Sexta-Feira 26/04/2024 00:33

Opinião: Lesão de Durant, título dos Raptors e troca de Anthony Davis sacodem o futuro da NBA

Mundo - Esporte - NBA/ Basquete

Sequência de fatos desencadeia efeito dominó com drásticas transformações no cenário da liga para a próxima temporada. Mudança da estrutura de poder entre as equipes é a consequência mais esperada

Arte GloboEsporte.com

A lesão de Kevin Durant e o título do Toronto Raptors reforçaram, em medidas diferentes, a perspectiva de um período de negociações livres dos mais efervescentes e engenhosos nos últimos anos da NBA. A grande turbulência, no entanto, veio no último sábado, quando após meses de negociações, Pelicans e Lakers finalmente se acertaram: Anthony Davis vestirá roxo e amarelo em 2019-2020. Além de soar como peça mexida que dá o "start" de um efeito dominó, o anúncio deu ao fã da NBA a certeza de que muita coisa será diferente a partir da próxima temporada. E os três protagonistas do noticiário recente (Durant, Kawhi/Raptors e Davis) terão tido papéis fundamentais nesse processo de mudança. Analisemos os porquês.

O fator Kevin Durant

Antes de entender o peso do camisa 35 na equação da free agency, vale a observação, um parêntese em relação a um aspecto interessante na sua carreira. Quando trocou o Oklahoma City Thunder pelo Golden State Warriors no dia 7 de julho de 2016, Kevin Durant comprou a antipatia de boa parcela dos fãs da NBA. E de fato, havia uma dose de polêmica na decisão. Pelo sonho de ser campeão e pelo desafio de jogar um novo estilo, o astro deixou para trás o companheiro Russell Westbrook justo para fazer parte do time que o eliminara nas finais de Conferência dos playoffs daquele mesmo ano de 2016.

Três anos depois, Durant se viu protagonista de uma narrativa completamente diferente. Se antes foi "traidor de Oklahoma", ao fim dos playoffs de 2019 saiu de cena como uma espécie de mártir dos Warriors. Longe de estar fisicamente perfeito mas com o aval dos médicos e da direção, entrou em quadra para um jogo 5 da final da NBA que poderia ser o do fim do sonho do título dos Warriors. Voltou a se lesionar e teve que assimilar a notícia mais difícil de sua carreira: ruptura do tendão de Aquiles.

Sim, havia um título em jogo, mas toda moeda tem dois lados. Financeiramente o cenário era colorido. Saudável, o astro tinha a opção de seguir com os Warriors por mais uma temporada (US$ 31,5 milhões) ou rejeitar essa possibilidade para assinar um contrato máximo com outra equipe (estimado em US$164 milhões por 4 anos). À revelia dos cifrões e com pecha de jogador que procura caminhos mais fáceis, o ala foi para a quadra. Não se resguardou, não se escondeu, e optou por brigar pela sobrevivência de sua equipe. Quase uma fábula esportiva.

De volta ao efeito dominó, qual o impacto da grave lesão de Durant para a free agency e para a liga? O fato novo levanta dúvidas em relação à capacidade do jogador atrair outros astros caso opte por deixar o Golden State Warriors. Se Kyrie Irving considerava formar dueto com Durant nos Knicks, o cenário já não é tão convidativo assim. Em relação aos rivais dos Warriors, sua lesão (assim como a de Klay Thompson) pode ter sido fator motivador para que os Lakers fossem mais agressivos e conseguissem Anthony Davis, já projetando uma disputa pelo título mais aberta em 2019-2020.

Knicks e Nets à espera de Durant?

Kevin Durant era ao lado de Kawhi Leonard, o ativo mais cobiçado do próximo período de negociações livres da NBA. Algumas franquias como New York Knicks, Brooklyn Nets e Los Angeles Clippers passaram a última temporada "fazendo faxina" em suas folhas salariais na esperança de recebê-los. De fato, antes da lesão, os rumores mais fortes indicavam que Durant fosse buscar novos caminhos ao fim da temporada.

Com a séria lesão, um cenário considerável é que o ala permaneça nos Warriors, optando por cumprir seu último ano de contrato em uma temporada de recuperação física. Outra possibilidade é que o astro opte por um contrato máximo de 5 anos com os Warriors, já que a franquia se diz (segundo Brian Windhorst, da ESPN americana) disposta a investir nesse caminho.

Caso Durant não queira seguir com os Warriors, Knicks e Nets estarão dispostos a oferecer um contrato máximo para o craque? Um Durant combalido serve como cartaz para atrair outras estrelas ávidas por título imediato? Que astro na liga estaria disposto a "desperdiçar" um ano de seu auge esperando a recuperação de Durant para brigar por um título? São questionamentos palpitantes.

Bobby Marks, especialista da ESPN americana para aspectos digamos mercadológicos da NBA, conversou com três dirigentes não revelados e os três disseram que dariam um contrato máximo para Kevin Durant a despeito da grave lesão. O New York Knicks surge como franquia mais inclinada a fazer essa aposta em Durant. Não é difícil imaginar que a equipe queira investir no astro mesmo lesionado, já que vive pleno processo de reconstrução e está há anos desesperada por um jogador desse quilate. Mas novamente, tudo depende do que quer Kevin Durant para a sequência de sua carreira.

O que pode pôr uma pulga atrás da orelha dessas franquias é a capacidade de atrair outras estrelas com Durant fora de combate. Considerando esse aspecto, talvez o primeiro efeito aparente da lesão de Durant seja a inclinação de Kyrie Irving a escolher os Nets, time infinitamente mais competitivo que os Knicks. A lesão de Durant pode também servir como um empurrão para Kyrie se juntar a LeBron e Anthony Davis nos Lakers.

O fator Anthony Davis

Consideremos os seguintes fatos: Kevin Durant com o tendão de Aquiles rompido. Kawhi Leonard campeão, santificado em Toronto, mas de alguma forma ligado à cidade de Los Angeles. Kyrie Irving pendulando entre Nets e Lakers. E Klay Thompson, que rompeu o ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo, “fechado” com os Warriors, que em contrapartida pretendem oferecer ao jogador um contrato máximo.

O que se vê é uma free agency esvaziada de medalhões abertos a mais de uma ou duas possibilidades. Diante desse panorama, Anthony Davis, que não é agente livre mas queria sair de New Orleans mais que qualquer outra coisa, se tornou ainda mais valorizado no mercado para a próxima temporada. Por mais louco que possa parecer, no momento em que foi confirmada a lesão de Durant, os Pelicans tiveram um 'upgrade' em seu poder de barganha.

A prova disso foi dada no sábado, quando diante dessa vitrine esvaziada de medalhões, com LeBron James “solitário” e mergulhado numa lama de 6 temporadas sem ir aos playoffs, o Los Angeles Lakers ofereceu um dos pacotes mais robustos da história recente em troca do Monocelha. Não que Durant considerasse jogar com LeBron, mas a barra pelo título era baixada e Knicks, Nets, Celtics e Clippers eram ameaças em um mercado minguado de superastros disponíveis.

Por Davis, Rob Pelinka e companhia cederam: Lonzo Ball, Brandon Ingram, Josh Hart, três escolhas de primeira rodada (incluindo a escolha número 4 do próximo Draft), além de dois direitos de trocar escolhas com os Lakers sem proteção em 2023 e 2025. No fim das contas, os Lakers se tornam um time muito atraente para a safra de agentes livres que ganhará o mercado no dia 30 de junho. Agente livre irrestrito, Kemba Walker, que já declarou estar disposto a ganhar menos para seguir em Charlotte, pode ser seduzido pela ideia de abandonar a monotonia na Carolina do Norte e disputar um título com LeBron e Davis.

O fator "Toronto-campeão-e-em-lua-de-mel-com-Kawhi"

O título do Toronto Raptors, não apenas por esmagar a hegemonia dos Warriors, mas por toda a circunstância de formação da equipe, dá à liga um senso de "de agora em diante, se trabalhar direitinho dá para beliscar o título". A equipe eliminou um fantasma, e assim, involuntariamente, jogou gasolina no período de negociações livres. Caso Kawhi opte por seguir com os Raptors, obrigará o Los Angeles Clippers a buscar um plano B (Jimmy Butler, que não exercerá último ano pelos 76ers?).

O fato é que com os grandes medalhões lesionados ou restritamente atrelados a uma ou duas equipes, estrelas secundárias da free agency também ganham maior valorização no mercado. É a lei elementar da oferta e da procura. Kemba Walker, Jimmy Butler, D'Angelo Russel (restrito), Nikola Vucevic, Tobias Harris e até mesmo nomes como Julius Randle, Brook Lopez e DeMarcus Cousins sobem na cotação do mercado. Que anotem a placa desse período de negociações livres!

Sport TV/PH

Esporte, NBA, Basquete, Raptors, Anthony Davis

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens