Quarta-Feira 13/11/2019 08:13

Companhia aérea é autuada pelo Procon/MS por descumprir normas da Anac

Estado - Empreendedorismo - Defesa do Consumidor

Foto: Divulgação/ Procon 

 Acionada por passageiros que se sentiram prejudicados pela falta de atitude da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, equipe de fiscalização da Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon/MS) realizou diligência no Aeroporto Internacional de Campo Grande na manhã desta terça-feira (2.7), onde constatou várias irregularidades em prejuízo dos consumidores e autuou a companhia aérea.

O problema que motivou a fiscalização do Procon Estadual se originou com o cancelamento de dois voos partindo de Campo Grande, um deles previsto para a 01h00 e o outro para as 02h30, não tendo a companhia aérea se disposto a fornecer opções de realocação rápida e nem mesmo alimentação e hospedagem, de acordo com o que determina a resolução 400/2016 da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), gerando aos consumidores despesas extras, uma vez que tiveram de procurar soluções por iniciativa própria.

Ficou constatado que passageiros esperaram na fila por aproximadamente seis horas, a maior parte do tempo em pé, tendo um dos gerentes da empresa alegado que as pessoas não se deslocariam do local, por isso a dificuldade de oferecer pelo menos alimentação. Em conversa com a fiscalização ele alegou, ainda, ter havido mudanças nas normas da Anac, mas que, mesmo assim, faria a “gentileza” de oferecer alimentação aos passageiros, enquanto se analisava a possibilidade de realocação.

A presença da equipe de fiscalização chamou a atenção das pessoas que passaram a reclamar e relatar a situação vivida, entre elas crianças, que afirmaram estar com fome e sem assistência da companhia aérea. Passageiros se demonstravam inconformados por perderem compromissos assumidos anteriormente. Outros alegavam que perderiam conexões, inclusive para voos internacionais.

Consumidores relataram também que com o cancelamento dos voos, deixaram de participar de congressos e por isso terão prejuízos com hospedagens já pagas em hotéis da cidade de destino, transfer e passeios agendados. Pela falta de informação, alguns passageiros decidiram adquirir passagens em outras companhias aéreas, arcando assim com prejuízo ainda maior.

Em se falando de “solução”, uma das alternativas oferecidas pela Azul foi a mudança na data da viagem para dois dias, aceita por um dos passageiros diante da argumentação do agente da empresa de que seria o melhor caminho para não ter de permanecer um dia inteiro em viagem sem qualquer assistência com hospedagem ou alimentação.

Vale ressaltar que qualquer tentativa de amenizar os problemas causados aos consumidores só foi tomada após a presença e intervenção da equipe de fiscalização. Novamente ficou demonstrada a importância de denúncias pelos consumidores para que o órgão estadual de defesa possa agir, afirmou Marcelo Salomão, superintendente do Procon/MS, órgão vinculado a Secretaria de Estado dos Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho (Sedhast).

Portal do MS/PH

Mato Grosso do Sul, Companhia Aérea, Procon/MS, Anac

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários

Tempo / Clima

Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens