Terça-Feira 23/04/2024 05:27

Em apenas 3 dias, Estado bate recorde de queimada dos últimos 7 anos

Estado - Natureza - Incêndios

As queimadas no Pantanal começaram no dia 27 de outubro (Foto: Previfogo MS)

Nos primeiros três dias de novembro, Mato Grosso do Sul bateu o recorde de queimada nos últimos 7 anos. Entre sexta-feira (1°) e domingo (3), foram detectados 376 focos de incêndios florestais, segundo dados Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais). O balanço do primeiro fim de semana do mês desde 2011, quando foram contabilizados 439 focos de focos nos 30 dias de novembro em todo o Estado.

O monitoramento feito pelo satélite de referência ainda aponta o aumento do número de focos de incêndio nos primeiros dias do mês. Na última sexta-feira (1°), 91 focos de fogo foram detectados, no sábado (2) o número subiu para 124 e somente neste domingo (3), foram registrados 161 focos de incêndio.

O município com mais ocorrência é Corumbá, cidade a 419 quilômetros de Campo Grande. Segundo dados do Inpe, a cidade contabilizou 186 focos, o que representa 50% das ocorrências no Estado. Na lista dos municípios mais atingidos pelas queimadas também estão Aquidauana e Miranda, com 65 e 60 focos contabilizados no início do mês, respectivamente.

O tenente-coronel Fernando de Almeida Carminati, aponta que o combate ao fogo é difícil pelas características da região. “É muito difícil o acesso e isso dificulta o combate porque as chamas ficam muito altas”, descreve. Ele ainda lembra que região não é alvo de incêndios de grandes proporções há muitos anos. “A vegetação é muito densa porque massa vegetal está acumulada”, completa.

As queimadas no Pantanal começaram no dia 27 de outubro. O fogo formou uma faixa de área queimada que chegou a 50 km. Até o último sábado (2), quando foi feito o primeiro balanço, a queimada no Pantanal já havia destruído 122 mil hectares de vegetação, entre os municípios de Aquidauana, Miranda e Corumbá. Este é o segundo incêndio de grandes proporções na região este ano e a área queimada já corresponde a cidade do Rio de Janeiro.

Combate - Em novembro, o efetivo empregado nas frentes de queimadas está concentrado na fazenda BR-PEC, a cerca de 60 quilômetros de Miranda. Somente na BR-PEC, o fogo devastou cerca de 56 mil hectares

Na base de apoio, o combate ao fogo é feito pelo Corpo de Bombeiros, exército, PM (Polícia Militar), PF (Polícia Federal), PRF (Polícia Rodoviária Federal) e pessoal do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) e da fazenda BR-PEC, com efetivo de 142 pessoas, além de apoio aéreo.

Segundo o relatório do Corpo de Bombeiros, o avião Air Tractor dos Bombeiros do Distrito Federal chegou neste domingo (3) para compor a força-tarefa. O aparelho com capacidade para despejar até 3 mil litros de água sobre as chamas já foi usado no combate aos focos de incêndio e proteção de reservas ambientais.

Já o reforço de bombeiros e brigadistas de outros estados está sendo discutido na manhã desta segunda-feira (4) pelo Governo do Estado.

Emergência - Mato Grosso do Sul fechou outubro com 2.310 focos de incêndios florestais detectados, maior número para o mês desde 2002, quando foram registrados 2.586. Na última sexta-feira (1º), a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil reconheceu emergência por causa dos incêndios florestais em Aquidauana, Bonito, Corumbá e Miranda. Os municípios haviam entrado no decreto baixado pelo governo do Estado para declarar a situação, em setembro deste ano.

Campo Grande News/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens