Quinta-Feira 25/04/2024 17:47

Obrigação de asfalto provocou queda de 40% em obras, dizem contrutoras

Estado - Obras - Imóveis

Em audiência, setor tenta evitar que portaria do governo federal seja mantida (Foto: Fernanda Palheta)

Em Mato Grosso do Sul, o número de construções de imóveis executadas por pequenas construtoras sofreu redução de 40%, mercado atingido pela portaria do governo federal que proíbe financiamento pelo programa Minha Casa Minha Vida em ruas sem asfalto.

O índice foi apresentado esta manhã, durante audiência pública na Câmara Municipal de Vereadores que discutiu a mudança imposta pelo Ministério das Cidades. A plateia estava lotada com representantes do setor e, ainda, moradores de bairro que aproveitaram a oportunidade para reivindicar asfaltamento.

Desde 2016, três portarias foram editadas prorrogando o prazo em que as construções em vias sem asfalto seriam permitidas, o que teria ocorrido por pressão do setor de construção, segundo o presidente da Acomasul (Associação dos Construtores de MS), Adão Castilho. A partir desse ano, somente a venda desses imóveis está permitida.

Castilho explicou que as prorrogações atenderam somente ao poder público, para que se adequassem e asfaltassem as ruas. Nesse tempo, o setor se mobilizou para derrubar a portaria e, com nova dilação de prazos, a audiência foi solicitada para discutir a medida.

Segundo ele, o setor pede que as ruas sejam asfaltadas ou que o governo federal retire a portaria.

O diretor-técnico da Fenapec (Federação Nacional de Pequenos Construtores), Luciano Rufato, explicou que uma nova portaria será editada para preencher lacunas que as outras não resolveram e fizeram com que algumas instituições financeiras não aceitassem o financiamento.

Castilho ainda divulgou números que evidenciariam o impacto da medida para os pequenos construtores em MS. Dados atribuídos à Caixa mostram que, no ano passado, 6,3 mil imóveis foram construídos pelo Minha Casa Minha Vida com financiamento. Destes, 40% foram obras executadas por pequenos empresários e, deste universo, 70% foram construídos em ruas sem asfalto.

Esses imóveis estão localizados no Jardim Noroeste, Nova Lima e Nova Campo Grande, de acordo com Castilho.
A vereadora Dharleng Campos, que propôs audiência, disse que o setor representa 43% da economia do Estado e que é preciso o poder público se responsabilizar para evitar os prejuízos ao setor. Segundo ela, a prefeitura foi convidada a participar do debate, mas não enviou representante.

Campo Grande News/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens