Quinta-Feira 28/03/2024 15:09

Natação de MS começa com tudo e três pódios são garantidos nos JEJ Blumenau

Estado - Esporte - Natação

Fotos: Divulgação

 

Blumenau (SC) – Os nadadores de Mato Grosso do Sul mostraram que não percorreram pouco mais de 1.266 quilômetros rumo a Blumenau-SC à toa, para participarem da etapa nacional dos Jogos Escolares da Juventude (JEJ). Nesta quarta-feira (27), primeiro dia de disputas do terceiro bloco de modalidades da competição, uma medalha de ouro e duas de bronze foram obtidas pela natação sul-mato-grossense.

As provas aconteceram no Complexo Esportivo do Serviço Social da Indústria (Sesi) e seguem até sexta-feira (29). A delegação de Mato Grosso do Sul, formada por 52 atletas e nove técnicos, tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte). Neste bloco também estão o ciclismo, ginástica rítmica, xadrez, vôlei de praia e tênis de mesa.

A primeira condecoração sul-mato-grossense nesta nova fase dos Jogos foi assegurada, durante a manhã, por Sammer Campos Abdallah, nos 50m livre masculino, pela faixa etária de 12 a 14 anos (categoria A). O atleta de Campo Grande, do Colégio Elite Mace, fechou a disputa com 24s89. Em segundo lugar ficou Vinícius Cruz, de Santa Catarina, com 25s06 e o cearense Vitor Macedo, que fez 25s16, completou o pódio.

De acordo com o técnico Durval Barbosa Filho, Abdallah está em evolução e vive um momento vitorioso em sua trajetória nas piscinas. No município catarinense, mesmo debilitado devido a uma virose, conseguiu dar conta do recado. “O desempenho dele foi muito bom, sendo que ficou doente. Desde sábado (23.11) ele não nada, está tomando antibiótico. Então, está bem debilitado e começar a competição com uma medalha de ouro para a autoestima dele foi muito bom. O tempo também foi muito bom”.

Para o treinador, uma antevisão do desempenho do atleta era impossível, pelo fato de a prova ser significativamente acirrada. “Nos 50m livre tudo pode acontecer. Procurei passar a ele o mínimo de responsabilidade para que pudesse nadar bem. Sabíamos da condição física dele e isso não podia atrasá-lo. Acho que ele conseguiu nadar relaxado, nadou bem e ganhou a prova”.

Em setembro deste ano, Abdallah levou para casa cinco ouros em provas individuais, foi recorde nos 100m livre e teve o melhor índice técnico da categoria infantil do Torneio Centro-Oeste de Natação. No mês seguinte, o nadador de 13 anos fez história pelo Estado no Campeonato Internacional Infantil e Juvenil de Natação – Troféu Chico Piscina, ao ser o primeiro competidor sul-mato-grossense a conquistar três medalhas em uma edição do campeonato.

Quartetos embalados

Abdallah também esteve no quarteto que ajudou Mato Grosso do Sul a subir mais uma vez ao pódio. Desta vez, pelo revezamento 4x50m livre masculino, a medalha foi bronzeada e contou com os embalos de Eduardo Benites (Colégio Elite Mace, da Capital), Felipe John (Centro de Ensino Tic Tac, de Campo Grande) e Eduardo Vieira Ferrari (Escola Municipal João Pedro Fernandes, de Maracaju).

A medalha de terceiro lugar ficou em evidência no peito dos sul-mato-grossenses, depois de baterem 1min43s40 de tempo. Santa Catarina, com a marca de 1min41s13, ficou em segundo. O ouro foi para o Distrito Federal, que encerrou a prova em 1min40s30.

“Essa é uma prova muito interessante, porque conta com a participação de todos, que têm de dar o melhor e realmente foi isso que aconteceu. Sammer abriu, Felipe John fechou. O meio foi muito bom com o Benites e Ferrari. Todos estão de parabéns, o quarteto fantástico nadou bem e trouxe uma medalha para Mato Grosso do Sul”, avalia Filho.

Mais tarde, foi a vez das meninas, que fecharam o primeiro dia com mais um bronze. Júlia Maria Freitas, do Colégio Elite Mace; Victoria Beatriz Vilela, do Colégio Salesiano Dom Bosco; Isabelle Santos, do Colégio Militar, e Rafaela Teixeira, da Escola Estadual 26 de Agosto, atingiram 1min53s87 de tempo no revezamento 4x50m livre feminino (15 a 17 anos). A prata foi alcançada pelas donas da casa, Santa Catarina, que fecharam a disputa com 1min49s70. São Paulo assegurou a dourada, ao fazer 1min48s67.

Na trave

 Por pouco a bandeira de Mato Grosso do Sul não foi exibida mais vezes no pódio. Em três provas, os nadadores do Estado terminaram na quarta colocação: Júlia Maria Freitas (nos 100m costas e 800m livre) e Pedro Henrique Pena (100m costas), ambos na categoria B (15-17 anos).

Com fome só de medalhas

A fome passou longe dos técnicos sul-mato-grossenses nesta quarta-feira devido ao ritmo frenético das disputas na água. Ou talvez não tiveram tempo de senti-la. É o que revela o treinador Durval Filho, que esteve ao lado de mais dois profissionais no comando técnico: Celso Henrique Ferreira, de Campo Grande, e Antônio Gomes da Silva, de Corumbá.

Segundo Filho, a parceria entre os três é essencial para o progresso dos nadadores, que também sentem essa união entre os técnicos. “Se a gente não trabalhar em equipe, não conseguimos nada. Hoje, nenhum dos três almoçou, porque não deu, a competição se desenrolou de uma maneira que não deu tempo de comer. A gurizada foi, comeu, descansou, porque precisam. A gente se vira. Depois, jantamos, tiramos o atraso”.

“Essa interação entre nós técnicos é importante para passar segurança aos atletas. Muitos não treinam conosco, mas conhecemos todos e nossa função é direcioná-los para que obtenham o melhor resultado possível”, finaliza.

Até o momento, juntando-se os três blocos de modalidades da competição, desde 16 de novembro, a delegação de Mato Grosso do Sul já conquistou 22 medalhas, das quais nove são de ouro, duas de prata e 11 de bronze.

Portal do MS/KV

Compartilhar faz bem!

Eventos

  • 1º Encontro dos Amigos da Empaer

    1º Encontro dos Amigos da Empaer

    Cidade:Dourados
    Data:29/07/2017
    Local:Restaurante / Espaço Guarujá

  • Caravana da Saúde em Dourados II

    Caravana da Saúde em Dourados II

    Cidade:Dourados
    Data:16/04/2016
    Local:Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão

Veja Mais Eventos

Balcão de Oportunidades / Empregos(Utilidade Pública)

Não é cadastrado ainda? Clique aqui

Veja todas as ofertas de vagas

Cotações

Moeda Taxa R$
Dólar 4,955
Euro 5,380
Franco suíço 5,606
Yuan 0,689
Iene 0,033
Peso arg. 0,006

Atualizado

Universitários

Serviço Gratuito Classificados - Anúnicios para Universitários
Newsletter
Receba nossa Newsletter

Classificados

Gostaria de anunciar conosco? Clique aqui e cadastre-se gratuitamente.

  • Anúncios

Direitos do Cidadão

Escritório Baraúna-Mangeon Faça sua pergunta
  • Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatá...Tem uma senhora dai de Campo Grande que é uma estelionatária aqui em Cuiabá, levou muita grana nossa, e uma eco esporte. Ela se chama LEUNIR..., como faço pra denunciar ela aí nos jornais?Resp.
  • Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um...Boa tarde, minha sogra teve cancer nos seios e retirou um eo outro parcial ja faz um bom tempo que nao trabalha e estava recebendo auxilio doença mas foi cancelada e ja passou por duas pericias e nao consegui mais , sera que tem como ela aposentar?Resp.
  • quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje out...quanto porcento e o desconto para produtor rural hoje outbro de 2013Resp.
  • meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 ...meu irmao cumpriu dois ano e meio de pena foi asolvido 7 a zero caso ele tenha alguma condenacao esse 2 anos e meio pode ser descontadoResp.
  • gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilota...gostaria de saber se ae em muno novo vai ter curso pilotar maqunas agricolas?? se tiver como fasso pra me escreverResp.
+ Perguntas

Espaço do Leitor

Envie sua mensagem:
Sugestões, críticas, opinião.
  • iraci cesario da rocha rocha

    Procuro minha irmã Creusa Maria Cesario ela era de Dracena SP , minha mãe esta idosa 79 anos precisa ver ela se alguem souber nos avisa ..contato 018 996944659 falar com Iraci ..minha irmã foi vista nessa região

  • iraci cesario da rocha rocha

    Boa noite , estou a procura da minha irmã Creusa Maria Cesario desapareceu ha 30 anos , preciso encontrar porque minha mãe esta com 79 anos e quer ver , ela foi vista ai por essa região , quem souber nos avise moramos aqui em Dracena SP

  • maria de lourdes medeiros bruno

    Parabéns, pelo espaço criado. Muito bem trabalhado e notícias expostas com clareza exatidão. Moro na Cidade de Aquidauana e gostaria de enviar artigos. Maria de Lourdes Medeiros Bruno

  • cleidiane nogueira soares

    Procuro por Margarida Batista Barbosa e seu filho Vittorio Hugo Barbosa Câmara.moravam em Coração de Jesus MG nos anos 90 .fomos muito amigos e minha família toda procura por notícias suas.sabemos que voltaram para Aparecida do Taboado MS sua cidade natal

  • Simone Cristina Custódio Garcia

    Procuro meu pai Demerval Abolis, Por favor, me ajudem.Meu telefone (19) 32672152 a cobrar, Campinas SP.

+ Mensagens