Sexta-Feira 26/04/2024 01:58

Festival Paralímpico acontece no sábado em Campo Grande e reunirá em todo país mais de 11 mil participantes

Eventos - Festival Paralímpico

 

Fotos: CPB

Campo Grande (MS) – Neste sábado (21.9) o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) realiza em parceria com 70 cidades do Brasil, a segunda edição do Festival Paralímpico, em comemoração ao Dia do Atleta Paralímpico, celebrado no dia 22 de setembro.

O evento, que tem como objetivo promover a experimentação do esporte adaptado a cerca de 11 mil crianças, com faixa etária de 10 a 17 anos, acontecerá simultaneamente em várias regiões do país e em Mato Grosso do Sul o Festival será realizado em Campo Grande e Dourados.

Em Campo Grande as atividades acontecerão no Centro Esportivo Mamede Assem José, localizado na Avenida Engenheiro Amélio Carvalho Baís, 1890, recentemente inaugurado pelo Governo do Estado na região do Bairro Vila Almeida. Já em Dourados o encontro paralímpico acontecerá no Clube Indaiá, das 08h às 12h.

A recepção na Capital inicia às 7h30. Serão apresentados de forma lúdica em circuito, três modalidades do esporte paralímpico: atletismo, basquete 3×3 e judô.

A participação é livre e gratuita para as crianças, com ou sem deficiência. Para efetuar a inscrição no evento é preciso enviar um e-mail com o CPF, RG e autorização do uso de imagem no endereço eletrônico bel.quice@hotmail.com. Dúvidas poderão ser esclarecidas também pelo telefone (67) 3323-7205, vagas limitadas.

O projeto tem o entendimento sobre a importância da socialização durante as atividades paralímpicas desenvolvidas, sendo assim, 20% das vagas serão destinadas para crianças ou adolescentes sem deficiência levando em conta familiares e amigos dos alunos, exigindo a mesma faixa etária.

Cada dinâmica será apresentada em grupos, trocando de sessão a cada 30 minutos, tendo 15 minutos para transposição de acordo com o Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB).

Os materiais utilizados serão adaptados por cada núcleo, utilizando materiais como balão, cadeiras de plástico e bolas confeccionadas para a integração dos participantes.

Na primeira edição, realizada em 2018, mais de 10 mil pessoas estiveram envolvidas nas ações do Festival Paralímpico, sendo cerca de 7 mil, crianças, em 48 núcleos.

“As cidades estão dispostas a abraçar o evento, principalmente as Secretarias e isso proporcionou o crescimento do Festival. Recebemos quase 90 candidaturas. Selecionamos as cidades de acordo com a demanda local”, explicou o coordenador de desporto escolar do CPB, departamento responsável pela organização do Festival.

A Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte) é responsável pelo evento na Capital, mobilizando profissionais de educação física e voluntários que conduzirão a programação em cada núcleo.

De acordo com a coordenadora pedagógica do Festival em Campo Grande, Belquice Falcão, o evento vai receber aproximadamente 150 crianças e divulgará as modalidades paralímpicas para a população.

“A nossa meta é despertar a vontade das crianças e adolescentes em praticar o esporte paralímpico e que no futuro essa vivência possa dar frutos, descobrindo talentos e que possamos ter mais atletas representando o MS e o Brasil”, pontuou Belquice.

Mato Grosso do Sul é celeiro de atletas paralímpicos nacionais e internacionais, um exemplo são os atletas destaques no Parapan, Yeltsin Francisco Ortega, Gabriela Mendonça Ferreira, Jair Henrique Souza medalhistas de ouro no atletismo. Luan Simões Pimentel campeão no judô categoria 73kg, Herbert Honório Lemes Oviedo, Heitor Luiz Ramires Camposano, Moacir Fernando Silva Matos, Wesley Gabriel dos Santos Ferreira integrantes da seleção brasileira e campeões do Parapan no futebol de sete.

Portal do MS/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens