Quinta-Feira 21/11/2019 09:39

Fundesporte busca parceria com o Flamengo para alavancar os esportes olímpicos em MS

Estado - Esporte - Parceria

Foto: Divulgação

 

Campo Grande (MS) – Dois dirigentes da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte) estiveram recentemente no Rio de Janeiro-RJ, em visita técnica ao Clube de Regatas do Flamengo. O objetivo da viagem foi conhecer a estrutura, os profissionais e o funcionamento do Centro Unificado de Identificação e Desenvolvimento do Atleta de Rendimento (Cuidar) e Parque Olímpico, além de tentar firmar parceria com a agremiação carioca para alavancar o desenvolvimento dos esportes olímpicos e escolares em Mato Grosso do Sul.

A Fundesporte foi representada pelo gerente geral de Desenvolvimento de Atividades Desportivas (Gedel), professor Paulo Ricardo Nuñez e pelo assessor de gabinete da presidência, Othon Rodrigues Barbosa. Ambos foram convidados pelo ex-atleta da seleção brasileira de basquetebol e diretor-executivo de Esportes Olímpicos do Rubro-Negro, Marcelo Vido. Eles percorreram as dependências onde são praticados o voleibol, basquetebol, ginástica artística, judô, nado artístico, natação, polo aquático, remo e canoagem.

Segundo Othon Barbosa, a ideia do Flamengo é instalar núcleos de captação de atletas pelo país em busca de material humano para as categorias de base. “Eles não estão conseguindo alimentar a base apenas no Rio e querem migrar para outros locais que tenham atletas em desenvolvimento, fazer núcleos, desde que seja conforme a ‘metodologia Flamengo’, em todas as modalidades”.

Em Mato Grosso do Sul, portanto, a agremiação do Rio “adotaria” os esportes olímpicos. “Está bem adiantado o plano de termos uma escola de alto rendimento do Flamengo no Estado. O clube basicamente adotaria os nossos esportes olímpicos. Levamos ao Rio o que precisávamos e eles nos apresentaram o que podem fazer para nos ajudar e agora vamos alinhar estas ideias”, pontua Barbosa. “A meta é estruturar o projeto nestes últimos dois meses de 2019, colocar no papel o esboço do convênio de colaboração e, em 2020, já colocar isso em prática”, complementa.

Capacitação

O dirigente da Fundesporte ressalta que, em um primeiro momento, o clube carioca enviará profissionais de todas as modalidades olímpicas para oferecerem treinamento aos técnicos sul-mato-grossenses que integram o Programa Escolar de Formação e Desenvolvimento Esportivo de Mato Grosso do Sul, responsável por promover a prática desportiva em escolas da Rede Estadual de Ensino. “A intenção é fazer com que os profissionais rubro-negros venham, passem alguns dias e percorram algumas cidades do Estado, levando treinamento aos nossos técnicos, para que estes possam repassar os fundamentos aos seus alunos, em cada escola. Queremos ‘casar’ o Programa Escolar de Formação com essa vinda do pessoal do Flamengo”.

O diretor-executivo de Esportes Olímpicos do Fla esteve em Três Lagoas em julho deste ano para acompanhar a Copa dos Campeões, a grande final dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul. Barbosa revela que o convite para conhecer a instituição esportiva na Cidade Maravilhosa foi feito nesta ocasião.

“Convidei-o até para dar início, motivar esta parceria com o Flamengo. Ele veio, gostou muito, ficou impressionado com o que fazemos aqui no Estado. Ele destacou que era um trabalho diferenciado, que muitos Estados não fazem o que realizamos em Mato Grosso do Sul. Foi então que o Vido vislumbrou a possibilidade de ter uma base muito boa em nosso Estado para ele aproveitar no Flamengo”, comenta Barbosa.

No Rio, os representantes da Fundesporte reuniram-se com Luiz Antônio Moreira Júnior, coordenador científico do Cuidar; Gabriela Pussent, analista financeira do Cuidar; Daniela Antunes, treinadora de ginástica artística; Gustavo de Conti (“Gustavinho”), técnico do time profissional de basquete; Edson Figueiredo, supervisor técnico do remo; Floriano Almeida, coordenador técnico do judô; Fernando Pereira (“Nandão”), treinador da natação e Luiz Guilherme Pereira, analista de negócios sênior, responsável pelo setor de captação de recursos.

“Queremos afinar a ideia da captação conjunta de recursos entre Flamengo e Governo do Estado, para serem aplicados no desporto sul-mato-grossense”, finaliza Barbosa.

No Tricolor

Durante o período no Rio de Janeiro, a Fundesporte também teve encontro marcado com dirigentes do Fluminense Football Club. Na visita, as dependências da agremiação poliesportiva foram apresentadas aos representantes sul-mato-grossenses, que também acompanharam treinamento da equipe feminina de voleibol. No Tricolor, Othon Barbosa e Paulo Nuñez foram recepcionados pelo vice-presidente de Esportes Olímpicos do Fluminense, Marcio Trindade.

 

Portal do MS/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários

Tempo / Clima

Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens