Quarta-Feira 24/04/2024 08:18

Ataque a bomba em mesquita no Paquistão deixa mortos; irmão de chefe do Talibã está entre vítimas, diz agência

Mundo - Geral - Ataques Terroristas

Equipes antibomba inspecionam uma mesquita depois de uma explosão nesta sexta-feira (16) em Kuchlak, nos arredores de Quetta, no Paquistão. — Foto: Stringer/Reuters

Um ataque a bomba a uma mesquita no Paquistão matou ao menos quatro pessoas nesta sexta-feira (16). Fontes disseram à agência Reuters que, entre as vítimas, está Hafiz Ahmadullah, irmão do chefe do Talibã no Afeganistão, Haibatullah Akhundzada. A polícia, no entanto, não confirmou a identidade das vítimas.

Até o momento, nenhum grupo reivindicou autoria da explosão. O atentado ocorre em meio à tentativa do governo dos Estados Unidosem estabelecer diálogo com o Talibã para, enfim, retirar militares norte-americanos do Afeganistão.

Segundo a polícia, mais de 20 pessoas ficaram feridas no atentado ao templo localizado a 25 quilômetros da cidade de Quetta, no sudoeste do Paquistão. O número de mortos também pode aumentar, dada a gravidade do ataque. O imã – sacerdote muçulmano – responsável pela mesquita está entre os mortos.

"[A bomba] Era um dispositivo equipado com um relógio que foi colocado debaixo da cadeira de madeira onde ficava o sacerdote", disse Abdul Razzaq Cheema, chefe de polícia em Quetta.

O chefe Talibã Haibatullah Akhundzada, irmão de uma das vítimas, não estava na mesquita no momento da explosão. As fontes disseram à Reuters que o filho do chefe do grupo também se feriu no ataque.

Paquistaneses suspeitam de que o governo do Afeganistão, inimigo do Talibã, esteja por trás do ataque. As autoridades afegãs não comentaram sobre a explosão na mesquita.

Tentativas de paz

O Paquistão prometeu ajudar os Estados Unidos a interromper a guerra no Afeganistão. Negociadores norte-americanos e do Talibã recentemente relataram avanços significativos nas negociações sediadas no Catar.

Entretanto, a explosão na mesquita nesta sexta-feira aumenta preocupação sobre as tratativas de paz no país.

Os Estados Unidos prometem retirar os militares do Afeganistão em troca de o Talibã não usar o país asiático para fins terroristas.

Os militantes, que lutam para estabelecer um califado em território afegão, também devem se comprometer a expandir as conversas com o governo do Afeganistão – que é apoiado pelos EUA – e iniciar um cessar-fogo.

O presidente dos EUA, Donald Trump, insiste em retornar os militares norte-americanos, mas muitos afegãos temem que a retirada deixe o governo lutando sozinho contra o Talibã.

Os EUA têm cerca de 14 mil militares no Afeganistão. O foco do governo norte-americano é treinar forças afegãs e combater o terrorismo.

O Talibã ocupa o maior território desde que os Estados Unidos derrubaram a facção do poder no Afeganistão em 2001, quando o grupo abrigou militantes da Al-Qaeda envolvidos nos atentados de 11 de Setembro.

G1/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens