Quinta-Feira 28/03/2024 09:19

Mundial MTB 24h Solo confirma cidade de MS como Capital dos Esportes de Aventura

Esporte - Aventura

Divulgação/Prefeitura de Costa Rica

A cidade de Costa Rica (MS), considerada Capital Estadual dos Esportes de Aventura, viverá, neste fim de semana, um momento histórico. Entre sábado e domingo (27 e 28), receberá o Campeonato Mundial Mountain Bike 24 Horas Solo, realizado pela WEMBO (Organização Mundial de Mountain Bike Endurance). Será a primeira vez que o Brasil recebe uma competição deste nível, em que 500 ciclistas de 12 países e 18 estados brasileiros irão pedalar pelas trilhas da região. Haverá ainda a quarta etapa da Brasil Ride Trail Run Series, com outros 150 participantes. Assim, a expectativa é de que mais de 1.000 turistas, entre atletas, familiares e membros das equipes, visitem a cidade por conta das provas.

"Não tenho dúvida de que este fim de semana será um marco na história de Costa Rica, uma cidade que já é conhecida nacionalmente por ter uma excelente administração pública e que, agora, mais do que nunca, coloca seu nome em destaque no esporte internacional, com a realização do Mundial MTB 24h Solo. Este é o momento em que serão conhecidos os campeões do mundo em 2019 nas elites masculina e feminina, além de diversas categorias por idade. Como um esportista desde os tempos de adolescência e organizador de eventos há 15 anos, fico muito feliz por fazer parte de tudo isso", comenta Mario Roma, organizador do Mundial MTB 24h Solo e fundador da Brasil Ride.

Prefeito da cidade sul-mato-grossense, Waldeli dos Santos Rosa destacou a importância do evento, realizado pela primeira vez no Brasil. "Costa Rica nos últimos anos avançou em vários aspectos no turismo, com a realização de eventos esportivos de aventura. Acreditamos que o Campeonato Mundial MTB 24h Solo, será um marco para nossa cidade, internacionalmente, com a vinda de representantes de 12 países. Sem dúvida todos os competidores, equipes e turistas que vierem participar do campeonato irão se impressionar com nossa cidade, o turismo e seu povo hospitaleiro. Costa Rica é incrível", comenta Waldeli.

Quem visitar Costa Rica deve se programar para chegar mais cedo e aproveitar para conhecer as belezas naturais do município. Outra opção é estender a viagem em mais alguns dias, caso tenha disponibilidade. São várias as atrações turísticas da cidade, agradando a todos os gostos. Sejam os mais aventureiros ou aqueles que apenas querem estar em contato com a natureza. Opções de entretenimento e lazer não faltam na cidade da região Norte do Mato Grosso do Sul.

Principal ponto turístico local, o Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú impressiona pela riqueza natural e pela estrutura. Assim, não poderia deixar de fazer parte do circuito de 29 km do Mundial MTB 24h e da Trail Run Series. Com área de 57 hectares e vegetação típica do cerrado, o Salto do Sucuriú está localizado a 3 km da área urbana. Possui estacionamento de veículos, lanchonete, banheiros, quadra de areia para prática de vôlei e futebol, quiosques próximos à piscina natural e mirantes onde é possível vislumbrar lindas cachoeiras. A prática de esportes de aventura, como rapel, rafting e tirolesa, é pura diversão. A exploração das trilhas propicia ao visitante um contato direto com a mata virgem, que apresenta rica biodiversidade.

Nas corredeiras do Rio Sucuriú a emoção toma conta dos turistas que praticam o rafting em 8 km de corredeiras em percurso de 2 horas e meia. O circuito de tirolesa torna a visita ao parque municipal ainda mais inesquecível. Uma das vias com queda de 70 metros termina em um banho de piscina (Tirolesa da Libélula), outra possui 230 metros (Tirolesa do Tucano) e a mais extensa tem 400 metros (Tirolesa da Andorinha), proporcionando ao turista uma visão maravilhosa do Salto Majestoso. Tal atividade permite ao praticante a emoção de voar por vales contemplando as mais belas paisagens.

Outras atrações

Outros parques e cachoeiras destacam-se em Costa Rica. O Parque Natural Municipal da Lage, a 17 km da cidade, possui um balneário composto por diversas piscinas naturais do Ribeirão de Lages e um pequeno cânion com saltos, grutas sob pedras, corredeiras dentro da mata virgem, cuja beleza poderá ser observada nos mirantes. As Cachoeiras da Arara e da Rapadura, que ficam a 45 e 47 km do centro da cidade, respectivamente, próximas de Alcinópolis, contam com quedas de 30 metros, apresentam vegetação rica em espécies do cerrado, mata estacionária e ciliar de encosta com formação de vale profundo.

O Parque Estadual das Nascentes do Rio Taquari fica a 50 km do município, na rodovia que liga Costa Rica a Baús. O parque foi criado devido à iniciativa da população, preocupada com a proteção das nascentes do rio Taquari. Uma de suas grandes riquezas são os sítios arqueológicos, além de um cenário de ampla beleza cênica, que se compõe por um conjunto de seis grandes cânions, trabalho de milhões de anos de escavação na borda ocidental do Planalto Central Brasileiro, onde o pôr-do-sol é inesquecível.

Costa Rica tem ainda uma parte do maior parque do bioma cerrado do Brasil: o Parque Nacional das Emas, onde a área de 133 mil hectares apresenta vegetação predominante de cerrado do tipo senso strictu, com vasta diversidade de flora e fauna. Apresenta ainda o raro fenômeno da Bioluminescência dos Cupinzeiros, denominada "As luzes dos Chapadões", que consiste na irradiação de luzes fosforescentes de cor azul-esverdeada, produzidas por pequenas larvas que se hospedam nos cupinzeiros.

Transmissão ao vivo

O Mundial MTB 24h Solo terá transmissão ao vivo nas redes sociais da Brasil Ride, no YouTube e no Facebook. Confira os horários previstos - todos de MS, 11h45 (abertura), 14h, 16h, 18h, 21h, 00h, 7h, 9h e 11h (encerramento).

O circuito do Mundial 

O circuito de Costa Rica para a edição de 2019 do Campeonato Mundial Mountain Bike 24 Horas Solo conta com 29 km de extensão e 500 metros de altimetria acumulada, tendo como atrações a passagem pela belíssima cachoeira do Parque Natural Municipal Salto do Sucuriú e também pelo meio de uma pedreira ativa da cidade.

Números da edição

Estão confirmados os seguintes países no Mundial MTB 24h Solo: Brasil, Canadá, EUA, Itália, Reino Unido, Paraguai, Ucrânia, Argentina, México, Portugal, Austrália e Espanha. Com o total de 241 participantes na disputa solo, a edição de 2019 supera o Mundial da Escócia, em 2018, quando 151 ciclistas estiveram no país do Reino Unido, em Fort William.

Programação

A pista do Mundial terá abertura para reconhecimento na sexta-feira (26), às 8h, enquanto a arena (Centro de Eventos Ramez Tebet) e a secretária serão abertas às 15h do mesmo dia, data reservada para o briefing técnico, às 178h30. A pista também estará aberta no sábado, das 6h30 às 10h, outra vez para reconhecimento. A largada, às 11h, será no estilo Le Mans, com os ciclistas correndo a pé até suas bikes. O percurso será fechado às 11h do domingo (28), quando os campeões de todas as categorias serão conhecidos.

O Campeonato Mundial Mountain Bike 24 Horas Solo é organizado pela Brasil Ride, com a chancela da WEMBO (Organização Mundial de Mountain Bike de Endurance) e tem Costa Rica (MS) como cidade-sede. Os patrocinadores são Land Rover, Shimano, Specialized e Unidas - Aluguel de Carros. Conect Car, Full Gas, LAF Corretora de Seguros, La Maglia, Oakley, Garmin, Squirt, Shop2gether, Red Bull e Thule são os apoiadores.

Dourados News/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 4,955
Euro 5,380
Franco suíço 5,606
Yuan 0,689
Iene 0,033
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens