Sexta-Feira 19/04/2024 20:45

Jonathan Azevedo conta como lida com o preconceito no dia a dia: 'Não desejo o mesmo, e sim todo o amor do mundo'

Brasil - Comportamento - Famosos

Jonathan Azevedo conta que o que move seu trabalho é fortalecer a autoestima das crianças que vêm do mesmo lugar que ele — Foto: Elvis Moreira/Divulgação

Jonathan Azevedo tem uma história digna de servir de exemplo para cada menino negro de periferia que sonha driblar os preconceitos e conquistar seus sonhos. Criado na Cruzada São Sebastião, comunidade da Zona Sul do Rio de Janeiro, ele viveu na pele todas as dificuldades que a população de baixa renda passa diariamente no Brasil. Com talento, um carisma inegável e uma vontade enorme de aprender cada vez mais, ocupou seu tempo com esporte e arte na adolescência, até ficar conhecido de todo o Brasil em 2017, ao viver Sabiá na novela A Força do Querer. Hoje um artista de sucesso e brilhando no Dança dos Famosos, ele reflete sobre a importância de valorizar a história e fala dos valores que pretende passar para seu filho.

Às vésperas do Dia da Consciência Negra, data importante para a reflexão sobre a inserção do negro na sociedade e escolhida para ser celebrada em 20 de novembro justamente por ser o dia da morte de Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes negros do Brasil na luta contra a escravidão, o ator fala sobre a importância deste personagem para a nossa história. "Acredito que Zumbi não foi só um herói da cultura negra brasileira e africana. Dentro de tudo que a escola e todas as histórias nos mostram, acho que tem coisas muito ricas que ainda não contaram sobre esse ícone, essa pessoa incrível, esse guerreiro", diz.

"Mais do que o Dia da Consciência Negra, deveríamos frisar que é um dia da consciência humana. Eu tenho total repúdio ao preconceito, mas não respeitar o ser humano é o que me deixa mais indignado."

Criado em uma favela e morando até hoje na comunidade do Vidigal, Jonathan compreende sua responsabilidade enquanto homem negro em destaque na mídia e o seu papel em meio a essa discussão. Ele diz que esta já era uma preocupação em sua vida mesmo antes da fama. "Essa responsabilidade eu já carrego desde que nasci, porque vim de um lugar em que tive que batalhar bastante, estudar muito", conta.

"Tudo que projetei para a minha arte foi pensando em ajudar os meus e mostrar a eles que, buscando sabedoria, é possível ter bastantes riquezas – e uma das riquezas que ninguém pode nos tirar é o nosso conhecimento."

Em um momento em que o país vive uma grande polarização política, Jonathan acredita que os assuntos que realmente deveriam ser discutidos acabam ficando em segundo plano. "Acabei de ler agora o livro 'Escravidão', do Laurentino Gomes, e uma coisa que fica muito marcada na minha cabeça é que as pessoas falam de direita e esquerda, mas ninguém resolve essa questão da escravidão. Não se discute sobre o povo que levantou esse país, que construiu tudo com mão de obra escrava, sem ganhar um nada de dignidade", diz.

"Acho que já está mais do que na hora, não só de termos lugares de destaque para os negros, mas também de discutir como foi feita a história do Brasil e recontar essa história."

O ator afirma que não gosta de entrar em discussões políticas e volta suas energias para entender como tudo funciona. "Não sou muito de conversar, sou mais de estudar. Quando muitos amigos vêm falar de política comigo, vem cada um com um pensamento diferente e tenho sempre uma resposta muito simples: 'Não tem como você saber o que está acontecendo se não for lá conversar com as crianças'. Eu estou lá e, graças a Deus, posso conversar com elas".

"As crianças me dizem seus sonhos e, também, do que têm medo. Então posso, dentro da minha arte, lutar para que esses sonhos comecem a renascer e esses medos a se distanciar. Meu trabalho é totalmente focado em levar autoestima para essa molecada que surge do mesmo lugar que eu vim."

Em cartaz há dois meses com o espetáculo autobiográfico "O Canto do Sabiá", o ator diz que seu intuito com o projeto é justamente mostrar que é possível vencer na vida. "Para mim, é cada dia trabalhar mais, pegar esse espetáculo que estou apresentando e conscientizar os jovens de que há possibilidades, com educação, buscando ler e se autoconhecer. Essa é a minha luta".

Mas engana-se quem pensa que, agora que já conquistou fama em todo o país, ele não passe por mais nenhuma dificuldade. "Estou ultrapassando cada obstáculo até hoje. Eles ainda existem, mas, com sabedoria, estou deixando todos para trás", afirma Jonathan, lembrando que o racismo ainda se faz presente em seu dia a dia e, para encará-lo de frente, se inspira nos ensinamentos de Nelson Mandela.

"Não só presenciei situações de racismo, como sofri e sofro o tempo todo. Mas a maior sabedoria que aprendi com Mandela é saber que uma pessoa racista, além de doente, é burra. Então não desejo o mesmo para ela, e sim todo o amor do mundo. A minha etnia, a minha pessoa, a minha família, são feitas de amor e luz, compaixão e afeto."

O ator, que se tornou pai há pouco mais de um mês com o nascimento do pequeno Matheus Gabriel, conta como pretende preparar seu filho para situações negativas que ele possa sofrer ao longo da vida. "Quero mostrar a ele os lugares que passei e tudo o que fiz para que pudesse dar tudo do bom para ele ter a educação que eu, se não tivesse amigos e se não tivesse batalhado muito, não poderia ter tido. A história é uma forma de ele ser o cara mais rico desse mundo e ficar livre de qualquer escravidão. Porque, com sabedoria, o mundo está na palma da sua mão".

"A única forma de proteger meu filho e todas as crianças da minha comunidade de qualquer preconceito é ensinando de fato a história deles, dando educação e atenção, carinho e amor, para que possam de fato ser crianças. Aí sim vamos poder mudar o amanhã, não só do meu filho, mas de muitas crianças do Brasil."

Sempre focando no lado positivo das coisas, Jonathan tem uma receita para tornar a vida mais leve, mesmo em meio a tantas dificuldades. "Buscar o que de fato te faz feliz. Luz na caminhada e paz sempre!", garante.

GShow/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Indisponível no momento

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens