Quinta-Feira 25/04/2024 08:07

Índia propõe revogar status especial dado à Caxemira

Mundo - Negócios - Política

Artigo 370 da Constituição indiana dá certa autonomia à região, palco de conflitos com o Paquistão. A oposição prevê uma tempestade política e social na área.

O ministro indiano Amit Shah ao chegar ao Parlamento em Nova Déli, nesta segunda-feira (5) — Foto: REUTERS/Stringer

O governo da Índia propôs ao Parlamento nesta segunda-feira (5) a revogação do status especial dado à região da Caxemira, que garante mais autonomia administrativa.

A Caxemira é uma região no norte da Índia que é disputada com o Paquistão. Os dois países já tiveram três guerras desde 1947 por causa do território.

A Índia enviou dezenas de milhares de tropas a mais para o território da Caxemira nesta segunda (5), e políticos locais estão em prisão domiciliar, de acordo com a CNN. Uma pane dos serviços de comunicação atingiu a Caxemira, e há medidas para proibir encontros em locais públicos.

O Paquistão reagiu à proposta do governo indiano com uma nota oficial em que qualificou como ilegal o projeto de lei para restringir a autonomia da Caxemira, de acordo com a agência France Press.

“O Paquistão condena fortemente e rechaça o anúncio [feito pelo governo da Índia]. Nenhuma medida unilateral do governo indiano pode mudar esse status”, afirmou, em um comunicado, o Ministério de Relações Exteriores.

A nota diz ainda que o Paquistão fará tudo ao seu alcance para impedir a medida.

Caxemira tem sua Constituição

A parte indiana do território da Caxemira tem uma certa autonomia: uma Constituição própria, uma bandeira separada e independência sobre todos os assuntos, exceto os externos, e que evolvam defesa e comunicações. É isso que pode mudar.

O ministro do Interior da Índia, Amit Shah, anunciou a intenção de revogar da Constituição do país o artigo que concede privilégios especiais ao estado da Caxemira.

Conflito na Caxemira: por que Índia e Paquistão disputam a região que vive nova escalada de tensão

"A partir do momento em que o presidente dá o consentimento, e [o texto] é publicado no Diário Oficial, nenhuma das disposições do artigo 370 [que permite autonomia à Caxemira] será aplicável", disse Shah, o ministro do Interior, no Parlamento.

A ex-ministra-chefe do estado, Mehbooba Mufti, escreveu em uma rede social que a medida torna a Índia uma força de ocupação na área. "É o dia mais sombrio da democracia indiana", afirmou. "A decisão unilateral do governo indiano de descartar o artigo 370 é ilegal e inconstitucional, o que tornará a Índia uma força ocupacional".

Conflito entre Índia e Paquistão

A população da Caxemira é de maioria muçulmana, ao contrário da Índia, que é majoritariamente hindu.

O Paquistão, um país muçulmano, reivindica o território antes mesmo da independência em relação ao Reino Unido. O governante local da década de 1940 escolheu anexar o território à Índia.

Houve uma guerra que durou dois anos, em 1947. Uma segunda guerra aconteceu em 1965. E uma terceira, breve, em 1999, quando os dois países já possuíam armas nucleares.

Ataques no começo de 2019

Em fevereiro, houve um ataque na região que matou mais de 40 soldados indianos. A Índia afirmou que os autores eram grupos terroristas que tinham campos de treinamento no país vizinho.

Os indianos afirmaram então que bombardearam o campo de treinamento no território paquistanês.

O Paquistão derrubou dois caças e capturou um piloto da Força Aérea indiana –posteriormente, entregue ao país vizinho.

G1

Índia, Negócios, Política, Caxemira

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens