Quarta-Feira 24/04/2024 18:11

Após cinco assassinatos em uma semana, indígenas buscam solução para coibir crimes em aldeias

Ações Judiciais - Homicídios

 

Morales fala que encontro era esperado e acredita em debate positivo - Crédito: Foto: Osvaldo Duarte

Na segunda-feira (17), lideranças indígenas de Dourados devem se reunir com o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira, em Campo Grande, para debater a violência na Reserva Indígena da maior cidade do interior de Mato Grosso do Sul. 

De acordo com o líder indígena, Israel Morales, o encontro está agendado para 10h30 na sede da Governadoria. 

Morales disse que representantes da aldeia Jaguapirú, aldeia Bororó e de aldeias de Caarapó estarão na reunião, a qual é buscada há tempos pelos mesmos. 

“Nós tentamos essa conversa já algum tempo e o motivo é buscar apoio e mais segurança para nosso povo, que tem sofrido com a violência” disse. 

Ele cita exemplos de assassinatos ocorridos, como o noticiado pelo Dourados News, nesta manhã (15). Dois indígenas foram mortos brutalmente nas proximidades da Missão Caiuás. Tratava-se de tio e sobrinho que foram mortos com golpes de facão. 

O representante afirma de que o grupo irá propor ao Estado, que seja autorizada a presença constante da Polícia Militar na aldeia. 

“Nós queremos a PM nas aldeias. Essa medida ajudaria muito, pois, colocar a segurança apenas a cargo da Polícia Federal está dificultando”, disse. 

Outros pontos abordados na pauta, serão o fácil acesso dos indígenas a álcool de drogas nas aldeias de Dourados. 

SEQUÊNCIA DE ASSASSINATOS

Entre os dias 07 e 14 de junho, cinco mortes violentas foram registradas na Reserva Indígena. 

O primeiro caso ocorreu no dia 07 de junho. O casal Rosilene Rosa Pedro, 34, e Osvaldo Ferreira, 38, foi morto na aldeia Bororó. 

A mulher sofreu abuso sexual antes de ser morta. Os dois foram mortos com golpes de facão. O motivo seria o medo de que Rosilene e Osvaldo revelassem algo sobre outro crime ocorrido anteriormente na aldeia. 

Já no dia 12 de junho, um corpo foi encontrado em um poço desativado na Reserva Indígena, sendo posteriormente identificado como Júnior Abraão da Silva, 22. 

O crime foi motivado por ciúmes, conforme apurou a polícia.  Um adolescente de 16 anos foi apreendido e Maycon Oliveira de Souza, 20, acabou preso pelo crime.  A vítima mantinha relacionamento com a atual namorada de Maycon, que, com ciúme, combinou com o menor de mata-lo. 

Já nesta sexta-feira (14), Josias da Silva Machado, 48, e Pedro Avila Morales Filho,19, respectivamente tio e sobrinho, foram assassinados na Reserva Indígena, próximo a Missão Caiuás.

Conforme mostrado pelo Dourados News, a suspeita que o duplo homicídio tenha sido realizado por grupo de três ou quatro pessoas. 

Dourados News/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens