Quinta-Feira 18/04/2024 23:10

Servidores da Agepen se qualificam em curso específico para Central de Alvarás

Estado - Segurança Pública - Ampliação do Conhecimento Técnico

Foto: Divulgação 

Com a proposta de ampliar o conhecimento técnico e aprimorar a utilização das ferramentas dos sistemas de informação ligados à segurança pública, servidores da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) concluíram o curso voltado à Central de Alvarás, na Escola Penitenciária (Espen).

Para Juliana, o curso abriu um leque de oportunidades dentro da carreira.

“Decidi participar na busca pelo conhecimento e com a vontade de aprender cada vez mais; esse curso abriu um leque de oportunidades dentro da minha carreira”, é o que garantiu a servidora da área de Segurança e Custódia, Juliana Almeida Tristão.

Atuando no setor de Educação do Estabelecimento Penal Feminino “Irmã Irma Zorzi”, na capital, Juliana explica que encontrou na capacitação uma chance de aperfeiçoamento em outras áreas relacionadas ao sistema penitenciário. “Tudo que foi ensinado foi muito válido, se relaciona com nossa rotina de trabalho e podemos nos deparar com situações que exigem um conhecimento mais técnico, talvez não agora, mas futuramente”, complementou.

Com carga horária de 20 horas, a qualificação foi ministrada por servidores penitenciários de carreira com experiência na área, além de representantes do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, Ministério Público Estadual e da Justiça Federal. Ao todo, 48 servidores penitenciários concluíram o curso.

Presente no encerramento, o diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, agradeceu a disponibilidade dos professores, dos servidores que estiveram dispostos a se capacitarem, e ao apoio e iniciativa da Escola Penitenciária.

“Se queremos buscar melhorias para o sistema prisional e para a nossa carreira temos que partir exatamente desse caminho, buscando qualificação e conhecimento que vai possibilitar crescimento para a instituição”, afirmou, destacando a importância da criação da Central de Alvarás. “Com o esforço dos próprios agentes penitenciários que isso foi possível, em especial o Mauro Deli Veiga; com este setor contribui muito para a rotina de trabalho dos servidores dentro das unidades penais, possibilitando agilidade no cumprimento das determinações judiciais”, disse.

Oficialmente instituída em 2015, por meio de parceria entre a agência penitenciária e o Tribunal de Justiça, a Central de Alvarás é responsável pela consulta processual para efetivação dos benefícios legais, como alvará de soltura, progressão de regime ao semiaberto e aberto, livramento condicional e saídas temporárias para tratamento de saúde dos custodiados de várias unidades prisionais de Mato Grosso do Sul.

Edvânia afirma que se aperfeiçoou na área de execução penal e progressão de regime

Atuando há quatro meses na Central de Alvarás, a servidora Edvânia Biserra Amario Garcia, da área de Segurança e Custódia, assegura que aprendeu muitos pontos importantes na questão de execução penal e progressão de regime. “Agora vou ficar mais atenta em todas as pesquisas que eu for realizar, além disso, vai facilitar na hora da análise de cada interno, vou conseguir identificar uma situação ou pendência com mais agilidade”, ressaltou.

Para fechar a capacitação, os servidores participaram de uma palestra motivacional com o tema “Integração de Equipe e a Importância da Comunicação”, ministrada pelo coronel do Corpo de Bombeiros Militar da Reserva Remunerada, Sidnei Ribeiro da Cruz, através de dinâmicas em grupo, exemplos visuais e demonstração de conceitos.

De acordo com o diretor da Espen, Vilson Guedes, o projeto da escola é oportunizar qualificação dos servidores de todas as áreas da Agepen. “O objetivo da Espen é sempre trabalhar agregando conhecimento, atualização, dando um suporte de trabalho para nossos colegas que estão nas unidades penais e em diferentes setores”, finalizou.

Portal do MS/PH

Servidores da Agepen, Segurança Pública, Ampliação do Conhecimento Técnico

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens