Quinta-Feira 18/04/2024 19:19

Com estado de emergência, MS quer aviões no combate a incêndios

Estado - Natureza - Queimadas

Jaime Verruck confirmou que governo estadual vai decretar estado de emergência (Foto: Henrique Kawaminami)

Da sala de situação da Defesa Civil estadual, na manhã desta quarta-feira (11), o secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), Jaime Verruck, confirmou que o governo decidiu decretar situação de emergência por causa das queimadas. O ato será publicado nesta quinta.

Verruck apontou que a medida foi acatada pelo governador Reinaldo Azambuja (PSDB). Segundo o secretário, as consequências à saúde, produção agrícola, riscos nas rodovias e impactos na fauna e flora estaduais motivaram o decreto.

O titular da Semagro adiantou que vai solicitar apoio do governo federal e do Exército Brasileiro. A administração estadual quer usar aeronaves e helicópteros das forças de segurança a fim de alcançar locais de difícil acesso para combater incêndios.

O Corpo de Bombeiros sobrevoa, nesta quarta, dez pontos de calor considerados críticos no Estado. A maior parte dos focos fica na região do Pantanal.

Verruck ainda lembrou de resolução, publicada em 2014, que proíbe queimadas controladas em Mato Grosso do Sul entre 1º de agosto e 30 de setembro. Na área pantaneira, a vedação se estende até 31 de outubro.

Segundo o secretário, 90% dos incêndios florestais são provocados pela população. A PMA (Polícia Militar Ambiental) investiga os casos de queimadas criminosas, produz relatórios e autua os responsáveis.

Com 1.552 focos de incêndios florestais neste mês, segundo dados do Inpe (Instituto Nacional de Meteorologia), Mato Grosso do Sul só fica atrás de Mato Grosso (4.781) e Rondônia (1.611).

No acumulado de 2019 já são 6.301 queimadas detectadas. O número supera a quantidade de focos acumulados em seis dos últimos dez anos (2.380 em 2018; 5.737 em 2017; 4.617 em 2015; 2.214 em 2014; 3.615 em 2013; 3.731 em 2011).

Sem chuva – Presente na sala de situação, a meteorologista do Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima), Franciane Rodrigues, explicou que setembro é o mês mais crítico do ano em queimadas. Ela aponta que a chuva pode amenizar a situação somente em outubro.

O Cemtec já registrou umidade relativa do ar em 10% no Estado este ano. O recorde é de 6%, registrados em 2010, na cidade de Coxim.

Combate – De acordo com o coordenador da Defesa Civil estadual, coronel Fábio Catarineli, aproximadamente 1,5 mil pessoas trabalham no combate ao fogo no Estado, efetivos somados de PMA, Corpo de Bombeiros e Prevfogo/Ibama (Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis). A região pantaneira, em Corumbá, Aquidauana, Porto Murtinho e Bodoquena, concentra as ações.

Segundo os Bombeiros, foi criado regime operacional diferenciado de trabalho para minimizar os focos de calor. São 200 militares na escala normal, reforçados por 56 extras, que deixaram folga ou funções administrativas. As equipes contam ainda com 29 viaturas extras.

Capital – O Corpo de Bombeiros revelou que atendeu 5.126 ocorrências de queimadas este ano no Estado, das quais 2.913 em Campo Grande. No mesmo período do ano passado foram registrados 4.653 casos em Mato Grosso do Sul – 3.947 na Capital.

Campo Grande News/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens