Quarta-Feira 24/04/2024 01:47

Em busca de certificação e sonhos, 101 mil fazem o Encceja hoje em MS

Estado - Educação - Encceja

Candidatos aguardam na entrada da Escola Joaquim Murtinho, em Campo Grande; abertura dos portões para aplicação do Encceja. (Foto: Humberto Marques)

Serão aplicadas a partir das 8h deste domingo (25) as provas do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), que em Mato Grosso do Sul envolve 101.354 estudantes que não concluíram o Ensino Fundamental ou Médio e veem nesta a oportunidade de concluir a educação básica e sonhar com uma profissão no futuro, objetivos que muitas vezes foram suspensos em virtude de outras situações colocadas como prioritárias.

“Parei de estudar faz um ano. Fui até o segundo (ano) do Ensino Médio e parei no último porque comecei a trabalhar. Ficou muito puxado, a rotina estava muito cansativa e, aí, estacionei os estudos”, disse Stephany Aparecida, 20, que presta o Encceja na EscolaEstadual Joaquim Murtinho, em Campo Grande. “Ainda bem que tem essa chance para retomar”, prosseguiu.

Stephany afirma que não pretende parar com a certificação do Ensino Médio. “Quero fazer uma faculdade, ainda estou pesquisando o curso, mas quem sabe?”. A meta é a mesma de Rafaela de Oliveira Nogueira, 20, que sonha em se formar em Enfermagem “e dar um futuro melhor para os meus filhos”, disse ela, que há três meses somou os estudos para o Encceja em sua rotina diária. “Comprei a apostila e estudei em casa. Estou preocupada mesmo é com a redação”, comentou.

As duas candidatas prestariam o Exame na Escola Estadual Lúcia Martins Coelho, e estão entre as centenas que se concentravam desde as primeiras horas da manhã em frente a escolas que sediarão os exames. Maria Rosa dos Santos, 28, saiu de madrugada de Rochedo –a 74 km de Campo Grande– com o marido, para ambos prestarem as provas na Escola Estadual Joaquim Murtinho, no Centro.

“Viemos no ônibus da prefeitura. Eu tenho de fazer as provas só de tarde porque no ano passado reprovei em duas”, disse Maria, que não conseguiu aprovação em História e Geografia em 2018 por apenas um ponto e, agora, buscará a certificação do Ensino Fundamental. “Vou ficar aqui esperando”, contou, já em frente ao Joaquim Murtinho.

Já para Denise Rocha da Silva, 28, a prova também é uma tentativa de apagar os maus momentos vividos no ano passado: grávida de 8 meses, ela prestou o Encceja em um dia de chuva forte e escorregou ao subir as escadas. “Consegui fazer as provas, mas estava muito nervosa e faltaram algumas matérias”, contou ela, que tentará o diploma de Ensino Fundamental dez anos depois de ter parado de estudar.

Regras – O Encceja será realizado ao longo de todo o domingo. Pela manhã, as provas do Ensino Fundamental avaliam Ciências Naturais e Matemática e as do Ensino Médio, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias. A duração é de 4 horas: os portões abrem às 7h (horário de Mato Grosso do Sul) e fecham às 7h45. A prova começa às 8h e termina às 12h.

À tarde, a prova do Ensino Fundamental avalia Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física e Redação e História e Geografia; e a do Médio envolve Linguagens e Códigos e suas Tecnologias e Redação, além de Ciências Humanas e suas Tecnologias, com duração de 5 horas.

No período da tarde os portões abrem às 13h30 (horário de Mato Grosso do Sul) e fecham às 14h15. Às 14h30 tem o início da prova com término às 19h30.

O exame mede as competências dos candidatos no currículo dos ensinos Fundamental (que tem 27.869 candidatos inscritos no Estado) e Médio (73.845), além de proporcionar certificação de escolaridade. (Colaborou Gabriel Neris)

Campo Grande News/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens