos não denunciam, por medo, por vergonha, até mesmo por culpa. E a maioria dos casos de violência ocorre nas suas residências, local que deveriam ser amparados, protegidos e cuidados, tendo como autores familiares e cuidadores, o que reforça a violência”, afirma.

Com o intuito de garantir direitos e promover a autonomia, valorização e participação dos idosos na sociedade, o Governo do Estado criou a Subsecretaria de Políticas Públicas para a Pessoa Idosa, vinculada à Secretaria Especial de Cidadania.

“O nosso trabalho vai ser agora ao longo desse segundo semestre implementar a subsecretaria. Vamos conversar com todas as pastas do Governo, com organizações não-governamentais, com as Instituições; queremos uma equipe multidisciplinar, integrada e transversal na efetivação das ações, formada por pessoas comprometidas para o atendimento humanizado, qualificado e especializado, especialmente para o enfrentamento a todas as formas de violência e violação de direitos”, conclui a secretária. 

Portal do Governo de Mato Grosso do Sul/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens