Quinta-Feira 28/03/2024 04:35

José Loreto fala sobre sua história com a diabetes, doença que tem desde a infância

Brasil - Comportamento - Famosos

José Loreto participou do programa ao lado da médica da família Júlia Rocha — Foto: Reprodução/TV Globo

 

Neste novembro azul, mês de alerta a diabetes, o programa Conversa com Bial recebeu José Loreto e a médica da família Júlia Rocha para falar sobre o tratamento e como é viver com a doença. Nas palavras de Bial, Loreto “se tornou um dos porta-vozes dos portadores de diabetes, desde então luta contra ela usando as armas da boa saúde”.

“Eu me tornei diabético aos 14 anos. De uma hora para outra, o pâncreas pifa, para de fabricar insulina”.

O ator descobriu a doença quando estava em uma viagem com sua família em Natal, sentiu muita sede e começou a passar mal. Seu pai, que é médico, percebeu os sintomas logo de início. “Depois dessa viagem, comecei a ver que toda vez eu urinava na privada, começava a dar formiga”, relembra.

Com o susto dos amigos e familiares, o ator conseguiu normalizar o diagnóstico, regulando sua alimentação, fazendo exercícios e tomando insulina todos os dias. "Enquanto os meninos estavam descobrindo a noitada, comendo de tudo, como fast food, eu já estava me alimentando e mantendo um peso."

Com Bial, Loreto riu ao lembrar que seus pais ficaram mais assustados quando ele virou ator do que quando foi diagnosticado com diabetes e chegou a ser pressionado por eles a abandonar a profissão. Quando surgiu o convite para interpretar Darkson da novela Avenida Brasil, ele se dedicou para entrar no personagem que mudou sua vida. “Eu tinha liberdade pra falar o que quisesse”, disse.

Sempre muito intenso, como Bial o define, o ator que interpretou o locutor e dançarino de baile charme conta que viveu a construção do personagem com muita profundidade.

“Eu me enfiei em todos os bailes charmes do Rio de Janeiro, dancei, fiz aula particular e já estava cobrindo o cara que ficava numa lojinha (como locutor). Fui botando tudo isso no meu corpo. ”

Ele, que também atuou como José Aldo na biografia “Mais forte que o mundo”, interpretou um traficante no filme “Pacificador”, dirigido pelo diretor Paxton Winters. A história, estrelada por José Loreto, Débora Nascimento e Shirley Cruz, representou o Brasil no Concha de Ouro do Festival de San Sebastián, na Espanha.

Para interpretar Nelson, ele teve ajuda de sua ex-mulher, Débora, que o indicou para o papel.

“Eu fui fazer o teste e rolou a química. Um jogo maravilhoso. Débora fez o filme com três meses de gravidez e terminou só depois que a Bela tinha quatro meses. ”

Realidades diferentes

Para somar no papo sobre a doença que José Loreto vive desde os 14 anos, o programa recebeu a médica Júlia Rocha, profissional que trabalha no SUS, em comunidades de baixa renda.

“A nossa luta não é só dentro do escritório, ela extravasa a clínica porque também é uma luta política por direitos. ”

Para a doutora, a diferença de classes impacta diretamente no tratamento da doença. Por conta da falta de informação em relação a diabetes, pela extensa carga horária de trabalho e, por último, pela violência urbana.

“Quando o paciente trabalha, sai de casa cinco horas da manhã, pega duas horas de ônibus, chega no trabalho, trabalha até seis horas da tarde, pega um ônibus e chega em casa às oito, como é que eu vou dizer pra ele que ele vai fazer uma caminhada na praça, se a praça é um ponto do tráfico?”

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, no mundo, são 425 milhões de diabéticos. Para a médica, além da falta de informação e as dificuldades diárias, é necessário mudar hábitos que muitas vezes estão fora de alcance. “De fato, a alimentação é mais barata, mas a gente esquece que as pessoas não têm tempo de preparar seu próprio alimento.”

“A gente sabe que precisa ampliar o número de diagnósticos e a gente precisa melhorar o acesso adequado ao Brasil. ” Júlia também tem um canal em uma plataforma de vídeos, o "Canal Quase Tudo", que explica sobre algumas doenças que percebe serem pouco divulgadas a partir da demanda que recebe do SUS. A Bial, ela crítica o tempo de consulta nos consultórios médicos. Segundo a profissional, no tempo médio de 15 minutos não dá para se informar e nem tratar da doença.

Bial pontuou que a diabetes é “uma doença conhecida mas muito pouco compreendida”. E é com a falta de compreensão que o ator José Loreto diz lidar em seu cotidiano.

GShow/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 4,955
Euro 5,380
Franco suíço 5,606
Yuan 0,689
Iene 0,033
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens