Sábado 20/04/2024 01:21

20ª sessão ordinária da Câmara Municipal recebe presidente da Aced

Ação Legislativa - Tribuna Livre

Presidente da ACED durante uso da tribuna livre (Foto: Filipe Prado)

Também utilizou a tribuna livre o reverendo Evandro de Pinho para falar sobre capelania escolar

A 20ª sessão ordinária da Câmara Municipal, realizada nesta segunda-feira, 17, recebeu para o uso da tribuna livre, o novo presidente da Associação Comercial e Empresarial de Dourados (Aced), Nilson Aparecido dos Santos, que falou sobre o relacionamento da Aced com os meios institucionais, empresariais e comunidade. Também usou da palavra, o reverendo Evandro Modesto de Pinho, capelão da Escola Presbiteriana Erasmo Braga, que abordou a importância da capelania escolar nas escolas municipais.

Nilson dos Santos lembrou-se da criação da Associação Comercial em 1945, com o intuito de desenvolver o bem-estar social, recreativo, cultural e econômico de toda a coletividade douradense. "O associativismo foi a forma encontrada para unir as forças e a ciência, para agregar as classes distintas por natureza, mas com objetivos coletivos. A Aced seguiu as características que a cidade foi desenvolvendo, a agricultura, a pecuária, os serviços, a indústria e os comércios alternativos, se tornaram um polo regional", mencionou.

Conforme o presidente, a Aced está desenvolvendo um trabalho de aproximação de diversas entidades representativas. "Seremos o elo entre o empresariado e o Governo do Estado dentro de muitas ações e já temos uma pauta para alinhar ações conjuntas. O nosso lema é ‘ação e transparência’. Temos uma proposta de projeto para lei de criação do Conselho Municipal de Ciência, Inovação e Tecnologia para a região da Grande Dourados, com o objetivo de ajudar o município a estabelecer diretrizes para política de inovação, através de câmaras técnicas responsáveis pela discussão de programas, elaboração de leis e projetos inovadores como foco de crescimento econômico, social e ambiental", ressaltou Nilson Aparecido dos Santos.

Já o reverendo Evandro Modesto de Pinho, Capelão da Escola Presbiteriana Erasmo Braga, falou sobre a importância do trabalho de capelania escolar. Ele trabalha a mais de 15 anos de forma voluntária em escolas e já atuou em universidades. "Se faz necessário um olhar, um cuidado especial sobre os alunos nas escolas, que hoje estão, muitas vezes, sem direção, sem expectativa, sem futuro, e não é por não termos professores capacitados, mas sim por uma complexidade social que vivemos", enfatizou.

O capelão mencionou que, "por falta de recursos, muitas escolas, por exemplo, não dispõem de psicólogos, pessoas que possam atender professores, pais e alunos e a capelania escolar tem esse viés de ser um atendimento gratuito, feito com amor e carinho, tendo um olhar cuidadoso para aqueles que estão desesperados em sua caminhada".

Ordem do dia A Câmara de Dourados aprovou, em única discussão e votação, o Projeto de Lei nº 121/2019, de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre a criação do fundo municipal dos direitos da pessoa idosa. A proposta foi aprovada em regime de urgência.

Em 2ª discussão e votação, foi aprovado o Projeto de Lei Complementar nº 010/2019, de autoria do vereador Marcelo Mourão (PRP), que acrescenta os artigos 155-A, 155-B, 155-C, 155-D, 155-E, do Código de Postura, que, por sua vez, cria e regulariza a multa para pessoas que realizaram queimadas, valor que varia entre 20 e 30 Uferms, ou seja, entre R$ 564,60 a R$ 846,90.

Ainda foi discutido o Projeto de Lei nº 110/2018 (027), de autoria do Poder Executivo, que altera dispositivos na Lei nº 3.783/2014, que dispõe sobre o Sistema Municipal de Assistência Social (SUAS), que altera para 65 anos a idade mínima para acesso ao Benefício de Prestação Continuada, se igualando a Lei Federal nº 8742/1993, sendo aprovado por unanimidade.

Também foi aprovado o Projeto de Lei nº 124/2018 (033), de autoria do Poder Executivo, que dispõe sobre desafetação de áreas que indica para fins de implantação do Programa Lote Humanizado – Autoconstrução, da Lei nº 4.185/2018. (Campina Verde).

De autoria do vereador Toninho Cruz (PSB), foi discutido e aprovado o Projeto de Lei nº 061/2019, que dispõe sobre a semana do lixo zero, no município.

Ainda foi apresentado e aprovado o Projeto de Lei nº 085/2019, de Mauricio Lemes (PSB), que denomina Afife Maksoud Bussuan, o Centro de Especialidades em Reabilitação (CER), localizado no Bairro Terra Roxa.

O Projeto de Lei nº 097/2019, de autoria do vereador Madson Valente (DEM), que cria a Semana de Conscientização e Institui o Dia Municipal da Síndrome de Down, a ser comemorado no dia 21 de março, foi aprovado por unanimidade dos presentes.

Em primeira discussão e votação, foi aprovado o Projeto de Lei nº 132/2018 (037), do Poder Executivo, que dispõe sobre desafetação e autorização para posterior doação, da área que indica, ao fundo de Arrendamento Residencial (FAR), administrado pela Caixa Econômica Federal, através do Programa Minha Casa, Minha Vida (Residencial Greenville).

Também foram aprovados os projetos de Lei nº 094/2019 e 103/2019, de autoria dos vereadores Lia Nogueira (PR) e Jânio Miguel (PR), respectivamente, que dispõe sobre a implantação da carteira de vacinação eletrônica no município e declara de Utilidade Pública Municipal a Associação de Moradores do Jardim Ouro Fino.

Em única discussão e votação, foi aprovado o Projeto de Decreto Legislativo nº 035/2019, de autoria do vereador Romualdo Ramim (PDT), que concede Título de Cidadão Douradense a José Geraldo Pinheiro, em reconhecimento aos relevantes serviços prestado a população.

Câmara Municipal de Dourados/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens