Sexta-Feira 26/04/2024 11:58

Ao menos 18 crianças menores de 2 anos foram separadas dos pais na fronteira americana, diz relatório

Mundo - Geral - Fronteira Americana

A foto, tirada em dezembro de 2018, mostra crianças migrantes recebem doces de um voluntário enquanto aguardam transporte para abrigos de emergência em El Paso, no Texas. — Foto: Jose Luis Gonzalez/Reuters

Pelo menos 18 crianças menores de 2 anos de idade foram separados dos pais na fronteira entre Estados Unidos e México, e nove delas tinham menos de um ano. Elas ficaram longe da família por períodos de 20 dias até 6 meses. O levantamento, inédito, foi divulgado nesta sexta-feira (12) em um relatório elaborado pela Câmara de Representantes dos EUA.

Em dois casos, envolvendo bebês hondurenhos que tinham apenas 8 meses e 1 ano e 7 meses quando foram levados, não está claro se as crianças chegaram a se reunir com as famílias. A criança mais nova, um bebê romeno, tinha apenas 4 meses ao ser tirada do pai.

Das 18 crianças, 10 eram de Honduras, 3 do México, 1 da Hungria, 2 da Romênia e 2 da Guatemala.

O relatório de sexta-feira foi elaborado a pedido dos democratas e traz novas informações a respeito de pelo menos 2.648 crianças que foram separadas dos pais pelo governo Trump entre abril e junho de 2018. Nesse período, entrou em vigor a "política de tolerância zero"americana.

Até hoje, segundo o relatório, ao menos 30 dessas crianças continuam separadas dos pais, apesar de um mandato judicial de reunificação emitido há mais de ano.

Outras milhares de crianças podem ter sido separadas dos pais antes de abril de 2018 e mais de 700 desde junho do ano passado até maio deste ano.

"As separações de crianças pelo governo Trump foram mais prejudiciais, traumáticas e caóticas do que o anteriormente conhecido", diz o texto.

Detenções mais longas que o permitido

Pelo menos 241 crianças que foram separadas dos pais ficaram em instalações da patrulha de fronteira americana (CBP, na sigla em inglês) por mais tempo que as 72 horas permitidas por lei, e mais de 400 foram transportadas entre várias instalações da organização.

Muitas crianças que foram separadas dos pais ficaram sob custódia do governo por muito mais tempo do que o que se sabia antes — pelo menos 679 foram mantidas por períodos de 46 a 75 dias, e mais de 50 foram mantidas por períodos entre 6 meses e um ano. Mais de 25 crianças foram mantidas sob custódia por mais de um ano.

Mesmo depois de serem reunidas com as famílias, centenas de crianças continuaram detidas em centros para famílias por meses — o limite máximo é de 20 dias.

"Os registros obtidos pelo comitê indicam que o governo Trump separou as crianças desnecessariamente, causando atrasos nas reunificações e separações que duram até hoje", destaca o relatório. Em alguns casos, pais foram deportados sem seus filhos.

G1/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens