Quinta-Feira 25/04/2024 19:53

Juiz manda soltar universitário preso no dia anterior suspeito de tráfico de drogas

Ações Judiciais - Concessão de Liberdade

 

Droga foi apreendida pela Guarda Municipal com o suspeito - Crédito: Osvaldo Duarte/Dourados New

Em decisão proferida no início da tarde de sábado (28) durante o plantão da II Região (Dourados e Itaporã) do Poder Judiciário Estadual, o juiz Emerson Ricardo Fernandes mandou soltar o universitário Gabriel Miranda Morinigo, de 20 anos, preso na noite anterior suspeito de tráfico de drogas em Dourados.

Ele havia sido flagrado por guardas municipais da Romo (Ronda Ostensiva Motorizada) que realizavam rondas pela Rua Eduardo Cersózimo de Souza, no Jardim Universitário, por volta das 19h de sexta-feira (27).

Conforme o registro da ocorrência, eles avistaram o momento em que o suspeito passava uma porção de droga para o amigo e relataram ter encontrado com Gabriel 38 gramas de maconha divididas em quatro porções, além de R$ 50 e três pacotes de seda para enrolar a droga.

Acrescentaram ainda que ele negou o tráfico, mas seu colega disse já ter adquirido entorpecente dele. À Justiça, o MPE-MS (Ministério Público Estadual) requereu a conversão da prisão em flagrante em preventiva, “sustentando quanto a gravidade da conduta, bem ainda, por haver indícios de habitualidade criminosa”.

No entanto, a defesa do autuado “pugnou pela concessão de liberdade provisória, asseverando que não há indícios probatórios suficientes para a caracterização da atividade de traficância, aduzindo que o indiciado é mero usuário”.

Na decisão de ontem, o juiz plantonista concedeu a liberdade provisória a Gabriel Miranda Morinigo e aplicou medida cautelar diversa da prisão “consistente no comparecimento bimestral em juízo”, mas alertou que “em caso de descumprimento, poderá ser decretada a sua prisão preventiva”.

“Ocorre que, da análise dos autos, não vislumbro a necessidade de manutenção da prisão do(a) autuado(a). Com efeito, os indícios de autoria em relação à traficância não foram trazidos com a devida certeza para a decretação da preventiva, neste primeiro momento. Denota-se que foram apreendidos 38 g (trinta e oito gramas) de substância entorpecente, o que não significa grande quantidade. Não é tal quantidade suficiente para se presumir a traficância, num primeiro momento”, pontuou o magistrado.

Ele acrescentou ainda que “em princípio, não houveram indicativos da comercialização de entorpecentes, pois nenhum usuário foi flagrado adquirindo a droga, não foi apreendida qualquer quantia em dinheiro e o mero depoimento dos demais envolvidos, sem o mínimo indício de prova material, não pode ser considerado como prova cabal à caracterização da atividade de traficância, ao menos em depoimentos colhidos sem contraditório (sic)”.

“Assim, a manutenção do investigado no cárcere, quando ainda há sérias dúvidas a respeito da destinação da droga (se era para venda ou para uso) é temerária”, justificou.

Dourados News/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens