Quarta-Feira 23/10/2019 20:32

Aprovado projeto que cria Cartão de Vacinação Eletrônico em Dourados

Ação Legislativa - Implementação da Carteira de Vacinação Eletrônica

Vereadora apresenta projeto de lei, que cria Cartão de Vacinação Eletrônico (Foto: Eliel Oliveira)

De iniciativa da vereadora Lia Nogueira (PL), o projeto de Lei que trata da implementação da Carteira de Vacinação Eletrônica, foi aprovado em segunda votação na Câmara Municipal de Dourados, pela maioria dos parlamentares. O projeto que a partir da sanção da prefeita, Délia Razuk (PR), pode virar lei, irá tornar o sistema de imunização do município mais ágil, moderno e eficiente.

Com a implementação da carteira de vacinação eletrônica, por meio de um banco de dados online de livre acesso aos usuários e às Unidades Básicas de Saúde, isso irá assegurar e garantir um processo mais eficiente e eficaz quanto à imunização da população. De acordo com a autora do projeto, a medida tem a finalidade de resguardar os dados do usuário visando proporcionar maior agilidade na hora da vacinação de crianças e adultos na Rede Pública de Saúde de Dourados.

Lia Nogueira explicou que o cartão de vacinação é um documento obrigatório que garante o acesso de trabalhadores a benefícios sociais, bem como ao ingresso e permanência de crianças e adolescentes nas escolas. "Com a criação do cartão eletrônico, os dados dos usuários que foram vacinados deverão ser salvos em um banco de dados eletrônico, evitando qualquer confusão ou transtorno para saber se aquele paciente já recebeu determinada vacina ou não. Ao longo da vida das crianças, acontece de muitos pais perderem estes cartões de papel, o que dificulta o controle por parte da saúde do município e dos próprios pais", explicou Lia.

Conforme ainda a parlamentar, este projeto vai facilitar a vida dos usuários da Rede Pública Municipal de Saúde, que muitas vezes perdem ou têm a carteirinha de vacinação deteriorada com o tempo e acabam tendo de ser imunizados mais de uma vez pela mesma enfermidade. "O objetivo do cartão eletrônico é justamente isso, facilitar a vida dos pais, dos usuários da saúde e garantir que ele receba todas as vacinas em dia, com as respectivas doses, num controle muito maior", esclareceu a vereadora.

Lia Nogueira relatou também que, além do usuário, o cartão eletrônico trará um maior controle econômico ao município, pois irá racionalizar a compra de vacinas e irá diminuir a confecção de cartões de papel. "As duas partes vão sair ganhando, o município economizando e os usuários da Rede Pública de Saúde que vão manter sua imunização em dia e terão um histórico de suas vacinas arquivado digitalmente com segurança. Creio que será uma excelente ferramenta para o município dentro de uma política de contenção de gastos, de eficiência e humanização. Acredito na sensibilidade e na visão de gestora moderna e comprometida com a população da prefeita Délia, em tornar o projeto lei municipal. Quem vai ganhar com isso é a cidade", destacou Lia Nogueira.

Câmara Municipal de Dourados/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários

Tempo / Clima

Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens