Quarta-Feira 24/04/2024 08:39

Dourados já registrou 13 casos de maus-tratos a crianças em 2019

Polícia - Violência


Divulgação

Dourados já registrou 13 casos de maus-tratos a crianças entre 1º de janeiro e 15 de julho deste ano. O número avançou em dois registros, comparado ao mesmo período de 2018, quando 11 crianças acabaram vítimas de violência e abandono dentro de casa. 

Ao todo, 2018 teve 27 casos de maus-tratos com incidência de uma morte. 

Conforme o delegado regional da Polícia Civil, Lupércio Degerone, a maioria das ações está ligada ao alcoolismo, consumo de drogas e a maternidade/paternidade prematura. 

“Em alguns casos vemos a completa inaptidão psicológica e estrutural para o exercício dessa função tão nobre. Há pais que sempre tiveram indícios de agressividade, violência, desde o convívio com os próprio pais, a sociedade e depois com a chegada dos filhos a transferência disso às crianças”, explica. 

A idade das vítimas tem variado entre 1,9 a oito anos. O delegado garante que as polícias não medem esforços na repressão desse tipo de crime. Ele também comentou que os aspectos preventivos cabem a outros setores da sociedade organizada como igrejas, família, conselhos municipais, entre outros.

Outro órgão que atua no combate à violência e maus-tratos a crianças é o Ministério Público Estadual. Por meio da 17ª Promotoria de Justiça, o MPE adota providências extrajudiciais e judiciais cabíveis para fazer cessar o ato de violência e resguardar os direitos da vítima.

Conforme a assessoria, “as medidas podem incluir o afastamento do agressor do convívio familiar ou, até mesmo, a retirada da criança daquela situação vulnerante com a consequente inserção em família extensa biológica ou não biológica ou, em último caso, em serviço de acolhimento familiar ou institucional”.

Para a Justiça, a violência pode ser física, emocional ou psíquica. “Abandono, agressão, privação de alimento, maus-tratos, são algumas formas de violência. Os principais fatores, infelizmente, estão ligados ao consumo de álcool e drogas por parte dos responsáveis legais”, afirma o promotor Luiz Gustavo Camacho Terçariol.

Para o representante da Justiça, a sociedade precisa se comprometer e denunciar todo e qualquer caso de maus-tratos. “Calar-se é o pior mal para a situação de violência se perpetuar”, avalia.

CASOS

Do ano passado pra cá o registro com maior repercussão foi o do menino Rodrigo Moura Santos, 1, morto após ser agredido pela madrasta sob a conivência do pai, que também é acusado por maus-tratos. 

Já neste ano, um menino de 3 anos foi agredido a chineladas pelo pai após ter beijado outra criança. Ele sofreu golpes no rosto e o pai acabou indiciado por lesão corporal dolosa, violência doméstica e outros agravantes.

No início de julho, mãe e padrasto foram presos acusados de espancar o filho da mulher de apenas dois anos. A polícia descobriu que no ano passado a criança precisou passar por cirurgia após ser pisoteada pelo acusado. 

Neste final de semana uma mulher foi presa depois de bater na filha sem qualquer motivo, chegando até a colocar o dedo nos olhos da vítima. Logo na segunda-feira (15), um novo caso: pai desferiu chineladas no rosto do filho de apenas 3 anos após chegar bêbado em casa.

Dourados News/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens