Quarta-Feira 18/09/2019 16:15

Desempenho industrial de MS alcança maior patamar em 23 meses

Estado - Economia - Índice Geral de Desempenho Industrial

Foto: Divulgação 

O IGDI (Índice Geral de Desempenho Industrial) de Mato Grosso do Sul, que foi criado pelo Radar Industrial da Fiems e é calculado com base nas pesquisas de Confiança e Sondagem Industrial, alcançou, em julho deste ano, o maior patamar dos últimos 23 meses. No respectivo mês, o Índice somou 57,4 pontos, indicando um avanço de 5 pontos na comparação com junho deste ano e sendo o 2º melhor da série histórica iniciada em janeiro de 2017.

Na avaliação do presidente da Fiems, Sérgio Longen, essa pontuação do IGDI só demonstra que, mês a mês, estamos acumulando resultados positivos nos principais indicadores do setor industrial do Estado, principalmente, na geração de empregos. “Além disso, a intenção de investimentos dos empresários industriais do Estado voltou a crescer nos últimos meses, assim como o retorno da confiança do setor”, analisou.

Para o empresário, de um modo geral, os indicadores industriais demonstram que o setor continua avançando e já é possível constatar uma retomada do crescimento após um período de retração econômica. “Ainda não é o que nós precisamos e esperávamos, mas entendo esses números como muito positivos e, passo a passo, vamos alcançando um desempenho satisfatório”, projetou o presidente da Fiems.

Sérgio Longen acrescenta que não tem como fazer uma avaliação de que esses números já são um reflexo da aprovação da Reforma da Previdência pelo Câmara dos Deputados. “Claro que isso vai contribuir, mas, acredito que esses dados positivos estão atrelados à liberação de recursos com juros mais satisfatórios, que permitiram a retomada dos investimentos em vários segmentos da indústria. Porém, eu não vi ainda uma política pública que possa ser a responsável por essa retomada da economia, passa mais por um arranjo da atividade econômica, que está fazendo com que a base de consumo melhore. E dessa forma o Brasil vai se arrumando”, concluiu.

Os dados

O coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da Fiems, Ezequiel Resende, explica que, na passagem de junho para julho, teve aumento em todas as variáveis de avaliação. “Com destaque para o crescimento ocorrido na participação das empresas com produção estável ou crescente, na participação das empresas que contrataram e no nível de utilização da capacidade instalada”, pontuou.

Quanto à atividade, ele reforça que se constatou em julho que a produção ficou estável em 51,4% dos estabelecimentos, contra 54,2% no mês de junho. “Já as empresas que apresentaram expansão responderam por 31,4% do total, contra 13,9% no mês anterior. Adicionalmente, o empresário industrial de Mato Grosso do Sul continua otimista em relação aos próximos seis meses, com os índices de intenção de investimento e confiança permanecendo em patamares positivos”, argumentou.

O Índice

O IGDI reflete a percepção do empresário em relação ao desempenho apresentado pela atividade industrial. “Na elaboração, foram selecionadas cinco variáveis - emprego, investimento, produção industrial, utilização da capacidade instalada e confiança – e todas com peso de 20% na composição do Índice”, detalhou o coordenador da Unidade de Economia, Estudos e Pesquisas da Fiems.

No caso do emprego na indústria, o IGDI utiliza o percentual de estabelecimentos que aumentaram o número de empregados, enquanto na parte de investimento o Índice leva em consideração a intenção de investimentos para os próximos seis meses. Já da produção é usado o percentual de indústrias com a produção estável ou crescente, da utilização da capacidade instalada se pega o percentual médio e da confiança a base é o ICEI (Índice de Confiança do Empresário Industrial).

O IGDI Fiems contou com a avaliação, validação e auxílio técnico do professor-doutor Leandro Sauer, da Escola de Administração e Negócios e do Programa de Pós-Graduação em Administração (Mestrado e Doutorado) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (ESAN/UFMS). “O professor é matemático com atuação na utilização de métodos quantitativos em economia e tem comprovada experiência na elaboração e uso de indicadores sintéticos”, reforçou o economista.

Divulgação

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários

Tempo / Clima

Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens