Quinta-Feira 28/03/2024 17:03

Falta de transparência e participação social comprometem concessão de saneamento, diz Elias

Ação Legislativa - Saneamento e Esgotamento

Vereador Elias Ishy durante o uso na tribuna da sessão ordinária [Foto: Thiago Morais]
 

O vereador Elias Ishy (PT) falou na última sessão realizada na Câmara de Dourados das ações em torno do contrato de programa de concessão dos serviços de saneamento e esgotamento sanitário no município. Ele lembrou que no passado indicou a análise técnica, jurídica e econômica (incluindo a análise da política tarifária estadual atualmente praticada) para o contrato que seria firmado entre a prefeitura e a contratada. "A falta desse estudo compromete a negociação", afirma.

O parlamentar fez uma crítica ao processo e afirmou estar de acordo com o Ministério Público, inclusive que havia encaminhado o pedido de análise a promotoria responsável. Anteriormente, Ishy também já havia se posicionado publicamente sobre a prorrogação do contrato por seis meses, uma vez que o Executivo não teve a capacidade de cumprir com algumas obrigações em tempo hábil, como é o caso de garantir a transparência e a participação social no processo. "Nosso mandato alertou inúmeras vezes por meio de indicações e requerimentos, o que é lamentável", diz ele.

Em 2016, na gestão anterior, foram realizadas tentativas de aprovação da renovação da concessão com a Sanesul (Empresa de Saneamento Básico de Mato Grosso do Sul) por 30 anos, às pressas, sem o PMSB (Plano Municipal de Saneamento Básico) requisito legal e obrigatório. Por meio de uma ação do vereador e da vereadora Virginia Magrini, junto ao MP, essa ação foi suspensa e, posteriormente, retirada da Câmara pela atual gestão.

Em 2019, Ishy apresentou um Projeto de Lei (PL) que estabelecia a obrigatoriedade de consulta pública para a autorização de concessão, que foi aprovado pela Câmara, mas vetado pelo Executivo. O Projeto de Autorização dos serviços também chegou aos mesmos moldes do passado para ser debatido - em regime de urgência, ou seja, não foi necessária uma segunda votação para ser encaminhado para sanção da prefeitura. Como havia a possibilidade de aprovação do marco regulatório do saneamento a nível federal, que alterava a legislação, as empresas públicas estariam na mira do setor privado, abrindo brecha à privatização. Como decisão política, a Câmara decidiu aprovar para não correr o risco. Ishy, no entanto, fez dura crítica à situação em que foram colocados os vereadores.

Para ele, ficou clara a falta de transparência e participação social no debate, inclusive o parlamentar conheceu parte da minuta do projeto um dia antes da apresentação pública, já que pediu que fosse encaminhado a ele, por meio da Comissão de Acompanhamento criada no legislativo para fiscalizar as tratativas, para que não ficassem apenas entre "Estado e Município". Ainda assim, o vereador afirma que identificou avanços frutos de debates na Casa de Leis, como o desconto de 50% nas faturas dos imóveis do município, os R$ 4 por ligação real de água existente na conta do Fundo Municipal de Saneamento, além da redução da tarifa de esgoto em pelo menos 10%.

"Destaco a atuação do MP, fundamental para garantir a legalidade e a supremacia do interesse público em tudo que envolve os serviços de captação, tratamento e distribuição de água e o tratamento do esgoto no município pelos próximos 30 anos. Agora é continuar a atuar junto com o MP e a Comissão para acompanhar o processo", finaliza o vereador.

Câmara Municipal de Dourados/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 4,955
Euro 5,380
Franco suíço 5,606
Yuan 0,689
Iene 0,033
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens