Quarta-Feira 18/09/2019 15:59

MS em chamas: em 1 dia, Estado teve quase 400 focos de queimadas

Estado - Natureza - Incndios

Imagem feita pelo grupo do Prevfogo, em Corumbá. (Foto: Divulgação)

As estatísticas de focos de incêndio mostram que a segunda-feira, dia 9, foi fogo em Mato Grosso do Sul. A data registrou o recorde de queimadas num único dia. De acordo com o coordenador do PrevFogo, Márcio Ferreira Yule, foram 397 focos no Estado ontem, sendo a maioria em Corumbá: 144 queimadas.

A maior parte dos incêndios se explica pela ação humana, apesar da proibição de queimada controlada em meses críticos no Pantanal, o fogo é lançado e rapidamente se espalha.

“O fator humano provoca 99% dos incêndios. Alguém coloca fogo por algum motivo, renovar pasto, incêndio por vingança, negligência. Em virtude dessas condições climáticas, o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de MS) suspende há muito tempo as queimadas controladas em agosto, setembro e outubro no bioma Pantanal. O homem é responsável por quase todos os incêndios”, afirma o coordenador do PrevFogo, que é ligado ao Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis).

Corumbá, município na região no Pantanal e a 419 km de Campo Grande, sofre com o fogo. A segunda-feira foi de pane nos serviços de telefonia porque um incêndio rompeu cabo de fibra ótica.
Postes de energia também foram queimados e fazendas da região ficaram sem luz. A fumaça “importada” de queimadas da Bolívia, com quem faz fronteira, também voltaram a encobrir a cidade nesta terça.

Em um 2018 atípico, em que a chuva forte espantou o fogo, Corumbá nem entrou no ranking dos municípios brasileiros com mais queimadas. Mas 2019 trouxe um pacote que favorece os focos de incêndio: vento forte, baixa umidade relativa do ar, tempo seco e acúmulo de material. O resultado é que o município está em segundo lugar no ranking nacional de focos de incêndio. De janeiro até setembro, Corumbá contabiliza 2.884 focos.

“O regime do fogo é cíclico. No ano passado, queimou muito pouco em Corumbá e acumulou muito material para esse ano”, afirma Yule. Desde quinta-feira, o trabalho de combate ao fogo se intensificou no município pantaneiro.

Segundo o coordenador do PrevFogo, as brigadas do Ibama têm atuado 24 horas, com dois esquadrão de dia e dois à noite. Os pontos com mais focos ficam na BR-262, entre Corumbá e Porto Morrinho, e na Estrada Parque. De acordo com o Corpo de Bombeiros, incêndio na tarde de ontem, na região de Porto Morrinho, chegou próximo ao pedágio, a 70 km da área urbana de Corumbá. Os focos persistem na vegetação e a queima de material lenhoso (tocos e troncos) provoca muita fumaça nesta terça-feira (dia 10).

Depois de Corumbá, Porto Murtinho é o segundo município com mais queimadas. O fogo se concentra na terra indígena dos kadiwéus. “Temos duas brigadas lá. Estão trabalhando com bastante intensidade no combate”, afirma Yule.

Destruição – Na rodovia MS-178, que liga Bonito a Bodoquena, uma linha de fogo se espalhou às margens da pista, avançando para as propriedades rurais. Imagens de drone mostram a destruição do fogo e tronco de árvore em chamas. O circuito dos incêndios se espalha por Aquidauana, Bonito, Bodoquena, Miranda, Corumbá e Porto Murtinho.

Em 2019, o Ibama contratou 91 brigadista para combate aos incêndios. O contrato tem validade de seis meses e prioriza o período marcado pela seca no Estado. Nessa última década, houve mudança somente no mês com mais focos de incêndio. Até 2010, o predomínio era o mês de agosto. Agora, os recordes são de setembro. O combate a o fogo é feito com

Vai chover? – De acordo com o meteorologista Natálio Abrahão Filho, da Uniderp, há previsão de chuva forte para Mato Grosso do Sul no dia 22, véspera da Primavera.

Meteorologista do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), Ernesto Alvin afirma que 2019 é ano de El Niño, fenômeno que deixa a chuva “presa” no Norte da Argentina e no Sul do Brasil. Na quinta-feira, uma frente fria se aproxima do Estado, mas traz apensa expectativa de melhora na umidade do ar, sem chuva substancial. MS é o oitavo no ranking nacional dos incêndios, com 8.623 focos desde janeiro.

Campo Grande News/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1 Encontro dos Amigos da Empaer

    1 Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espao Guaruj

  • Caravana da Sade em Dourados II

    Caravana da Sade em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomo

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários

Tempo / Clima

Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que uma estelionat...Tem uma senhora dai de Campo Grande que uma estelionatria aqui em Cuiab, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como fao pra denunciar ela a nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doena mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irm Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha me esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irm foi vista nessa regio

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irm Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha me esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa regio , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabns, pelo espao criado. Muito bem trabalhado e notcias expostas com clareza exatido. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Cmara.moravam em Corao de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha famlia toda procura por notcias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custdio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens