Quinta-Feira 25/04/2024 03:36

Brasil tem 1.388 casos de sarampo em 2019; 95% deles estão em São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro e Paraná

Brasil - Saúde - Combate e Prevenção

Veja a lista das 53 cidades do país com surto da doença. Faixa etária com maior número de casos é a de 20 a 29 anos, com 37% dos registros.

Foto: Divulgação 

Desde a primeira semana de 2019, o Brasil registrou 1.388 casos confirmados de sarampo, sendo que 1.322 deles (95,2%) ocorreram no Rio de Janeiro, em São Paulo, na Bahia e no Paraná, que apresentam surto da doença (veja a lista das cidades abaixo). O restante, 66 infecções (4,8%), ocorreram em outros estados do Brasil. Os dados são do Ministério da Saúde e divulgados nesta quarta-feira (14).

O sarampo é uma doença extremamente contagiosa causada por um vírus do gênero Morbillivirus, da família Paramyxoviridae. A transmissão pode ocorrer por meio da fala, tosse e/ou espirro. O quadro de infecção pode ser grave, com complicações principalmente em crianças desnutridas ou com sistema imunológico debilitado.

Sarampo: tire dúvidas sobre a vacina disponível no SUS
Sarampo: você está em dia com a sua vacina?

As últimas onze semanas epidemiológicas (20 a 31) apresentaram uma disparada no número de casos confirmados, número intensificado pelo estado de São Paulo. Durante este período, 1.226 novos pacientes com a doença foram recebidos pelas unidades de saúde, sendo que 1.220 foram infecções em território paulista.

Como é possível ver no gráfico acima, 99,5% dos novos casos que ocorreram desde o início de maio estão em São Paulo. Apenas na última semana, o estado teve uma alta de 36% no número de infecções. Os dados da Secretaria Estadual da Saúde paulista apontam que a capital tem 75,5% dos pacientes.

Vacina do sarampo

Há uma campanha de vacinação nos estados com surto, com doses disponíveis nas unidades do Sistema Único de Saúde. A população com idade entre 20 e 29 anos é a mais afetada até agora e, por isso, é prioridade na imunização.

Incidência do sarampo de acordo com a faixa etária
Dados são referentes às semanas epidemiológicas 20 a 31
<1 ano: 1701 a 4 anos: 1085 a 9 anos: 3410 a 14 anos: 3415 a 19 anos: 13120 a 29 anos: 43630 a 39 anos: 17740 a 49 anos: 53>50 anos: 34
20 a 29 anos
Casos: 436
Fonte: Ministério da Saúde

Nenhum dos estados com maior número de casos atingiu a cobertura vacinal de 95% da tríplice viral. A vacina garante a imunização contra sarampo, caxumba e rubéola em crianças de um ano de idade. Rio de Janeiro tem o menor índice, com 51,23% do grupo infantil protegido; depois, temos Bahia, com 61,69%; São Paulo, com 74,65%; e Paraná, com 89,53%.

Preciso tomar?

Cada estado tem uma campanha em curso. São Paulo, por exemplo, quer vacinar 4,4 milhões de jovens de 15 a 29 anos. Até 8 de agosto, apenas 1,2 milhões de pessoas dessa faixa etária tinham sido protegidas – o número representa 27% da meta.

A vacina não é restrita ao público jovem - eles são o foco para garantir uma barreira de proteção contra o vírus enquanto há o surto. Veja abaixo quem pode/deve e quem não pode/deve receber uma dose contra o sarampo:

Bebês com menos de 6 meses: contraindicada a vacina em quaisquer circunstâncias.
Bebês de 6 meses a 1 ano de idade: devem tomar a vacina, dependendo da orientação municipal. Alguns municípios do estado de São Paulo, Rio de Janeiro e a cidade de Salvador estão recomendando. Para informações, consulte o site.
Crianças de 12 meses: deve ser dada uma dose
Crianças de 15 meses: devem receber a segunda dose
Crianças e Adolescentes que só tomaram uma dose: devem receber a segunda dose.
Adolescentes e adultos jovens, de 15 a 29 anos, no Município de São Paulo: devem receber mais uma dose, independentemente do número de doses anteriores.
Pessoas até 29 anos de idade, em geral: devem ter 2 doses na vida, com intervalo de 1 mês entre elas.
Pessoas entre 30 e 50 anos de idade: devem fazer 1 dose se não souberem seu estado vacinal. Idealmente devem ter duas doses feitas na vida.
Pessoas com 60 anos ou mais de idade: não precisa ser vacinado. Mas não há limite de idade para receber a vacina. Idosos podem receber a vacina.

Lista de cidades com surto da doença

São Paulo:

Aspasia
Atibaia
Barueri
Caçapava
Caieiras
Campinas
Capela Do Alto
Carapicuíba
Diadema
Embu
Fernandópolis
Franca
Francisco Morato
Franco Da Rocha
Guarulhos
Hortolândia
Indaiatuba
Itapetininga
Itaquaquecetuba
Itu
Jales
Jose Bonifácio
Jundiaí
Mairiporã
Marilia
Mauá
Mogi Das Cruzes
Osasco
Pindamonhangaba
Piracaia
Poá
Praia Grande
Ribeirão Pires
Ribeirão Preto
Rio Grande Da Serra
Santo André
Santos
São Bernardo Do Campo
São Caetano Do Su
São Jose Do Rio Preto
São Jose Dos Campos
São Paulo
Sertãozinho
Sorocaba
Sumaré
Taboão Da Serra
Taubaté
Valinhos
Votorantim

Rio de Janeiro:

Nilópolis
Paraty

Bahia:

Salvador

Paraná:

Campina Grande do Sul

Bem Estar/PH

Brasil, Saúde, Combate e Prevenção, Vacinação

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens