Quarta-Feira 18/09/2019 15:49

Rogério Ceni x Sampaoli: duelo entre Cruzeiro e Santos opõe, pela primeira vez, "aluno e professor"

Brasil - Esporte - Futebol

Técnico estreará pelo Cruzeiro diante do Peixe, comandado pelo técnico ao qual é declaradamente admirador do trabalho; em 2016, observou treinos do argentino no Sevilla

Arte/ GloboEsporte.com

Cruzeiro e Santos se enfrentam neste domingo, no Mineirão, pela 15ª rodada do Brasileiro, em um jogo que promete, pelas ideias dos treinadores, ser aberto e intenso. Rogério Ceni, que declaradamente se inspira em Jorge Sampaoli, enfrentará o "mestre" argentino pela primeira vez na carreira em sua estreia pela Raposa.

De um lado, Rogério Ceni, que consolidou um trabalho de reestruturação no Fortaleza, levando o time de volta à Série A. Do outro, Jorge Sampaoli, com passagem pelo futebol europeu, disputa de Copa do Mundo pela Argentina, título da Copa América pelo Chile e que, no Brasil, é o técnico sensação em 2019. Trajetórias distintas, mas que se aproximaram em 2016, justamente em função do estilo de jogo.

Rogério Ceni deixou a carreira vitoriosa de goleiro no fim de 2015 e, no ano seguinte, aproveitou para intensificar a preparação para iniciar o caminho como treinador. Em meio aos estudos na Europa, Ceni fez questão de observar o trabalho de Jorge Sampaoli durante uma semana. À época, o argentino comandava o Sevilla, da Espanha.

A opção do brasileiro aconteceu justamente pela admiração ao estilo demonstrado pelas equipes de Sampaoli, de agressividade e ofensividade, como o próprio Ceni disse em entrevista oficial ao site do clube espanhol, na época, colocando o argentino no patamar de Pep Guardiola e Jürgen Klopp, que atualmente dirigem Manchester City e Liverpool, respectivamente.

– Sempre gostei do estilo de jogo de suas equipes, agressivo e ofensivo o tempo todo. No futebol moderno, ele é um dos melhores, assim como Pep Guardiola, Jurgen Klopp.

E a observação rendeu frutos para o que Rogério, hoje treinador, pensa sobre o estilo de jogo. Na chegada a Belo Horizonte para assinar com o Cruzeiro, ele deixou bem claro o que queria mudar na equipe:

– A gente vai tentar fazer um time mais rápido e agressivo possível.

Admiração que segue

A admiração de Rogério por Jorge Sampaoli segue. Na entrevista de apresentação na Toca da Raposa, na última terça-feira, ele tratou o Santos como uma das equipes mais organizadas e difíceis de serem vencidas e chamou o treinador de "acima da média".

– Acho que ele é um técnico acima da média, um técnico fora da curva. Merecedor de todo sucesso que tem aqui. Há três anos, fui a Sevilla e assisti a uma semana de trabalho dele. Não é difícil compreender o porquê de o Santos jogar dessa maneira no Campeonato Brasileiro. É uma das equipes mais organizadas, mais difíceis de serem vencidas.

A reciprocidade existe. Jorge Sampaoli relembrou os dias de "estágio" de Ceni na Espanha e fez questão de exaltar o trabalho desenvolvido pelo companheiro de profissão no comando do Fortaleza, pelo qual foi campeão da Série B, em 2018, e do Cearense e da Copa do Nordeste este ano. O argentino ainda ressalta que o trabalho de Ceni no Nordeste foi muito além dos resultados.

– (Ele) foi ver treinos no Sevilla. Queria começar logo a carreira. Tinha ideias novas e boas intenções. Agradou muito que alguém tão representativo me visse trabalhar. Feliz por enfrentá-lo agora.

– Fez grandes coisas em Fortaleza, sustentou muita coisa além do resultado. Tem convicções claras. O valorizo como pessoa e profissional. Tomara que tenhamos um grande jogo.

O Santos é o líder da competição, com 32 pontos em 42 disputados. A missão de Ceni no Cruzeiro é fazer um campeonato de recuperação, já que o time está na zona de rebaixamento, em 17º, com 11 pontos.

Globo Esporte/PH

Brasil, Esporte, Futebol, Rogério Ceni, Cruzeiro, Santos

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários

Tempo / Clima

Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens